Início do conteúdo

Comunicado de Segurança de Medicamentos da FDA sobre Clorexidina

A “U.S. Food and Drug Administration (FDA)”, por meio do Comunicado de Segurança de Medicamentos (“FDA Drug Safety Communication”), alerta sobre reações alérgicas raras, porém graves, com o gluconato de clorexidina utilizado como antisséptico na pele (FDA, 2017).
O Comunicado da FDA alerta que raras, porém graves reações alérgicas foram notificadas divido à ampla utilização de produtos contento o gluconato de clorexidina para antissepsia da pele, sendo que o número de relatos de reações alérgicas graves a esses produtos aumentou nos últimos anos (FDA, 2017).
Nos Estados Unidos da América do Norte, os enxaguatórios bucais contendo gluconato de clorexidina já contêm aviso sobre a possibilidade de reações alérgicas graves em seus rótulos, mas os antissépticos de pele, ainda não apresentam tal notificação de alerta (FDA, 2017).
O referido Comunicado da FDA sugere que os profissionais de saúde devam sempre perguntar aos pacientes se eles já tiveram uma reação alérgica a qualquer antisséptico antes de [utilizar], recomendar ou prescrever um produto contento gluconato de clorexidina, aconselhando aos pacientes a procurar atendimento médico imediato se sentirem algum sintoma de reação alérgica ao usar o produto. Nos casos cuja reação alérgica prévia foi informada pelo paciente, a equipe de saúde deve considerar o uso de antissépticos alternativos (vide “FDA Drug Safety Communication”).
A FDA, por meio do seu comunicado, também orienta aos pacientes e consumidores que apresentarem sinais e sintomas de reação alérgica grave, que eles devam interromper o uso do produto que contém gluconato de clorexidina e procurar atendimento médico imediatamente. Ainda segundo o Comunicado da FDA, os sinais e sintomas de reação alérgica grave seriam os seguintes: chiado ou dificuldade para respirar, inchaço do rosto, urticária que pode progredir rapidamente para sintomas mais graves, erupção grave, ou choque, que é uma condição com risco à vida que ocorre quando o corpo não está recebendo fluxo sanguíneo suficiente.

Referências

FDA Drug Safety Communication: FDA warns about rare but serious allergic reactions with the skin antiseptic chlorhexidine gluconate. 2017. Disponível em <https://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm530975.htm>. Acesso em: 25 jul. 2018.
FDA Drug Safety Communication: FDA warns about rare but serious allergic reactions with the skin antiseptic chlorhexidine gluconate. 2017. Disponível em <https://www.fda.gov/downloads/Drugs/DrugSafety/UCM539059.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

Dos Editores.

Publicado em 26/07/2018, na categoria Notícias.