Início do conteúdo

Pós-doc do PPGEnf ministra disciplina na UFRGS

Na semana de 25 a 29 de março, o bolsista de pós-doutorado PNPD/CAPES Marcos Aurélio Matos Lemões, do PPGEnf/UFPel, foi convidado pela Professora Adriana Dorfman do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para ministrar a disciplina ESTUDOS FRONTEIRIÇOS: Métodos de Pesquisa e Análise que tinha como objetivo discutir a história do território, do Estado e das fronteiras estatais; história dos estudos fronteiriços; estudos fronteiriços contemporâneos; fronteiras da Amazônia; fronteiras do sul da América do Sul e metodologias para estudos fronteiriços.

Dentre a programação, aconteceu, no dia 28 de março, a convite do projeto “A Pesquisa em foco”, da UFRGS, uma aula aberta com o tema: As práticas socioespaciais da fronteira, no Auditório 2 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação – FABICO-UFRGS. Na oportunidade os pesquisadores Adriana Dorfman – UFRGS e Marcos Aurélio Matos Lemões – UFPel relataram resultados de pesquisas em área de fronteira e perspectivas para o desenvolvimento regional fronteiriço.

Neste espaço estavam presentes o Sr. José dos Santos Rosa de Oliveira, representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, e o Sr. Vicente Joaquim Bogo, representando o Gabinete do Governador do Estado do Rio Grande do Sul. Eles apresentaram as atividades do Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira do Estado do Rio Grande do Sul.

Dr. Marcos Aurélio Matos Lemões

http://lattes.cnpq.br/0062229055079018

https://orcid.org/0000-0002-6897-4130

Publicado em 30/04/2019, em Destaque, Manchete, Notícias.
Translate/Traducir »