Descrição/Justificativa:
30/12/2025
Conjunto de atividades de extensão que parte da necessidade de manutenção do alerta constante
contra o racismo em suas mais diferentes manifestações. Nessa perspectiva, ¿Todo dia 20 é dia de
Zumbi¿. será o grande norteador dentro do Pet Fronteiras, para desenvolver atividades,
confeccionar materiais educativos e estimular espaços de discussão acerca das articulações que
devem ser feitas para combater o racismo. Compreendemos que ao promover a Educação
antirracista, contribuímos para uma sociedade mais justa, participativa e de direitos aos grupos
marginalizados.
Objetivos:
Objetiva-se com essas atividades, fomentar a aprofundar a reflexão sobre a necessidade da educação
antirracista como um meio não apenas de lutar contra as manifestações explícitas de discriminação,
mas também de transformar estruturas sociais profundamente enraizadas. Buscamos explorar como
essa abordagem pode ser uma peça-chave na construção de sociedades mais igualitárias e
respeitosas com a diversidade étnica e cultural. Diante dos desafios contemporâneos, a educação
antirracista surge como um farol de esperança, apontando caminhos para a superação de barreiras
históricas e a criação de ambientes educacionais verdadeiramente inclusivos e transformadores.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A estratégia metodológica da atividade ¿Todo dia 20 é dia de Zumbi¿ baseia-se em fixar as
atividades de educação antirracistas todo dia 20 ou na semana do dia 20 de cada mês. Com um
cronograma estipulado pelo grupo Pet Fronteiras, promoveremos debates dentro da comunidade
universitária e com a sociedade civil. Confeccionaremos materiais educativos antirracistas.
Promoveremos intervenções culturais dentro e fora da universidade, discutindo temáticas de
equidade e antirracistas. Através da música como instrumento de promoção dos saberes buscaremos
intervir artisticamente nas marchas, eventos e datas chaves, de conscientizações e manifestações
sobre o tema.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Espera-se que essas atividades contribuam não somente para combater o racismo, como também
para estimular o desenvolvimento de uma identidade positiva e forte nas pessoas e grupos raciais,
que estão postos à marginalidade. Compreendemos que este trabalho poderá contribuir para a
promoção da autoestima e do senso de pertencimento, contribuindo para uma sociedade mais
acolhedora e inclusiva, assim como, com a formação de cidadãos mais conscientes das questões
relacionadas ao racismo e às desigualdades sociais.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Serão realizadas reuniões de acompanhamento e avaliação periódicas e sistemáticas
especificamente destinadas a este fim.
FRONTEIRAS – MONITORIA
Publicado em Projetos.