Início do conteúdo
Disciplinas ofertadas

Disciplinas ofertadas no Curso de Odontologia

(clique na disciplina para maiores informações)

1º Semestre

Bioquímica

Código: 160022

Créditos: 08

A unidade de Bioquímica para o Curso de Odontologia aborda num primeiro momento os aspectos estruturais e funcionais das moléculas orgânicas visando à compreensão dos principais processos bioquímicos dos seres vivos. O enfoque desta etapa estabelece parâmetros químicos e biológicos indispensáveis para o entendimento das principais implicações metabólicas gerais e seus aspectos odontológicos específicos, procurando dar ao conteúdo programático uma abordagem interdisciplinar.

Fisiologia Geral e Aplicada I

Código: 020032

Créditos: 05

O ensino da unidade abrange exposições teóricas e demonstrações práticas sobre a fisiologia celular, sistema nervoso [neurofisiologia, sensibilidade geral e sensibilidade dolorosa (algiestesia)], fisiologia muscular e fisiologia do sangue.

Anatomia Humana Geral

Código: 040040

Créditos: 06

O ensino da unidade abrange exposições teóricas e demonstrações práticas sobre a anatomia humana, abordando a construção e divisão do corpo humano, a osteologia, artrologia, miologia, angiologia, os sistemas nervoso, respiratório, digestivo, urinário, genital masculino e feminino, tegumentar e os órgãos dos sentidos.

Histologia Geral

Código: 040030

Créditos: 06

A Unidade de Histologia geral abrange noções fundamentais de citologia, histogênese, histologia e histofisiologia dos tecidos (epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso) e do sistema hematopoiético.

Fundamentos das Ciências Sociais I

Código: 560078

Créditos: 02

A Unidade começa por estabelecer condições de ensino-aprendizagem que facultem aos alunos a aprendizagem das diferenças básicas entre o conhecimento científico e outros tipos de conhecimento, passando à identificação dos objetos de estudo das ciências sociais e à abordagem dos aspectos básicos das principais concepções teóricas (e respectivos conceitos) da antropologia e da sociologia sobre a sociedade humana, seus componentes, características, formação e transformação.

Metodologia do Aprendizado e Pesquisa I

Código: 740002

Créditos: 02

A unidade de Metodologia do Aprendizado e Pesquisa I pretende fornecer noções da estrutura Universitária Brasileira, sua gênese e desenvolvimento e o papel do profissional formado na sociedade. Orientará os alunos acerca de estratégias que facilitem a aprendizagem e sobre a utilização de bases bibliográficas e eletrônicas como ferramentas essenciais do processo de aprendizado.

 

2º Semestre

Fisiologia Geral e Aplicada II

Código: 020011

Créditos: 06

A disciplina consiste em exposições teóricas e demonstrações práticas sobre a fisiologia cardiovascular, renal, respiratória, digestória e endócrina.

Microbiologia e Imunologia para Odontologia

Código: 030019

Créditos: 06

Esta unidade abordará o conhecimento do mundo microbiano. Morfologia, estrutura e ultra-estrutura dos microrganismos, sua fisiologia, metabolismo energético e genética. Controle de microrganismos, interações parasita-hospedeiro, resistência inespecífica, imunidade celular e humoral. Hipersensibilidades, microrganismos patogênicos de interesse médico-odontológico – bactérias, fungos e vírus. Também abordará a microbiota da cavidade oral, com destaque para saliva e placa dental. Participação microbiana na cárie, alterações da polpa e periápice. Prevenção em odontologia.

Anatomia Humana da Cabeça e Pescoço

Código: 040018

Créditos: 09

O ensino da unidade abrange exposições teóricas e demonstrações práticas sobre a anatomia humana da cabeça e pescoço, abordando os caracteres gerais dos dentes, cavidade bucal, cavidades e condutos do maxilar e mandíbula, seio maxilar, músculos da cabeça, articulação temporo-mandibular, artérias, veias, linfáticos e nervos da cabeça, glândulas salivares, vias de divusão das infecções dentárias e involução senil do aparelho mastigador.

