Autores
ALYSON QUEVEDO NOVO TEIXEIRA
alyson.universitario@gmail.com
DENISE MARCOS BUSSOLETTI
denisebussoletti@gmail.com
Resumo
O presente estudo insere-se na perspectiva de valorização das histórias, memórias e narrativas populares pelotenses, com o propósito de combater a constituição de uma história única e contribuir para a preservação e ampliação dos saberes populares produzidos por grupos historicamente marginalizados. Desenvolvido no âmbito do Programa de Educação Tutorial – Fronteiras: Saberes e Práticas Populares, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o trabalho tem como objetivo realizar um levantamento das pesquisas e publicações produzidas nos últimos dez anos sobre os saberes populares na cidade de Pelotas/RS, buscando mapear e discutir a produção acadêmica nesse campo.
A metodologia prevê etapas de definição de descritores, coleta, triagem, análise e organização de materiais em diversas fontes, como bases de dados acadêmicas, bibliotecas virtuais, repositórios institucionais e acervos locais, culminando na elaboração de um estado da arte sobre o tema.
O estudo dialoga com autores como Walter Benjamin, Nêgo Bispo e Luiz Rufino, que problematizam o empobrecimento da experiência narrativa e a necessidade de reconhecimento de outras epistemologias, baseadas na ancestralidade, oralidade e diversidade cultural. Fundamenta-se, ainda, na concepção freireana de educação como prática dialógica e emancipatória.
Entre os resultados esperados, destacam-se: a valorização das histórias e memórias populares de Pelotas; a identificação de lacunas e potencialidades na produção acadêmica sobre os saberes populares; e a promoção do diálogo entre universidade e comunidade, fortalecendo a integração entre conhecimento científico e saberes tradicionais
Palavras-chave: Saberes populares; memória; narrativas orais; Pelotas; educação popular.