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  • Editais de Seleção de Bolsistas Abertos | Projetos de Ensino

    Estão abertos editais de seleção de bolsistas e alunos voluntários para Projetos de Ensino da FO | UFPel.

    Atentem-se ao prazo e documentos para inscrição!

    Projeto de Ensino “Microbiota: Explorando um mundo invisível”

    Objetivo: O Projeto Microbiota é um projeto de popularização da Ciência e da Tecnologia resultante da interação acadêmica entre universidade e escola da rede estadual básica de ensino – no caso, o Colégio Estadual Cassiano do Nascimento. Objetiva aproximar o aluno da graduação do universo da Microbiologia e , ao mesmo tempo, treinar a sua capacidade de divulgação científica dos conhecimentos adquiridos para a população

    Coordenador: Prof. Dr. Rafael Guerra Lund

    Número de vagas: 1 vaga para bolsista e 1 vaga para voluntário

    Período e horário das inscrições: de 29/04 a 05/05 deste ano, das 8:00 as 11:30

    Local das inscrições: Laboratório de Microbiologia

    Data e horário das provas: 06/05/2015 às 18h

    Local das provas: Laboratório de Microbiologia

    Banca Examinadora: Prof. Dr. Rafael Guerra Lund e  Profª.Drª. Patricia da Silva Nascente

    Acesse edital completo aqui: Microbiota – Explorando um mundo invisível

    Projeto de Ensino “Endodontia

    Objetivo: UNIDADE PRÉ-CLÍNICA III (UPC III – código: 740012)

    Coordenador: Prof. Dr. Eduardo Luiz Barbin

    Número de vagas: 1 vaga para Ampla Concorrência e 1 vaga para Vulnerabilidade Social/Econômica.

    Período e horário das inscrições: de 30/04 a 06/05 deste ano, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.

    Local das inscrições: Secretaria da Direção da FO-UFPel

    Data e horário das provas: 07/05/15, quinta-feira, 11:00 horas.

    Local das provas: Lab. A do 5o Andar (sala 518) da FO-UFPel.

    Banca Examinadora: Prof. Dr. Eduardo Luiz Barbin, Profa. Dra. Nádia de Souza Ferreira, Prof. Dr. Júlio César Emboava Spanó (suplente).

    Acesse o edital completo aqui: EDITAL DE SELEÇÃO – Endodontia

    Projeto de Ensino “Atenção Odontológica em Clínica Infantil”

    Objetivo:  Oportunizar ao acadêmico vivência clínica no atendimento odontológico a crianças menores, e casos de urgência odontológica, além de experiência nas atividades de ensino da disciplina de Clínica Infantil.

    Coordenador: Profa. Dra. Lisandrea Rocha Schardosim

    Número de vagas: 1 vaga para Ampla Concorrência

    Período e horário das inscrições: de 30/04 a 06/05 deste ano, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.

    Local das inscrições: enviar email para Profa Lisandrea (lisandrears@hotmail.com). Aguardar email de
    confirmação de recebimento da inscrição.

    Data e horário das provas: 07/05, quinta-feira –  14:00

    Local das provas: sala dos professores da UCI, 4º andar FOP

    Acesse o edital completo aqui: EDITAL DE SELEÇÃO – Atenção Odontológica em Clínica Infantil

    Projeto de Ensino “A monitoria como recurso para melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos  acadêmicos do curso de graduação em odontologia da UFPel”

    Objetivo: Monitoria Unidade de Saúde Bucal Coletiva I

    Coordenador: Profa. Dra. Andreia Morales Cascaes

    Número de vagas: 1 vaga para bolsista Ampla Concorrência

    Período e horário das inscrições: 29/04 a 06/05 deste ano, das 08hs às 12hs e das 14hs às 18hs.

    Local das inscrições: Secretaria do Curso de Odontologia – Direção– 4o Andar – Com Sr. Eugênio.

    Data e horário das provas: Entrega da documentação até dia 06/05/2015

    Local das provas: Unidade de Saúde Bucal Coletiva, sala 402B.

    Acesse o edital completo aqui: EDITAL DE SELEÇÃO – A monitoria como recurso para melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos do curso de graduação em odontologia da UFPel

    Projeto de Ensino “Unidade de Saúde Bucal Coletiva II”

    Objetivo: monitoria Unidade de Saúde Bucal Coletiva II

    Coordenador: Profa. Dra. Maria Beatriz Junqueira de Camargo

    Número de vagas: 1 vaga para bolsista Ampla Concorrência

    Período e horário das inscrições: 29/04 a 06/05 deste ano, das 8:00 – 12:00 e das 14:00 – 18:00.

    Local das inscrições: Secretaria do Curso de Odontologia – Direção– 4o Andar – Com Sr. Eugênio.

    Data e horário das provas: Entrega da documentação até dia 06/05/2015

    Local das provas: Unidade de Saúde Bucal Coletiva, sala 402B.

