Início do conteúdo

Tenda do Afeto Popular ‘Cuidar de si é (e) cuidar do outro’: trabalho coletivo entre Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem

O quarto semestre do curso de graduação em Enfermagem em conjunto com a Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem realizaram a Tenda do Afeto Popular no dia 30 de setembro de 2019, no campus Anglo. Estiveram envolvidos(as) discentes da graduação, docentes, pós-doutoranda e trabalhadores/as na UFPel. A Tenda é uma das ferramentas de educação popular desenvolvida pelo Coletivo Povaréu Sul que tem acontecido em vários municípios do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Alegrete, Rio Grande, São Lourenço do Sul, Arroio Grande, São José do Norte, entre outros.
Nesta Tenda se tematizou e experimentou o cuidado como prática de si e na relação com o outro e com o meio em que se vive, com respeito à ancestralidade de cada um/a no girar da ciranda. Denota-se que foi possível reavivar a percepção sobre si mesmo, reconhecer e afirmar as redes de afetos, o cuidado que se precisa e o que se pode ofertar, como e quando.
Foi um momento em que se reafirmou a Tenda como um dispositivo na formação em saúde, pela potência da articulação rizomática da graduação com a pós-graduação e com outros/as trabalhadores/as da Universidade, na produção de sujeitos, subjetividades e subjetivação ao encontro de uma cultura que pela via dos afetos tece humanização. Experimentações de que cuidar de si é cuidar do outro. E de que cuidar de si e do outro também é cuidar do mundo.

Publicado em 02/10/2019, em Notícias.
Translate/Traducir »