Histologia Bucal e Embriologia

Código: 040042

Créditos: 04

A propõe um conhecimento geral dos sistemas que compõem o organismo humano e um conhecimento pormenorizado da histofisiologia da cavidade oral, glândulas salivares e, principalmente das estruturas dentárias e paradentárias, preparando o discente para outras disciplinas básicas do currículo, interrelacionando-as com as disciplinas profissionalizantes.

Fundamentos das Ciências Sociais II

Código: 560079

Créditos: 02

Esta Unidade visa proporcionar aos alunos o conhecimento dos conceitos básicos da Ciência Política, para que os mesmos tenham condições de compreenderem a realidade política e influir sobre ela.

Metodologia do Aprendizado e da Pesquisa II

Código: 740003

Créditos: 02

A disciplina de Metodologia do Aprendizado e Pesquisa II busca discutir os pressupostos epistemológicos e instrumentais da produção do conhecimento científico desenvolvendo noções de ciência, de metodologia, de pesquisa e, também, dos diferentes paradigmas utilizados pela ciência. A partir dessa fase introdutória, serão discutidas diferentes fases do desenvolvimento de um projeto de pesquisa, procurando instrumentalizar os alunos na formulação de seus projetos de TCC.

 

3º Semestre

Farmacologia

Código: 020015

Créditos: 06

A unidade de Farmacologia abordará os princípios de farmacologia, grupos específicos de fármacos que atuam no sistema nervoso autônomo e central. Princípios e mecanismos da antibioticoterapia.

Genética e Evolução

Código: 050007

Créditos: 04

A unidade desenvolver-se-á a partir de um processo cumulativo de aprendizado que proporcione ao aluno o conhecimento das Bases Moleculares e Cromossômicas da Hereditariedade e sua relação com o desenvolvimento de características normais e patológicas do ser humano, bem como o processo de Evolução, com ênfase na estrutura craniofacial.

Patologia Geral

Código: 740001

Créditos: 06

A disciplina trata dos principais fenômenos patológicos básicos que explicam as etiopatogenias em doenças específicas.

Unidade Diagnóstico Estomatológico I

Código: 740032

Créditos: 08

A unidade de ensino visa instrumentalizar o aluno nos conhecimentos de semiotécnica e exames complementares (particularmente radiográficos) necessários ao diagnóstico estomatológico e de base para o exercício da odontologia operatória.

Unidade Pré-Clínica I

Código: 740033

Créditos: 07

A unidade aborda os princípios ergonômicos e de biossegurança que regem o trabalho do Cirurgião-Dentista. Os conteúdos científicos básicos referentes à etiopatogenia, epidemiologia e diagnóstico, prevenção da doença cárie dentária e estágios iniciais da doença periodontal. Também inclui o conhecimento do material relacionado com o controle mecânico e químico do biofilme bacteriano.

 

4º Semestre

Unidade de Diagnóstico Estomatológico II

Código: 740005

Créditos: 10

A unidade trata das principais doenças que acometem o complexo bucomaxilofacial, abordando os aspectos epidemiológicos, etiopatogenéticos, comportamento biológico, diagnóstico, tratamento e prognóstico.

Unidade Saúde Bucal Coletiva I

Código: 740006

Créditos: 03

A disciplina trata de discutir o processo saúde/doença e preparar os estudantes para aplicar métodos de promoção, prevenção e educação bem como os métodos epidemiológicos em saúde e a utilização da bioestatística.

Unidade Pré-Clínica II

Código: 740011

Créditos: 14

A unidade aborda o diagnóstico e tratamento da doença periodontal, as propriedades físicas e mecânicas dos materiais dentários, o tratamento da lesão cariosa que necessita de intervenção, o conhecimento da nomenclatura das cavidades, seus princípios gerais, instrumentais e técnicas de preparo, a proteção do complexo dentino-pulpar, a oclusão normal, as propriedades e a manipulação dos materiais protetores, restauradores e dos materiais para moldagens e modelos.

Bioética

Código: 730084

Créditos: 02

Origem e evolução da Bioética. Os fundamentos da Bioética. O principialismo (autonomia, beneficiência, não-maleficiência, justiça). Temas específicos de Bioética. Problemas éticos na época da ciência. Problemas étnico-raciais e ambientais em bioética. Eugenia terapêutica e liberal. Outros problemas de ética prática: cuidado, responsabilidade, morte.