    Acesse o edital completo aqui: EDITAL DE SELEÇÃO – EDITAL DE SELEÇÃO – Unidade de Saúde Bucal Coletiva II

    Projeto de Ensino “Unidade de Saúde Bucal Coletiva III”

    Objetivo: monitoria Unidade de Saúde Bucal Coletiva III

    Coordenador: Prof. Dr. Alexandre Emidio Ribeiro Silva

    Número de vagas: 1 vaga para bolsista Ampla Concorrência

    Período e horário das inscrições: 29/04 a 06/05 deste ano, das 8:00 – 12:00 e das 14:00 – 18:00.

    Local das inscrições: Secretaria do Curso de Odontologia – Direção– 4o Andar – Com Sr. Eugênio.

    Data e horário das provas: Entrega da documentação até dia 06/05/2015

    Local das provas: Unidade de Saúde Bucal Coletiva, sala 402B.

    Acesse o edital completo aqui: EDITAL DE SELEÇÃO – Unidade de Saúde Bucal Coletiva III


    Importante: O Odonto News publicou apenas os editais encaminhados pelos coordenadores até o prazo previamente solicitado. Agradecemos a compreensão.

  • Expira HOJE o prazo para apresentação do relatório de atividades de convênio/contrato/projetos vinculados as Fundações de Apoio Universitário

    Expira HOJE, dia 30/04/2015, o prazo para apresentação do relatório de atividades do convênio/contrato/projetos que são executados por cada uma das três Fundações de Apoio à UFPel: Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS), Fundação Simon Bolívar (FSB) e Fundação de Apoio Universitário (FAU).
     
    Os dados e informações devem ser encaminhados pelos coordenadores dos projetos.
     
    Estas informações serão publicados no Relatório de Atividades 2014 da respectiva Fundação. O relatório serve como vitrine do trabalho desenvolvido pelas Fundações de Apoio à UFPel para a comunidade em geral, para a comunidade acadêmica e particular, e como documento necessário para o recredenciamento das Fundações perante o Ministério de Educação e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
     
    Qualquer dúvida podem entrar em contato com o Escritório de Projetos:

     

  • Abertas as inscrições de pedidos de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas está divulgando, através do Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica, os editais 2015/2016 dos programas de bolsas de iniciação científica e tecnológica.

    A PRPPG estimula fortemente uma leitura detalhada neste material para dirimir eventuais dúvidas e evitar erros que acabem por prejudicar a competitividade dos pedidos.

    A distribuição de bolsas novamente será por concorrência dentro das áreas de avaliação das grandes áreas. Esta distribuição procura dar condições de equidade quanto à avaliação do CV Lattes dos pesquisadores para que não haja assimetrias muito grandes quanto a pontuação do CV Lattes.

    Outro quesito importante é a modificação do formulário de envio das propostas. Neste ano existem duas possibilidades de envio: iniciação científica (5 editais – sendo o PBIP-DA destinado aos docentes e técnicos administrativos em doutoramento) e iniciação tecnológica (2 editais). Neste formulário deverão ser anexados no formato PDF, projeto, plano de trabalho, ficha de avaliação e CV Lattes. Um pesquisador somente poderá participar em uma área de avaliação, mesmo que faça mais de uma solicitação em editais distintos.

    O plano de atividades apresentado no edital para bolsas PBIP pode ser o mesmo que foi apresentado no PIBIC, PROBIC ou PBIP_AF.

    Para concorrer as bolsas, os projetos deverão estar cadastrados no COBALTO e aprovados no COCEPE até o dia 31 de julho de 2015. Os projetos deverão ter vigência mínima até 31 de Julho de 2016, tempo da vigência das bolsas de iniciação científica e/ou tecnológica.

    As inscrições irão até o dia 11 de maio de 2015.

    Informações adicionais deverão ser obtidas junto ao Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica da PRPPG.

  • Preenchimento do RAAD 2014

    A Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD comunica que está aberto, de 13 de abril a 31 de maio de 2015, o período para preenchimento e para a aprovação e envio pelas unidades do RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES DOCENTES (RAAD) referente ao ano de 2014. O Relatório deverá ser preenchido através da versão on-line, disponível na página da UFPel no link RAAD, endereço extranet, G.O.L (Gestão On-line – Gerenciador do Sistema Acadêmico) <http://gol.ufpel.edu.br/extranet/gol/>. O acesso ao programa se dá através do SIAPE e de SENHA cadastrada no Departamento de Registros Acadêmicos (DRA). Para recuperar a senha, basta informar no G.O.L. o SIAPE e clicar em conectar.

    Abaixo, o link do Memorando Circular Completo:

    Memorando Circular 001_2015-RAAD-2014-professores-da-UFPel

  • Decisões do Conselho Departamental da FO/UFPel sobre paralisação

    O Conselho Departamental da Faculdade de Odontologia decidiu hoje, em reunião extraordinária, que ficam suspensas as todas as Atividades Clínicas do Curso que dependam do serviço de esterilização.

