COMUNICAR PARA SUBVERTER- O DESIGN COMO DISPOSITIVO DE ENFRENTAMENTO E DIÁLOGO POPULAR

Autores MARIA EDUARDA DE SOUZA COSTAdudac9361@gmail.com DENISE MARCOS BUSSOLETTIdenisebussoletti@gmail.com Resumo O projeto do Programa de Educação Tutorial (PET) Fronteiras: Saberes e Práticas Populares da Universidade Federal de Pelotas investiga o design como dispositivo político e pedagógico, entendendo-o para além da estética ou função mercadológica, como ferramenta capaz de promover diálogo, reflexão crítica e valorização de […]

CAFÉ COM O PET: QUANDO AS HISTÓRIAS ECOAM, A MEMÓRIA PERMANECE VIVA

Autores WESLEY CUNHA TEODOROWesley.Teodoro@ufpel.edu.br LUCAS MATILDE DE ALMEIDAlucas.almeida2001@outlook.com.br HELENA SANTOS XAVIER AMARALamaralhelena1301@gmail.com DENISE MARCOS BUSSOLETTIdenisebussoletti@gmail.com Resumo O projeto de extensão CAFÉ COM O PET, desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Fronteiras: Saberes e Práticas Populares da Universidade Federal de Pelotas, busca promover a interlocução entre saberes acadêmicos e saberes populares de comunidades urbanas de […]

OFICINA COSTURANDO VIDA

Descrição/Justificativa: 30/12/2025 Visa utilizar o que é considerado lixo, como restos de tecidos, fios e aviamentos, para criar bonecas, brinquedos e objetos de uso pessoal, inspirados na estética de reaproveitamento e ressignificação dos materiais considerados como lixo. Este projeto se articula como uma forma de singularizar os movimentos de luta e de resistência ao empobrecimento […]

FRONTEIRAS – MONITORIA

Descrição/Justificativa: 30/12/2025 Conjunto de atividades de extensão que parte da necessidade de manutenção do alerta constante contra o racismo em suas mais diferentes manifestações. Nessa perspectiva, ¿Todo dia 20 é dia de Zumbi¿. será o grande norteador dentro do Pet Fronteiras, para desenvolver atividades, confeccionar materiais educativos e estimular espaços de discussão acerca das articulações […]

ÓPERA INFANTIL

Descrição/Justificativa: 30/12/2025 A proposta visa a criação de uma ópera infantil que estabeleça conexões e trocas entre os mestres e mestras dos saberes com as crianças. A proposta inicial é utilizar a ópera infantil Brundibár de Hanz Kráza, como mostra da resistência ao holocausto ocorrida no Gueto de Terezin durante a Segunda Guerra Mundial . […]

DOCUMENTÁRIO OUTROS CARNAVAIS

Descrição/Justificativa: 02/01/2025 30/12/2025 A proposta é a de criar um vídeo documentário sobre a Mestra Sirley Amaro, com enfoque específico na sua potência narrativa com enfoque nas suas lembranças sobre a cultura do carnaval pelotense. Além de uma forma de registro valiosa acerca da história da Mestra o documentário poderá ser também uma ferramenta visual […]

ENCONTRO COM O GRIÔ

Atividade – ENCONTRO COM O GRIÔ – EXTENSAO (CONTINUIDADE) Carga Horária 200 Data Início da Atividade Data Fim da Atividade 30/01/2025 Descrição/Justificativa: 30/12/2025 Trata-se de atividade de extensão que parte do princípio que as manifestações afro-brasileiras sofreram/sofrem sufocamentos pelos processos de apagamento de costumes, saberes, tradições e manifestações religiosas, culturais dos povos em situações de […]

FUXICO NA CIDADE

Descrição/Justificativa: 30/12/2025 A proposta visa realizar uma intervenção artística e cultural no cenário urbano, utilizando a confecção de fuxicos como meio de expressão e preservação da memória, em especial das histórias e legado da Mestra Sirley. As oficinas de fuxico serão realizadas em diversos pontos da cidade, envolvendo a comunidade na criação coletiva de peças […]