GRUPO ESTUDO PEDAGOGIA FUXICO

Descrição/Justificativa:
30/12/2025
Grupo de estudo baseado na tese de Felipe Martins: ¿A Pedagogia do Fuxico: saberes e vivências de
um Griô Aprendiz ao ritmo de Sirley Amaro¿. Felipe Martins, é atualmente professor da UFPel, foi
bolsista do PET Fronteiras e griô aprendiz da Mestra. Pelo trabalho de pesquisa ele sustenta a tese
de que existe uma Pedagogia articulada pelos saberes e fazeres da Mestra Griô Sirley Amaro. Esta
Pedagogia foi conceituada por ele como uma Pedagogia do Fuxico e se baseia em três eixos, ou
tramas: a ancestralidade, a oralidade e a musicalidade.
Objetivos:
Problematizar a Pedagogia do Fuxico como uma alternativa ao empobrecimento da experiência
narrativa e educativa na contemporaneidade; compreender como a ancestralidade, a oralidade e a
musicalidade podem ser consideradas como eixos de outras pedagogias possíveis; conhecer as
práticas pedagógicas da Mestra; identificar como as vivências griô podem ser vistas como
contribuições importantes para a educação; reconhecer a importância da relação entre os saberes
da Mestra com as abordagens acadêmicas e contemporâneas em Educação; valorizar as pedagogias
que possuem o enfoque nas narrativas e experiências populares.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
O grupo de estudo será estruturado em encontros semanais, onde serão realizadas leituras
compartilhadas, discussões teóricas e oficinas práticas. Cada encontro abordará um dos eixos
principais da Pedagogia do Fuxico ¿ ancestralidade, oralidade e musicalidade ¿ buscando
estabelecer conexões entre as reflexões de cunho teórico com as práticas pedagógicas desenvolvidas
pela Mestra Sirley Amaro. As oficinas práticas incluirão atividades de contação de histórias,
cantorias, e a confecção de fuxicos, permitindo aos participantes vivenciar e refletir sobre os
processos de ensino-aprendizagem que emergem dessas experiências narrativas. Durante o período
de estudo, os participantes serão incentivados a desenvolver projetos pessoais ou coletivos que
incorporem os princípios da Pedagogia do Fuxico, culminando com uma apresentação final onde os
aprendizados e produções serão compartilhados pelo grupo.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Os principais resultados esperados para o Grupo de Estudo Pedagogia Fuxico são: Valorização da
Pedagogia do Fuxico como perspectiva pedagógica ancorada nos saberes populares;
Aprofundamento na compreensão dos eixos da Pedagogia do Fuxico (ancestralidade, oralidade e
musicalidade) podem ser aplicados nas práticas pedagógicas e como esses elementos podem
contribuir para outras formas de pedagogia mais inclusivas e sensíveis às culturas populares;
Integração teórica e prática; Desenvolvimento de projetos pedagógicos criativos que integrem os
princípios da Pedagogia do Fuxico, incentivando a inovação pedagógica e a criação de novas formas
de ensino-aprendizagem.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
A metodologia de avaliação envolverá uma análise contínua, participativa e colaborativa ao longo
dos encontros do grupo de estudo. A avaliação será estruturada nas seguintes etapas: Avaliação
contínua das leituras e discussões; Observação das práticas; Desenvolvimento de projetos pessoais e
coletivos; Reflexões e autoavaliações dos participantes e avaliação do impacto da prática pedagógica
nas vivências do grupo

Publicado em Ensino, Projetos.