A história em quadrinhos “Sobrevivendo: entre a lei do cão e as medidas socioeducativas” é um recorte ficcional de um dia na vida de Silva, adolescente negro da periferia pelotense que está indo a sua última reunião de acompanhamento no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Durante o caminho para concluir essa medida socioeducativa o jovem escuta algumas de suas músicas favoritas e reflete sobre si enquanto observa o trajeto entre sua vila e o centro da cidade. Ele expressa algumas das suas impressões sobre o mundo enquanto o rap se apresenta como um irmão mais velho que lhe entende.
O trabalho tem início através de uma reunião entre os integrantes do PET Artes coordenado pela Prof.Dra. Nádia da Cruz Senna, e do Projeto de extensão LAPSO coordenado pelo Prof.Dr. Édio Raniere da Silva. Nesse primeiro momento de apresentações os integrantes do PET foram convidados para realizar a HQ com roteiro idealizado pela aluna da psicologia Kizzy Coutinho Vitória.
Os petianos André Gustavo e Jackeline Nunes foram os responsáveis por se debruçar e ilustrar o roteiro proposto por Kizzy que evoca obras marcantes da música hip-hop, sobrepondo camadas de significado à subjetividade do personagem que se mostra atento à observação do lugar que está e às palavras em seus fones de ouvido. Conforme Silva atravessa a cidade e é atravessado por sutis violências provenientes do racismo, o rapaz divide seus sentimentos com o público, ele ainda está incerto sobre como vai agir daquele dia em diante e questiona veemente as suas razões de ser. A narrativa visual compõe com leveza algumas características territoriais e identitárias da cidade e a tensão vivida por Silva neste espaço.
Está sendo planejada a disponibilização da versão impressa da história de Silva na biblioteca do CREAS II Pelotas, Rua Cassiano, 152 e na biblioteca do Projeto Arte na Escola, localizada no primeiro andar do Centro de Artes UFPel.
A versão digital já pode ser acessada no seguinte link: HQ SOBREVIVENDO: Entre a Lei do Cão e as Medidas Socioeducativas
Para maiores informações entre em contato com o Laboratório de Arte e Psicologia Social através do seguinte e-mail: lapso.pesquisas@gmail.com