Início do conteúdo
    Notícias
  • Jogos da UFPel

    A tarde do sábado (9) foi de vibração e muito barulho no Ginásio da Escola Superior de Educação Física da UFPel. Delegações de diferentes cursos e unidades acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas reuniram-se para celebrarem o início de mais uma edição dos Jogos da UFPel, que também já começou a realizar a primeira de suas competições, na modalidade Handebol.

    O professor Mário de Azevedo Junior considera a competição a realização de um sonho, que passou a ser concretizado em 2013, com a primeira edição. Segundo o docente, a iniciativa foi fruto da vontade de um grupo da ESEF, mas também de muitos estudantes da Universidade, que já vinham reunindo-se em associações atléticas e reivindicavam uma atividade esportiva que integrasse a instituição como um todo.

    Azevedo destaca o crescimento rápido do evento a cada edição, onde a cada ano somam-se cerca de 200 atletas: na primeira edição, estiveram envolvidos 600 estudantes; no último ano, 800. Para este ano, a previsão é que mais de mil participem das atividades, tanto pela adesão de novas equipes, quanto pela implantação de novas modalidades – xadrez e natação. As competições, que incluem ainda handebol, basquete, vôlei e futsal, se estenderão até o mês de novembro.” (Retirado de: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/05/11/festa-das-equipes-participantes-marca-abertura-dos-jogos-da-ufpel/)

    A AAAO (Associação Atlética Acadêmica de Odontologia), que começou suas atividades neste semestre, organizou e selecionou diversos alunos para participarem dessa primeira etapa de competições dos Jogos UFPel. Foram criadas as equipes de Handebol masculino e feminino, além de atletas que participaram do Xadrez e da Natação. Além disso, não podemos também de deixar de agradecer aos acadêmicos que acompanharam os jogos apoiando na torcida!

    No Handebol, estamos classificados para as quartas de final tanto na categoria masculino como feminino.

    Os jogos seguem no dia 30/05 (quartas de final, semi e final)

    Segue abaixo os resultados:

    HANDEBOL MASCULINO
    ODONTO 5 x 10 Direito
    ODONTO 11 x 9 Administração

    ATLETAS
    João Pedro Caetano –  3 sem.
    Junior Madruga –  7 sem.
    Maurício Dalmaso Lemos – 2 sem.
    Edison Rondon Neto – 1 sem.
    Lucas Pereira – 7 sem.
    Arthur Luis Cechin – 1 sem.
    Thiago Cardoso – 6 sem.
    Lucas Carpena – 10 sem.
    Matheus Reginato – 3 sem.
    Christian Schwarzbold – 2 sem.
    Henrique Luiz Fedalto – 3 sem.
    Lucas de Carvalho – 2 sem.
    Zead Saleh – 3 sem.

    HANDEBOL FEMININO
    ODONTO 10 x 4 Leiga
    ODONTO 2 x 7 ESEF
    ODONTO 2 x 2 Direito

    ATLETAS
    Carolina Clasen Vieira – 8 sem.
    Larissa Ferreira – 8 sem.
    Eliza Pereira – 5 sem.
    Julia Kaster – 9 sem.
    Caroline Cassal – 10 sem.
    Thaiane Schroeder – 8 sem.
    Juliana Leal – 3 sem.
    Isabel Carvalho – 8 sem.
    Lais Bianchini – 10 sem.
    Antonielle Zacouteguy – 4 sem.
    Ana Luiza Pires – 3 sem.

    Sobre o Xadrez, as partidas aconteceram dia 23/05 às 08:00h na ESEF.

    Nosso aluno participante foi o Juliano Kita que acabou vencendo 4 partidas e perdendo apenas 1. Com isso, ficou classificado em 10º de 25 participantes.

    Sobre a Natação, os resultados oficiais serão divulgados no site dos jogos (https://wp.ufpel.edu.br/jogosufpel/) segunda-feira, dia 25/05.

    Os alunos participantes foram:

    Juliano Barbosa da Costa – 7 sem. (50m costas, 50m livre, 50m peito)
    Edison Rondon Neto – 1 sem. (50m peito)
    Wagner Martins – 3 sem. (50m livre)
    Zead Filho – 3 sem. (Responsável pela equipe)

    Agradecemos também às empresas que nos apoiaram para que pudéssemos preparar os uniformes para as equipes: Dental Kaminski, Restaurante Intervalo, Jana Produtos Universitários e Skina Conveniências.