 

5º Semestre

Unidade Saúde Bucal Coletiva II

Código: 740007

Créditos: 06

Visa introduzir conceitos sobre políticas públicas de saúde e temas relacionados ressaltando sua importância para a prática de saúde coletiva.

Unidade Pré-Clínica III

Código: 740012

Créditos: 07

Esta unidade aborda os princípios, técnicas para tratamento endodôntico: instrumental endodôntico, anatomia aplicada à endodontia e acesso a câmara pulpar, isolamento absoluto aplicado à endodontia, preparo químico-mecânico, medicação intracanal, obturação do canal radicular, microbiologia aplicada à endodontia, radiologia aplicada à endodontia, retratamentos, reparo apical.

Unidade Clínica Odontológica I

Código: 740034

Créditos: 08

Esta unidade de ensino tem como campo de estudo a aplicação clínica dos atendimentos integrados visando o restabelecimento e manutenção da saúde bucal dos indivíduos, centrado em procedimentos de controle da placa dentária, procedimentos cirúrgicos restauradores menos complexos, somados com o conteúdo teórico de situações mais complexas envolvendo a dentística restauradora e periodontia: planejamento da atenção integral em odontologia, tratamento conservador da polpa dentária, hiper-sensibilidade dentinária, substituição das restaurações: critérios para a sua indicação, inter-relação dentística / princípios de estética aplicado às restaurações e princípios de oclusão aplicados à dentística restauradora.

Unidade de Cirurgia BMF I

Código: 740021

Créditos: 09

A formação cirúrgica do acadêmico de Odontologia se dá em três Unidades Cirúrgicas seqüenciais e em ordem crescente de complexidade. Os conteúdos são orientados, preferencialmente, para o ensino da propedêutica e técnica cirúrgica, bem como a formação e adestramento de trabalho em nível teórico e pratico em ambulatório, compreendendo o exame, o diagnostico e o tratamento das lesões da área buco-maxilar, incluindo o controle da dor.

Psicologia e Odontologia

Código: 730085

Créditos: 02

Estudar os aspectos psicológicos – cognitivos, afetivos e sociais – disponibilizando subsídios para problematizar, entender e intervir nos processos de saúde do ponto de vista sócio-pedagógico em sua futura prática profissional.

Filosofia e Ética na Odontologia

Código: 730063

Créditos: 02

A unidade abrange os conhecimentos referentes à atitude filosófica, a filosofia e a ciência, antropologia filosófica e cultura, moral e ciência, a questão dos valores e o relativismo ético, a ética, poder e política, liberdade e Direitos Humanos. A Bioética: Fundamentos teóricos e questões práticas relevantes: aborto, eugenia, eutanásia, clonagem, manipulação genética, pré-seleção de sexo e Situações e conflitos éticos na prática odontológica.

 

6º Semestre

Unidade Saúde Bucal Coletiva III

Código: 740008

Créditos: 05

A disciplina trata de apresentar os conceitos de planejamento, as políticas atuais de saúde bucal e os modelos de atenção e assistência à saúde. Busca ainda proporcionar o conhecimento das questões atuais de saúde coletiva através de atividades práticas junto a Unidades básicas de saúde.

Unidade Clínica Odontológica II

Código: 740035

Créditos: 12

Esta unidade de ensino tem como campo de estudo a aplicação clínica dos atendimentos integrados, visando o restabelecimento e manutenção da saúde bucal dos indivíduos, executando procedimentos de educação, motivação, periodontia, dentística e iniciação em endodontia unirradiculares.

Unidade de Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares

Código: 740018

Créditos: 05

A unidade de Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares tem como finalidade o aprendizado da oclusão normal e quaisquer desvios desse padrão, através do reconhecimento e diagnóstico destes. Desenvolver habilidades de manuseio e escolha dos aparatos para correção dos desvios de normalidade em pacientes com dentição decídua e mista. Desenvolver no aluno / futuro profissional a capacidade de eleição do tratamento indicado entre os diversos existentes, o qual ao ser empregado dê longevidade às estruturas dentárias dentro dos requisitos de restauração da saúde, função e estética.

