O Banco de Dentes é um projeto gerenciado pelo grupo que visa conscientizar a população a respeito da importância da valorização do dente como órgão e de sua doação por meios legais. Os dentes extraídos hígidos ou com pouca destruição são solicitados aos doadores; se esses quiserem doar, os dentes são utilizados por alunos de toda a faculdade de odontologia em pré-clínicas para o seu aprendizado!
Apresentamos, logo abaixo, um resumo do funcionamento do Banco de Dentes Humanos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas:
1. Protocolo do BDH/FO-UFPel
O BDH disponibiliza termos de doação de dentes e recipientes com água destilada para a armazenagem temporária dos dentes extraídos em todas as clínicas da FO-UFPel. Estes elementos são recolhidos, são autoclavados, passando por limpeza mecânica com curetas periodontais e ultrassom, para a remoção de cálculo e tecidos periodontais. Depois, os dentes são lavados com escova e sabão líquido, classificados e armazenados em água destilada sob refrigeração até serem requisitados.
2. Doação de dentes ao BDH
O BDH é apto somente a receber e armazenar dentes que possuam o respectivo “Termo de Doação do Paciente” devidamente preenchido e assinado pelo doador. Os termos são disponibilizados pelo BDH e podem ser retirados, em caso de falta em alguma clínica, diretamente na sala do PET, no 7° andar.
3. Empréstimo para Disciplina
O professor responsável pela disciplina deve encaminhar um ofício ao Programa de Educação Tutorial/PET, descrevendo os dentes necessários para o desenvolvimento da disciplina. IMPORTANTE: como os demais materiais didáticos, os elementos doados são de responsabilidade do professor, devendo este zelar pela correta manipulação e devolução dos dentes ao final do semestre.