    Texto: Wagner Martins

    10333510_756505754468718_6201277721080968524_o10866169_756505271135433_2922916670598671271_o10926357_756505121135448_1045131417621348839_o11187182_756505157802111_8230275694625654529_o11265889_762158513903442_424145475_o11269804_762158520570108_614889939_o11281405_762158493903444_415132304_o11347649_762158480570112_975710761_oIMG-20150523-WA0038IMG-20150524-WA0017

  • Liberação de Armários Irregulares

    Texto: Centro Acadêmico de Odontologia – UFPel

    O Centro Acadêmico de Odontologia UFPel, a partir do ano de 2015, ficou com o encargo de organizar os armários da faculdade. Estamos trabalhando desde o mês de Março e foi estipulado que alunos a partir do 5º semestre teriam direito a 2 armários pequenos ou 1 armário grande, e alunos do 4º semestre um armário pequeno; devido a cálculos feitos pela proporção de alunos/armários.

    Após 2 meses de trabalho com cadastros e recadastramentos, deixamos avisos nos armários. Os que ainda estavam irregulares nesta quinta-feira, 21/05/2015, iríamos realizar o arrombamento e liberação (alunos que tem armário a mais que o estipulado ou alunos já formados que não liberaram os armários ou alunos que não recadastraram), sendo que foi prorrogada a data de arrombamento em função da paralisação estudantil na unidade, aumentando o tempo para que os alunos com armário irregular fossem ao Centro Acadêmico cadastrar ou liberar.

    Nesta quinta-feira, 21/05/2015, foram constatados 65 (sessenta e cinco) armários irregulares. Destes 65 , 7 (sete) tiveram o aviso removido do armário e não vieram recadastrar. Não arrombamos, pois não consta em nosso sistema o recadastro dos mesmos. Porém se o acadêmico não vier recadastrar até segunda-feira, 25/05/2015, iremos efetuar o arrombamento. Estes 7 armários ainda irregulares em nosso sistema são:

    Banheiro Feminino (4º andar) -> número 15
    Bloco Q (3º andar) -> número 5
    Bloco Q (3º andar) -> número 6
    Bloco V (2º andar) -> número 1
    Bloco X (2º andar) -> número 1
    Bloco X (2º andar) -> número 9
    Bloco X (2º andar) -> número 13

    Dos 65 irregulares, 33 (trinta e três) tiveram o cadeado arrombado e estavam vazios. Lamentamos a falta de consideração destes alunos em relação a estrutura do ambiente em que estudam ao não removerem seus cadeados, pois infelizmente quebramos 2 armários no momento da abertura do cadeado, além de vários que  ficaram parcialmente danificados. Nove armários não possuem cadeado (armários com chave – 6º e 7º andar) e estavam vazios; pedimos que os acadêmicos antigos donos tragam a cópia da chave ao Centro Acadêmico para que possamos distribuí-las aos novos donos.

    Dos 65 irregulares, 14 (quatorze) foram arrombados e possuíam pertences dentro. Tais pertences foram embalados, lacrados e identificados com respectivo número do armário. As embalagens encontram-se na diretoria sob supervisão da administração. Pedimos que os donos dos armários abaixo busquem suas coisas o
    mais rápido possível.

    Estes 16 armários com pertences são:
    Bloco A (6º Andar) -> número 2
    Bloco B (6º Andar) -> número 4
    Bloco E (4º Andar) -> número 8
    Banheiro Feminino (4º Andar) -> número 13
    Banheiro Masculino (4º Andar) -> número 6
    Banheiro Masculino (4º Andar) -> número 14
    Bloco A (4º Andar) -> número 6
    Bloco B (4º Andar) -> número 1
    Bloco B (4º Andar) -> número 8
    Bloco T (3º Andar) -> número 5
    Bloco K (2º Andar) -> número 8
    Bloco K (2º Andar) -> número 10
    Bloco U (2º Andar) -> número 15

    Cabe salientar que o arrombamento ocorreu com a presença de um funcionário da FO-UFPel com o respaldo da direção, tendo total apoio para o ato. Salientamos também que o aviso de arrombamento para a data de hoje foi publicado pelo Centro Acadêmico, no dia 15/05/2015 (sexta-feira) e divulgado aos e-mails de representantes de turma, além de estar colado na porta de cada armário irregular. Segue abaixo o aviso:

     

    “Centro Acadêmico de Odontologia

    Pelotas, 15 de Maio às 21:47

    Boa noite.

    Sobre os ARMÁRIOS.

    1 ) Enviamos mensagem inbox a todos os alunos que solicitaram armários na lista de espera a partir do 5º semestre. O quarto semestre, distribuiremos armários após os arrombamentos.

    2 ) As notificações de arrombamento foram redistribuídas nos armários que seguem irregulares. Iremos arrombá-los a partir do dia 21/05/2015. Se os donos dos mesmos não vierem recadastrar. OBS.: enviamos mensagem inbox para estes também.

