O PROF. MÁRIO CARDANO DA ITÁLIA EM DIÁLOGOS NA COMUNIDADE

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – PPGENF da UFPel recebeu a visita do Prof. Dr. Mário Cardano, na semana de 9 a 14 de setembro de 2019, em convênio com a Universidade de Turim na Itália. Este convênio é coordenado no Brasil pela Professora Dra Luciane Kantorski do PPGENF. O professor esteve ministrando de 9 a 12/09/209 a disciplina de Seminário em Enfermagem e Saúde XXI – Pesquisa Qualitativa e Contribuições para a Saúde (Figura 1).

Figura 1 – Seminário em Enfermagem e Saúde XXI – Pesquisa qualitativa e contribuições para a saúde, Setembro/2019, Pelotas/RS.

Também, realizou visitações a espaços comunitários, que são campos de diálogos e atuação em atividades de extensão, ensino e pesquisa em saúde mental. No dia 11 de setembro, na quarta-feira pela tarde, esteve na Associação de Usuários e Usuárias dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas – AUSSMPE (Figuras 2 e 3), em conjunto com estudantes e educadoras do oitavo período do curso de Enfermagem da UFPel.

Figura 2 – Encontro do Prof. Mario Cardano com discentes e docentes do oitavo período do curso de Enfermagem da UFPel na Associação de Usuários/as dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas, Setembro/2019, Pelotas/RS.

Figura 3 – Encontro do Prof. Mario Cardano com discentes e docentes do oitavo período do curso de Enfermagem da UFPel na Associação de Usuários/as dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas, Setembro/2019, Pelotas/RS.

Na quinta-feira, dia 12 de setembro, o prof. Cardano, esteve no turno da tarde, com a participação no Programa Ouvidores/as de Vozes na Rádio Com 104.5 FM (Figura 4), seguido da participação no Grupo ‘Voz às nossas Vozes’ e no turno da noite, no Buteco da Filosofia, coordenado pela professora Flávia Chagas do curso de Filosofia, no diálogo sobre o Movimento Internacional de Ouvidores de Vozes e sobre a experiência da audição de vozes no mundo e Brasil (Figura 5).

Figura 4 – Programa Ouvidores/as de Vozes na Rádio Com 104.5 FM, Setembro/2019, Pelotas/RS.

Figura 5 – Buteco da Filosofia no Bar do Zé, Setembro/2019, Pelotas/RS.

Na sexta-feira, o professor Cardano participou do evento internacional ‘Novas Abordagens em Saúde Mental’ promovido pelo Grupo de Pesquisa Enfermagem em Saúde Mental e Coletiva vinculado ao PGENF/FEN/UFPel.

Após essas atividades, de muitos compartilhamentos de saberes e experiências, o Prof. Mario Cardano, bem como a Profa Luciane Prado Kantorski, participaram de disciplina no DINTER com a Universidade da República do Uruguai – UDELAR em Montevidéu, no processo de consolidação de lações e internacionalização entre países Brasil – Itália – Uruguai.