Início do conteúdo
Objetivos

OBJETIVOS GERAIS:
– Desenvolver um conjunto de atividades de pesquisa, extensão e ensino focalizadas sobre as transformações do mundo do trabalho na região sul do Estado do Rio Grande do Sul.
– Promover o debate público sobre o desenvolvimento regional e seus impactos econômicos, sociais e ambientais, levando-se em consideração, particularmente, a questão do trabalho e do emprego como mecanismos de integração social dos trabalhadores e da população em geral e de promoção da cidadania, da igualdade social e do direito à diferença.
– Promover a pesquisa científica aprofundada e o debate acadêmico interdisciplinar sobre o tema do trabalho e emprego.
– Promover o diálogo e a cooperação com a sociedade e a comunidade não acadêmica, desenvolvendo atividades extensionistas marcadas pelo compromisso social.
– Promover a qualificação das atividades de ensino e de formação profissional, integrando e oportunizando a participação dos alunos de graduação e de pós-graduação nas atividades do Observatório.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
No âmbito da pesquisa:
– Investigar as transformações sociais e econômicas na chamada Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul e seu impacto sobre a questão do emprego e do trabalho e na produção das desigualdades sociais.
– Investigar as políticas públicas de trabalho e emprego na região, bem como os principais atores sociais ligados ao mundo do trabalho, suas práticas e representações sociais.
– Identificar e analisar os principais indicadores de mercado de trabalho e emprego na região.
No âmbito da extensão:
– Consolidar e aprimorar o Portal do Observatório Social do Trabalho na internet e seu respectivo Banco de Dados sobre trabalho e emprego na região, a partir da colaboração e articulação entre diversas áreas de conhecimento e instituições sociais.
– Viabilizar, propor, elaborar, desenvolver e executar projetos de ação e intervenção conjuntos entre diversas áreas de conhecimento e instituições sociais visando não apenas melhorar o conhecimento sobre o mundo do trabalho, mas também qualificar as ações existentes e melhorar as condições de trabalho e emprego na região.
No âmbito do ensino:
– Estimular o diálogo entre os conhecimentos acadêmicos e não acadêmicos na formação profissional dos alunos, propiciando a aproximação entre o mundo acadêmico e a realidade vivida pelos atores e instituições não acadêmicos.
– Qualificar a formação acadêmica de alunos de graduação e de pós-graduação através de sua participação em projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no âmbito do Observatório.

Translate »