Empregos em Hospedagem, período pré-pandemia 2009 a 2019

O número de empregos em Hospedagem no período entre 2009 e 2019

As atividades de hospedagem geram 18.125 postos de trabalho formal, média anual do período de 2009 a 2019.  A distribuição desses vínculos pode ser vista no mapa a seguir:

Para acessar o arquivo do mapa (clique aqui). Para acessar a tabela com os dados completos (clique aqui)

O número de vínculos em cada uma das 27 regiões turísticas do RS pode ser visto no gráfico seguinte.

Porto Alegre concentra 23% dos vínculos em hospedagem no Estado. Todavia, isso é reflexo do tamanho da economia da capital.

O QL e a especialização produtiva em Hospedagem

Outra possibilidade de análise é verificar a proporção dos empregos em hospedagem  frente ao conjunto do total de vínculos em cada município. Isso porque a mesma quantidade de empregos em um município pequeno tem um significado distinto do que em uma cidade maior. A partir do Quociente Locacional é possível medir especialização produtiva dos territórios em certa atividade. O mapa a seguir apresenta os QLs em hospedagem, a especialização ocorre em valores acima de 1.

 Para acessar a imagem do mapa (clique aqui).

Os QLs indicam que a maioria dos municípios gaúchos não têm especialização em Hospedagem. Os destaques ficam para a região das Hortênsias e do Litoral Norte, as mais especializados em acolher visitantes, e para o município de Marcelino Ramos, no norte do Estado.

Variação do número de empregos no período entre 2009 e 2019

Os gráficos a seguir mostram a variação no número de empregos em hospedagem entre 2009 e 2019. No geral, houve um aumento de 26% ou 3.936 vínculos.

Percentualmente, a maior variação positiva foi na região Rota das Araucárias (545%). Já a região do Vale Germânico corresponde a maior perda de empregos em hospedagem no período(-17%).  Considerando os números absolutos, o maior crescimento de empregos ocorreu na região das Hortênsias, com aumento de 1.340 postos. O mapa a seguir mostra essa variação percentual na escala dos municípios.

Recorda-se que as maiores variações percentuais correspondem a situações em que o valor absoluto inicial é baixo. É o caso de Restinga Sêca, em que 49 empregos correspondem a 4.800%, já que em 2009 havia o registro de apenas um vínculo.

A figura a seguir mostra como foi a dinâmica do emprego em hospedagem nesses onze anos em cada região. Embora haja a tendência geral de aumento, o indicador de emprego se comporta de modo particular em cada conjunto ao longo do período.

Entre as diferentes variações, nota-se, por exemplo, que em Porto Alegre, Delta do Jacuí, Vale Germânico havia uma trajetória ascendente que transformou-se em queda após 2014. Já na região das Hortênsias, Central, Campos de Cima da Serra, Litoral Norte, o crescimento foi consistente ao longo de toda a série.

O gráfico seguinte compara essa flutuação entre as cinco regiões turísticas com maior número de vínculos em hospedagem.

Sobre os dados:

Todos os anos as empresas entregam ao Ministério da Economia a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), com informações sobre seus empregados. Os microdados da RAIS aqui utilizados foram recuperados a partir do projeto basedosdados.org

Apresentamos aqui o número de empregos em hospedagem no estado do Rio Grande do Sul, no período de 2009 a 2019.

São consideradas as atividades “55.10-8 Hotéis e similares” e “55.90-6 Outros tipos de alojamento não especificados anteriormente” do código da Classificação Nacional de AtividadesEconômicas (CNAE 2.0) .