Capítulo de livro com autoria de pós-doutorandos, doutoranda e professoras do PPGEnf/UFPel

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem participou na produção do livro Vivências e estágios como dispositivos da aprendizagem: refletindo sobre o VER-SUS, com o capítulo: TRAJETÓRIAS DE UM COLETIVO EM DEFESA DO SUS NO EXTREMO SUL DO BRASIL, de autoria dos pós-doutorandos (bolsistas PNPD/CAPES) Marcos Aurélio Matos Lemões e Liamara Denise Ubessi, da doutoranda Roberta Antunes Machado e das Professoras do Programa Dra. Celmira Lange e Dra. Vanda Maria da Rosa Jardim.
O livro relata análises avaliativas a partir das iniciativas locais que foram desencadeadas em 2015, por meio de uma chamada pública de manuscritos, que gerou a submissão de mais de 120 trabalhos, envolvendo aproximadamente 500 autores em quase todas as unidades da federação e uma experiência internacional, na Itália, que decorreu da cooperação com a Universidade de Bologna e a mobilidade discente.
Em 2016, parte dos trabalhos aprovados foi publicada em dois números da série Cadernos da Saúde Coletiva, da Editora Rede UNIDA. Trata-se de “Ser, fazer, compor VER-SUS: redes de afetos e conhecimentos” e “Múltiplos cenários do VER-SUS: Vivências e Estágios de Norte a Sul do Brasil”, que já estão disponíveis na Biblioteca Digital da Editora.
Na publicação atual, foram reunidos os onze textos aprovados para publicação e que ainda se mantinham de acesso restrito. Além deles, um capítulo inicial dos organizadores, com uma análise transversal dos aspectos epistemológicos e operacionais que atravessam a publicação e que lhe dão unidade.

O capítulo dos autores da Pós-Graduação em Enfermagem/UFPel se compromete em realizar o relato de experiência, como uma forma de vocalizar o vivido para fins de ampliar a ‘clínica’ do discurso escrito. A mesma decorre da atuação coletiva de pessoas engajadas em lutas sociais, (pre) ocupadas com a formação em saúde, na realização de Estágios e Vivências no Sistema Único de Saúde (SUS), na construção de Vivências em Educação Popular (VEPOP) e na constituição de um coletivo.
Os textos reunidos neste livro compõem o esforço de analisar os efeitos do encontro entre a educação, a formação de profissionais de saúde e a saúde. O desenvolvimento do trabalho, particularmente no âmbito da atenção básica, associado às iniciativas de Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS), vem sendo desenvolvido por pesquisadores há alguns anos.
O esforço de análise foi feito principalmente envolvendo a coordenação da Rede Unida e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, instituições que, nessa etapa, desenvolveram a coordenação geral e a coordenação pedagógica do que passou a se chamar VER-SUS Brasil. As iniciativas são desenvolvidas com apoio do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O livro está disponível em http://historico.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/serie-vivencias-em-educacao-na-saude/vivencias-e-estagios-pdf