Sistema de Vigilância Epidemiológica para COVID-19 da UFPel

Vigilância Epidemiológica da COVID-19 na UFPel

O sistema de vigilância epidemiológica voltado ao monitoramento, prevenção e
controle dos casos de COVID-19 na UFPel será estruturado em um serviço central de
vigilância, denominado Disque-COVID UFPel, lotado na Coordenação de Saúde e
Qualidade de Vida (CSQV) com apoio das unidades administrativas e acadêmicas.
O serviço iniciará de forma remota, com três servidoras designadas para este
fim, inicialmente com atendimento no horário das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00.
A medida que atividades presencias forem retornando à rotina da UFPel, o serviço
passará a contar com sala própria, podendo ser ampliado o horário e o número de
servidores em caso de aumento de demanda.

No link segue o arquivo completo: Vigilância UFPel

Nota de Esclarecimento a Comunidade

Retorno Presencial da Faculdade de Odontologia

A Faculdade de Odontologia (FO) da Universidade Federal de Pelotas, através da direção e colegiado, vem por meio deste informar as principais medidas adotadas no enfrentamento da pandemia que permitirão o gradativo retorno acadêmico e incremento do atendimento clínico odontológico a comunidade. Desde a suspensão de atividades acadêmicas, dia 16 de Março de 2020, temos trabalhado para elevar o nível de segurança dos servidores, alunos e pacientes atendidos na FO. Formam idealizados novos protocolos de biossegurança, triagem e acolhida de pacientes entre outros. A FO tem norteado seu planejamento conforme recomendações da ANVISA, MS e Associação Brasileira para Ensino em Odontologia (ABENO) seguindo também diretrizes internacionais para odontologia. A Faculdade de Odontologia da UFPEL passou a adotar o modelo padrão de consultórios individualizados, associado a bombas de vácuo de alto desempenho na redução de aerossóis. Combinado a utilização de EPIs (máscaras padrão PFF2, e aventais descartáveis), Face shield e pijamas cirúrgicos. Para garantir uma melhor segurança dos pacientes usuários do SUS, a FO recebe pacientes encaminhados pelas UBS (Regulação). Um novo espaço foi disponibilizado para sala de espera de pacientes, respeitando o distanciamento social. A circulação do prédio foi alterada com a implementação de nova portaria, separando fluxos de entrada de pacientes e colaboradores/discentes. O Serviço Central de Triagem foi expandido e centralizado proporcionando assim centralização de informações de acesso e regulação de pacientes usuários do SUS. Em relação as atividades de ensino não presenciais estão sendo utilizados ambientes virtuais de ensino. Espaços de aulas práticas e clínicas vem recebemdo melhorias. Como papel social neste momento estamos com mais de 80 alunos e servidores auxiliando na Campanha de Vacinação contra Covid-19 no projeto SOS SUS. Serviços de Pronto Atendimento, Residências, laboratórios de pesquisa e diagnósitico e radiologia encontram-se ativos atendendo demandas regionais.

Figura 1 . Paramentação para atendimento de pacientes Figura 2 . Novos setores com a Rouparia foram estruturados.
Figura 3 . Padrão de consultórios individualizados assistindo por bombas de vácuo passam a substituir clínicas comunitárias. Figura 4 . Instalação de Acrílicos em laboratórios de Pré-Clínica

Em relação ao retorno das atividades presenciais dos estudantes, o Colegiado de Curso solicitou liberação, ao Comitê COVID/UFPel, para retorno presencial dos estudantes concluintes (9º e 10º semestres), os quais já estão em atividade presencial atualmente. Para o segundo semestre de 2021, foi solicitada a liberação dos estudantes que atuam em clínicas, pré-clínicas e laboratórios, respeitando a capacidade máxima que a infraestrutura da FO comporta frente aos novos cuidados de biossegurança. Além da liberação para retorno presencial, Colegiado de Curso solicitou vacinação para todos os estudantes que retornarem às práticas presenciais em agosto e setembro de 2021. Assim que novos espaços de clínica forem disponibilizados (reforma concluída), haverá a possibilidade acolher estudantes de outros semestres e de projetar o tempo que os estudantes levarão para integralizar o curso. Neste ano que celebramos o nosso 110 anos de fundação comprometidos em ensino pesquisa e extensão de odontologia, impactados por um cenário desafiador para a profissão da odontologia reiteramos nosso compromisso institucional.