Unidade de Cirurgia BMF II

Código: 740022

Créditos: 08

A formação cirúrgica do acadêmico de Odontologia se dá em três Unidades Cirúrgicas seqüenciais e em ordem crescente de complexidade. Os conteúdos são orientados, preferencialmente, para o ensino da propedêutica e técnica cirúrgica, bem como a formação e adestramento de trabalho em nível teórico e pratico em ambulatório, compreendendo o exame, o diagnostico e o tratamento das lesões da área buco-maxilar.

 

7º Semestre

Unidade Pré-Clínica IV

Código: 740013

Créditos: 05

A unidade aborda a introdução à prótese parcial fixa e o estudo dos materiais dentários aplicados à prótese parcial e total.
a) Princípios gerais dos preparos protéticos. Técnicas e preparos protéticos para restaurações tipo coroa total metalo-cerâmica em dentes anteriores e posteriores. Términos marginais em prótese parcial fixa. Técnicas e preparos protéticos para restaurações tipo inlays e onlays. Técnicas e preparos protéticos para restaurações tipo prótese adesiva direta e indireta.
b) Materiais odontológicos e técnicas de moldagem utilizadas para impressão e confecção de modelos, técnica de fundição, revestimentos, ceras para fundição e ligas metálicas odontológicas, sistemas cerâmicos de uso odontológico. Materiais e técnicas empregadas para cimentação de coroas unitárias, técnica de moldagem em edentados e confecção de prótese total.

Unidade Clínica Odontológica III

Código: 740016

Créditos: 07

Esta unidade visa treinar o aluno para integrar conhecimentos, habilidades aumentando a complexidade clínica envolvendo conteúdos teóricos voltados à abordagem integrada dos traumatismos dento-alveolares na dentição permanente, das lesões endo-pério, acidentes e complicações nos procedimentos clínicos, retratamento endododôntico clínica e estudos de diferentes situações clínicas.

Unidade de Clínica Infantil I

Código: 740036

Créditos: 05

A Disciplina de Odontopediatria propicia a iniciação do aluno de odontologia no atendimento do paciente infantil, sendo fundamental, no primeiro momento, o conhecimento de psicologia aplicada à odontopediatria, para posterior abordagem da importância do exame, diagnóstico da situação da cavidade bucal em relação aos tecidos moles, cárie dentária e oclusão, seguida do planejamento do tratamento a ser executado para manter ou restabelecer saúde bucal. Também é objetivo realçar algumas diferenças relacionadas ao controle da dor, terapias pulpares e reabilitação bucal envolvendo a criança.

Unidade de Cirurgia BMF III

Código: 740023

Créditos: 08

A formação cirúrgica do acadêmico de Odontologia se dá em três Unidades Cirúrgicas seqüenciais e em ordem crescente de complexidade. Os conteúdos são orientados, preferencialmente, para o ensino da propedêutica e técnica cirúrgica, bem como a formação e adestramento de trabalho em nível teórico e prático em ambulatório, compreendendo o exame, o diagnóstico e o tratamento das lesões da área buco-maxilar. O conteúdo programático é dividido em parte formativa e informativa. Na parte informativa o aluno deverá ser capaz de diagnosticar e encaminhar para tratamento especializado.

Unidade Prótese Dentária I

Código: 740025

Créditos: 10

A Unidade de Prótese Dentária I propicia o estudo da reabilitação oral de pacientes desdentados parciais e totais em duas etapas simultâneas: Introdução ao Universo de Próteses Parciais Fixas. Desta forma, estudar-se-á o emprego de técnicas de restaurações em dentes extensamente destruídos e a construção de próteses unitárias e provisórios em laboratório. Tais procedimentos serão realizados em manequim. Em uma etapa simultânea, os alunos serão introduzidos ao universo das próteses totais. Procedimentos de moldagem, modelagem e relacionamento maxilo-mandibulares serão abordados visando à reabilitação estética e funcional do paciente edentado através de próteses totais duplas. Finalmente, serão ministrados conteúdos de Oclusão afins às diferentes etapas. Em todas as fases, os alunos aplicarão os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na Unidade e Unidades afins no atendimento de pacientes nas Clínicas da Unidade.

 

8º Semestre

Odontologia Legal e Orientação Profissional

Código:

Créditos: 02

A unidade proporcionará aos alunos conhecimentos teóricos na área de Odontologia Legal, envolvendo ducumentos odontológicos, perícia odontológica, datiloscopia, odontoscopia, rugoscopia palatina, código de ética odontológica, exercício da profissão: direitos e deveres, honorários e responsabilidade profissionais, especialização em odontologia.

