Notícias

‘Registro do Ato – Haicais Fotográficos’

Na exposição “Registro do Ato – Haicais Fotográficos” a artista Gabriela Cunha apresenta seu processo de criação utilizando a fotografia analógica e a poesia haicai. Em sua pesquisa como artista, dedica-se à investigação do instante e da narrativa fotográfica vinculada a uma fotografia sensorial. Logo, sua fotografia se desdobra a experimentar outros sentidos corporais que não o olhar, onde o momento presente e o instante se mostram importantes mecanismos para a percepção e a imaginação. 

Os Haicais Fotográficos de Gabriela são concebidos através da fusão de duas linguagens artísticas: a fotografia e a poesia, mais precisamente o haicai que é um poema curto composto por três frases poéticas, e se origina na atenção e na percepção do momento presente durante peregrinações. Seus Haicais Fotográficos são desenvolvidos durante percursos realizados em viagens e locais desconhecidos, percebendo e se colocando como observadora de instantes inesperados. 

Desta forma, sua fotografia analógica desenvolve a possibilidade de um olhar atento no contemporâneo, onde as imagens se tornaram banalizadas e, consequentemente entender a dinâmica do mundo atual e suas influências na percepção. Sendo assim, cria uma narrativa com três fotografias que refletem o ato de ser uma estrangeira em locais ainda inexplorados, conhecendo o desconhecido no exato momento do encontro e se comunicando com o espanto de percebê-los pela primeira vez.

Confira mais informações na notícia

https://caxias.rs.gov.br/noticias/2020/08/secretaria-da-cultura-divulga-plataforma-virtual-para-a-13a-semana-da-fotografia

Parceiros da atividade: Sala de Fotografia; Universidade de Caxias do Sul – Cidade das Artes – Campus 8; NAV – Ponto de Cultura Núcleo Audiovisual; MusCap – Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul; Sesc de Caxias do Sul; Nino Bellini; Genuinaobra; Fluxo Escola de Fotografia; Xamã Films.

 

Tema Rowling por Anders Norén. Criado com WordPress.