    Desta forma, ficam interrompidas todas as atividades ambulatoriais clínicos, que dependem diretamente do Serviço de Esterilização, desde atividades de Graduação, Pós-Graduação, Projetos de Extensão e Pronto-Atendimento.

    Durante este período, serão realizados os ajustes necessários no serviço de esterilização da Unidade e o aperfeiçoamento das medidas de biossegurança.

    Ficam mantidas as todas as atividades que que são independentes dos serviço de esterilização, tais como aulas teóricas,aulas práticas em laboratórios de pré-clínica, e projetos que não necessitem do serviço de esterilização.

    Nova reunião do Conselho Departamental está agendada para o dia 08 de Maio, as 8 horas, na Sala dos Conselhos da Unidade para reavaliação.

  • PREC – UFPel oferta 400 bolsas acadêmicas de extensão e cultura

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) está ofertando 400 vagas para bolsas acadêmicas de Extensão e Cultura a estudantes de graduação. Deste total, será destinado um percentual mínimo de 40% para acadêmicos em situação de vulnerabilidade social. Os coordenadores poderão inscrever propostas somente em uma das submodalidades (Anual ou Espontânea).

  • Aberta a Avaliação Docente 2014/2

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    Os estudantes já podem fazer a Avaliação Docente 2014/2, realizada pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da UFPel. A avaliação é feita no Cobalto e através dela os alunos avaliam o trabalho dos professores. Da pesquisa, sairão informações que servirão ao trabalho global da avaliação institucional e também para conhecer os desempenhos e problemas de áreas específicas e disciplinas. Confira no arquivo  CPA – Avaliação Docente – 2014-2  todas as orientações de como fazer a avaliação no Cobalto.

    Arquivo: CPA – AVALIAÇÃO DOCENTE – 2014-2

    Fonte: CCS | UFPel

  • PRG publica resultado preliminar de seleção de projetos de ensino

    A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) está publicando o resultado preliminar do Edital de Seleção de Projetos de Ensino PRG Nº 001/15. O resultado final e as regras para a seleção dos bolsistas serão divulgados no dia 28/04 (terça-feira), data em que estará autorizado o início da seleção de bolsistas, conforme o cronograma do Edital. Clique aqui para conhecer o resultado-preliminar.

    Resultado Preliminar

    Fonte: CCS | UFPel

  • Reunião de trabalho define eixos temáticos do PDI

    O grupo responsável pela elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel teve uma nova reunião de trabalho na manhã da última sexta-feira (17). Durante a sessão, foram apontados os grandes temas dentro dos quais serão apontados os objetivos estratégicos e específicos do plano.

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    A reunião, aberta pelo reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, contou com a presença de diversos diretores de unidades acadêmicas e membros da Administração Central da Universidade.

    Após a definição dos objetivos estratégicos a serem contidos no novo PDI, baseados no Projeto Pedagógico Institucional de 1991, o foco do novo encontro do grupo foi definir eixos temáticos que guiarão as discussões para a formulação dos objetivos específicos. A ideia é centralizar toda a discussão a partir de um dos pontos do PPI de 1991, que afirma que a UFPel tem um compromisso com o trabalho coletivo: por ser uma universidade pública, ela deve basear-se na defesa dos interesses da sociedade.

    Esses eixos temáticos servirão para agrupar os objetivos específicos e as suas ações de desenvolvimento. A ideia, segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório dos Santos, é pensar à frente, colocando metas para a realização do plano. “Dessa forma, o PDI não será apenas um cumprimento de tabela, mas uma ferramenta para um real desenvolvimento da Universidade”, disse.

    A vice-reitora, Denise Gigante, apresentou a proposta de que na reunião fossem definidos os temas para, então, os participantes do grupo fossem divididos em pequenos grupos de sistematização de trabalhos em cada assunto. A ideia é que nesse processo, sejam levadas as temáticas para as unidades acadêmicas, para que elas também possam opinar nos objetivos específicos.

    Após um tempo de debates, os presentes definiram os seguintes temas:

    – Ensino

    – Pesquisa

    – Extensão

    – Assistência Estudantil

    – Gestão de Pessoas

    – Infraestrutura

    – Gestão institucional, planejamento e avaliação

    A ideia é que a atividade-fim da universidade seja contemplada nas suas três áreas. Além disso, foram destacadas áreas consideradas urgentes dentro da realidade atual da instituição. A gestão, o planejamento e a avaliação receberam também espaço, por permearem as demais.

    Após a formação dos pequenos grupos de trabalho, foram definidos os dias 27 e 28 de abril para o retorno das atividades, com a apresentação do que for deliberado pelas equipes.

    FONTE: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/04/22/reuniao-de-trabalho-define-eixos-tematicos-do-pdi/