Unidade Clínica Odontológica IV

Código: 740017

Créditos: 08

A unidade Clínica IV, ministrada no 8º semestre, atua fornecendo condições práticas para que os alunos exercitem seus conhecimentos de Dentística, Endodontia e Periodontia de forma integrada.

Unidade de Clínica Infantil II

Código: 740020

Créditos: 09

A Unidade de Clínica Infantil II complementa o conteúdo da Unidade de Clínica Infantil I, direcionando as ações para a dentição decídua e, consequentemente, manejo de crianças com idades entre 2 e 6 anos. Inicialmente, é abordada a terapêutica para crianças, seguido do conhecimento detalhado dos traumatismos dento-alveolares da dentição decídua e suas seqüelas na dentição permanente. Também, é necessário destacar situações cirúrgicas em clínica infantil, atenção aos pacientes de 0 a 3 anos e alertar para o papel do odontológo frente ao quadro de maus tratos na criança e demais condições que a caracterizem com especial.

Unidade de Prótese Dentária Infantil II

Código: 740037

Créditos: 14

A Unidade de Prótese Dentária II propicia o estudo da reabilitação oral de pacientes desdentados parciais e totais em três etapas simultâneas: continuação do estudo de Próteses Parciais Fixas e Próteses Totais e Introdução ao Universo de Próteses Parciais Removíveis. Desta forma, estudar-se-á o emprego de técnicas para a Reabilitação Oral de desdentados parciais e totais. Em um primeiro momento, tais procedimentos serão realizados em manequim e, a seguir, em pacientes. Em uma simultânea etapa, os alunos continuarão com o estudo de próteses totais onde executarão procedimentos de remonte e ajuste oclusal, acabamento e polimento, instalação e revisão de dentaduras, Consertos e Reembasamentos, Próteses Unimaxilares, Próteses Imediata, Oclusais metálicas sobre próteses totais, Variações de Oclusão, Estética e prótese total e Odontogeriatria. Em todas as fases, os alunos aplicarão os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na Unidade e nas Unidades afins no atendimento de pacientes nas Clínicas da Unidade.

 

 

9º Semestre

Unidade de Traumatologia e Prótese Buco/Maxilo/Facial

Código: 740024

Créditos: 07

A Unidade de Traumatologia e Prótese Buco-Maxilo-Facial destina-se a estudar os truamatismos dento-alveolares, informar os traumatismos faciais, desenvolvendo no estudante a capacidade para o seu diagnóstico (através de recursos clínicos e complementares) e atenção urgencial provisória. Classificação dos materiais. Requisitos. Fases técnicas. Próteses: nasal, auricular, extensas perdas faciais, radíferas, ocular, óculo palpebral, perdas da maxila e mandíbula e fissuras congênitas. Moldagens e modelagens faciais, Moldagem e modelagens nasais. Moldagens e modelagens auriculares. Goteiras tipo férula de Stout. Prótese ocular. Modelagens e ceroplastias indiretas. Demonstrações e atendimentos ambulatoriais.

Unidade de Prótese Dentária III

Código: 740038

Créditos: 05

A Unidade de Prótese Dentária III propicia o estudo da reabilitação oral de pacientes desdentados parciais em duas etapas simultâneas: continuação do estudo de Próteses Parciais Fixas e Próteses Parciais Removíveis. Desta forma, estudar-se-á o emprego de técnicas para a Reabiltação Oral de desdentados parciais. Serão realizados, em pacientes, procedimentos restauradores protéticos a nível a nível de prótese parciais fixas complexas (até 03 elementos) e unitárias como coroas totais metálicas e metalo-cerâmicas, coroas totais cerâmicas, Prótese adesivadas indiretas, restaurações do tipo inlays/onlays cerâmicas e restaurações metálicas fundidas. Serão ministrados conteúdos teóricos de Implantodontia de referência protética – Próteses sobre implantes. Em todas as fases, os alunos aplicarão os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na Unidade e Unidades afins no atendimento de pacientes nas Clínicas da Unidade.

 

10º Semestre

Em construção.