Autores
Maíra Gonçalves Coelho
mairagoncalvesc@gmail.com
Amanda Ferreira Moreira
ferreiraamanda31@gmail.com
Edgar Siqueira do Nascimento
edgar.nascimento@hotmail.com
DENISE MARCOS BUSSOLETTI
denisebussoletti@gmail.com
Resumo
O projeto “Concepção de Sopapos” integra as ações do PET Fronteiras: Saberes e Práticas Populares da Universidade Federal de Pelotas, articulando práticas de extensão voltadas à valorização da cultura afro-brasileira, da ancestralidade e da educação popular. Desenvolvido em parceria com o Mestre Griô Dilermando Freitas e o grupo de percussão BatuCantada, o projeto tem como foco a construção de sopapos, instrumentos de origem africana, promovendo um espaço de diálogo intercultural, memória e resistência. Por meio de oficinas práticas e reflexivas, as participantes — majoritariamente mulheres, pessoas de gênero fluido e não binárias — aprenderam técnicas de fabricação dos instrumentos e discutiram as relações entre arte, identidade e ancestralidade.
Fundamentado em autores como Antônio Bispo, Luiz Rufino, Frantz Fanon e Boaventura de Sousa Santos, o trabalho valoriza as pedagogias da encruzilhada como caminho de construção coletiva do conhecimento, em que o erro, o gesto e a oralidade são compreendidos como dimensões formativas. A pintura dos sopapos inspirada nos Orixás reforçou o elo entre espiritualidade, estética e resistência negra.
O projeto evidencia o papel transformador da extensão universitária ao promover práticas educativas emancipatórias que unem arte, cultura e ancestralidade, fortalecendo o protagonismo feminino e comunitário na preservação das tradições afro-brasileiras.
Palavras-chave: saberes populares; ancestralidade; cultura afro-brasileira; educação popular; extensão universitária.