    3 ) Se algum aluno ACIMA DO 5º SEMESTRE não possuir armário, venha solicitar entrada na lista de espera no Centro Acadêmico de Odontologia. Se não vierem entenderemos que todos tem e distribuiremos os restantes aos alunos do quarto semestre após o dia 21/05.

    Os armários vagos irão ser redistribuídos conforme a lista de espera a partir dessa semana.

    Representantes avisem para seus colegas.

    Obrigado!

    Atenciosamente

    Centro Acadêmico de Odontologia UFPel”

  • Resposta Oficial do Conselho Departamental à Circular do Centro Acadêmico sobre Assembleia Estudantil do dia 19 de Maio

    Em resposta à circular do CAO, datada de 19.05.2015, o Conselho Departamental (CD) da Faculdade de Odontologia delibera sobre os cinco pontos levantados pelos acadêmicos. As respostas aos cinco pontos apresentados seguem abaixo:

    1. O Conselho Departamental avalia que estes quesitos (torneiras, disposição de pias…) foram solucionados pela Comissão de Biossegurança (COMBIOS) e Direção. Os representantes discentes reconhecem que este ponto está ultrapassado e não deveria ter feito parte da Circular.

    2. Este item está contemplado na programação da obra que iniciará no dia 06.07.2015 pela PROINFRA/UFPel, conforme previamente informado na reunião anterior do CD (08.05.2015), sendo que as cortinas e prateleiras estão programadas à curto prazo.

    3. Quanto ao item de continuidade das atividades com pacientes do 9º e 10º semestres, o CD entende que, se os acadêmicos consideram que não existem condições de ensino para os graduandos e pós-graduandos na Unidade, os semestres citados também não teriam condições de continuidade. A solução apresentada pela Assembleia dos Acadêmicos da utilização de potes fechados, não contemplam todas as exigências do parágrafo acima questionado.

    4. O CD deliberou que toda a Comunidade Acadêmica deveria participar na semana programada para os treinamentos, de 11 à 19.05.2015, contada como período pedagógico e letivo. Todos os docentes, técnicos da esterilização e discentes deveriam ter participado, o que não ocorreu na sua totalidade. O CD salienta que a COMBIOS e Direção da Unidade estiveram sempre a postos para esclarecimentos durante o treinamento. Define a partir desta data que, este treinamento pode ser continuado para os integrantes da Comunidade Acadêmica da Faculdade, que não realizaram, durante as atividades práticas clínicas e que, as dúvidas podem ser diluídas com a participação dos integrantes da COMBIOS e da Direção. Nos semestres que foram detectadas falhas na capacitação, o 4º e o 8º semestre, os regentes de disciplina ou estágio, serão solicitados pela COMBIOS e Direção para que atendam as definições anteriores do CD, contemplando as necessidades pedagógicas deste treinamento. Todos os semestres tiveram nas disciplinas e estágios a leitura e esclarecimentos acerca da nova Edição do Manual de Biossegurança/FOUFPel. Nos dois semestres acima citados o que não houve foi o treinamento de embalagem e desembalagem por parte dos regentes.

    5. A sugestão de chamada de uma Assembléia da Comunidade da Faculdade de Odontologia foi considerada dispensável, neste momento, por considerar que as informações estão sendo repassadas de maneira adequada e, que devem ser reforçadas pelos membros do CD, no qual estão toda a Comunidade da Unidade representada.

    As deliberações foram em consenso aprovadas.

    Desta forma, o CD da Faculdade de Odontologia, delibera que não há motivo para a paralisação das atividades clínicas, uma vez que, os questionamentos imediatos foram superados em conjunto com a Comunidade e, soluções mediatas já vinham sendo encaminhadas para resolução.

    Profª Drª Adriana Etges
    Presidente do Conselho Departamental
    Faculdade de Odontologia/UFPel

    Pelotas, 21 de Maio de 2015.

    Resposta do CD da FO/UFPel à circular do CAO – DIA 21.05.2015

  • Resposta da Direção sobre Circular do Centro Acadêmico da Odontologia a Respeito da Assembleia Discente

    A Direção da Faculdade de Odontologia acusa o recebimento da Circular encaminhada pelo Centro Acadêmico da Unidade sobre as decisões da Assembleia Discente, que aconteceu ontem, dia 19.05.

    Abaixo, segue a resposta da Direção:

    “Ao Centro Acadêmico de Odontologia,
    Venho, por deste, acusar o recebimento de circular encaminhada pelo Centro Acadêmico de Odontologia (CAO), cujo conteúdo será avaliado em reunião do Conselho Departamental (CD) a ser realizada amanhã, dia 21 de maio às 8h. Cabe salientar que até nova decisão do CD as atividades clínicas estão mantidas.
    Atenciosamente,
    Luis Eduardo Nova Cruz     
    Vice-diretor da Faculdade de Odontologia.”

    Clique no link abaixo para acessar o documento em pdf.

    RESPOSTA DA DIREÇÃO DA FO-UFPel AO CENTRO ACADEMICO – 20-maio-2015

  • Manual de Biossegurança da Faculdade de Odontologia da UFPel

    A Comissão de Biossegurança da Faculdade de Odontologia da UFPel torna público o Manual de Biossegurança da Unidade. Este manual normatiza as atividades de biossegurança na faculdade e deve ser usado como instrumento educativo nas atividades práticas a serem realizadas a partir de amanhã, quarta-feira, dia 13.05, nas disciplinas e estágios ambulatoriais.

    Acesse o Manual Completo Aqui:

    Manual de Biossegurança da FO-UFPel – 2015

  • Editais de Eleições de Representantes de Professores Adjunto e Titular no Conselho Departamental da Unidade

    A Direção da Faculdade de Odontologia torna público o Edital de Eleição para Representantes das Classes de Professor Adjunto e Titular no Conselho Departamental.

    Os modelos dos editais podem ser acessados nos links abaixo:

    EDITAL DE ELEIÇÃO – REPRESENTANTE DOS PROFESSORES ADJUNTOS

    EDITAL DE ELEIÇÃO – REPRESENTANTE DOS PROFESSORES TITULARES

    Os editais originais estarão disponíveis na Secretaria da Direção da Unidade (4o andar), a partir de amanhã.

     

  • Vídeo da Capacitação em Biossegurança

    O Laboratório de Audio-Visual da FO/UFPel, LAB710, realizou a filmagem e a edição de um dos turnos da  Capacitação em Biosseguranca, que aconteceu na semana passada, nos dias 5 e 7 de Maio. A filmagem foi realizada no 1o turno do dia 7, das 14h as 16h. Os vídeos serão usados como ferramenta de ensino pela Comissão de Biossegurança da Unidade.

    Vídeo de Capacitação em Biossegurança Odonto UFPel | 1a Parte

    Vídeo de Capacitação em Biossegurança Odonto UFPel | 2a Parte

  • Deliberação do Conselho Departamental sobre o Cronograma de Atividades para a Próxima Semana em Relação ao Treinamento em Biossegurança e Disciplinas Clínicas

    Nesta sexta-feira, dia 8 de Maio, o Conselho Departamental da Faculdade de Odontologia deliberou um cronograma de ações a respeito das próximas atividades de adequação do Serviço de Esterilização e Atividades Clínicas:

    1. Nos dias 11 e 12 de Maio, segunda e terça-feira da semana que vem, as atividades clínicas continuam suspensas. Neste período a Comissão de Biossegurança irá elaborar o Protocolo de Funcionamento da Esterilização. Este protocolo contemplará informações que vão desde a limpeza, secagem e armazenamento dos materiais até um cronograma de horários de entrega dos instrumentais na Central de Esterilização. Como material didático complementar, o Laboratório de Audio-Visual da Faculdade de Odontologia (Programa de Extensão 710LAB) disponibilizará para a Comissão de Biossegurança, o registro, em vídeo, do Seminário de Capacitação em Biossegurança, realizado na última quinta-feira, dia 7, das 14h as 16h.

    2. Os representantes do Centro Acadêmico de Odontologia (CAO) foram orientados pela Comissão de Biossegurança, sobre as providencias a serem tomadas em relação as caixas e embalagens adequadas para garantir a esterilização dos materiais (caixas perfuradas – inclusive com perfuração lateral; grau cirúrgico ou campos de algodão duplos). Os alunos deverão retirar suas caixas da central de esterilização para readequação.

    Abaixo, sequem os arquivos importantes para download:

    Orientações aos acadêmicos sobre Esterilização

    Ficha individual de controle de esterilização

    3. A partir de quarta-feira, dia 13, todas as disciplinas e estágios clínicos serão retomados, com objetivo de realizar o treinamento prático em Biossegurança, de acordo com o novo Protocolo. As aulas/estágios retomam, porém sem o atendimento dos pacientes. Este treinamento segue até o dia 19 de Maio.

    4. A partir do dia 20 de Maio, as clínicas poderão voltar a sua funcionalidade normal, desde que o aluno tenha realizado o treinamento e adequado sua forma de esterilizar o material.

    5. A partir do dia 14 de Maio, a Central de Esterilização começará a receber os instrumentais dos alunos, segundo o cronograma e orientação disponibilizados pela Comissão de Biossegurança, para simulação da carga que teremos nas autoclaves.

    6. As atividades que não dependem do Serviço de Esterilização continuam mantidas normalmente.

    7. Novos comunicados acontecerão durante a semana para orientação da Comunidade Acadêmica.