Início do conteúdo
Indicadores de intermediação

Nesta página você poderá visualizar a descrição do principal indicador institucional de intermediação de mão de obra, o SINE, além de encontrar tabelas referentes à esse processo de intermediação:

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) é um orgão público coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) instituído pelo decreto n.º 76.403, de 08.10.75. Sua principal função é de intermediação da mão de obra, ou seja, estabelecer uma relação entre empregadores que ofertam vagas de empregos e trabalhadores candidatos à essas vagas, através da coleta de dados dos candidatos inscritos no sistema de forma a estruturar diferentes perfis para as vagas disponíveis. Para tanto, há instalações e agências relacionadas ao SINE por todo o país, estabelecendo uma rede de comunicação para atender essa demanda por serviços, entre os quais constam a organização de um banco de dados sobre o mercado de trabalho, identificação do trabalhador por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social e fornecimento subsídios ao sistema educacional e de formação de mão de obra. A partir de 1988, com a criação do Programa Seguro-Desemprego e a instituição do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), o SINE passa a ser custeado através desses programas, visando uma descentralização da condição da instituição. Desde então o SINE articula e executa as ações do Programa Seguro-Desemprego, (excetuando-se o pagamento do benefício, feito pela Caixa Econômica Federal), que são a Intermediação da Mão-de-Obra (IMO) e o apoio ao Programa de Geração de Emprego e Renda. O público alvo do Sistema constitui-se de: trabalhadores em geral, desempregados ou em busca de nova ocupação; pessoas portadoras de deficiência; idosos; pessoas que buscam o primeiro emprego; empregadores da iniciativa privada ou governamental.

Abaixo, você pode visualizar tabelas com dados referentes à captação e intermediação da mão de obra através do órgão público do Sistema Nacional de Empregos (SINE) nos municípios de Pelotas e Rio Grande:


2011

Tabela 1 – Indicadores de Intermediação de mão-de-obra do Sistema Nacional de Empregos (SINE), município de Pelotas.

Tabela 2 – Indicadores de Intermediação de mão-de-obra do Sistema Nacional de Empregos (SINE), município de Rio Grande.


 

2012

Tabela 3 – Indicadores de Intermediação de mão-de-obra do Sistema Nacional de Empregos (SINE), município de Pelotas.

Tabela 4 – Indicadores de Intermediação de mão-de-obra do Sistema Nacional de Empregos (SINE), município de Rio Grande.


2013

Tabela 5 – Indicadores de Intermediação de mão-de-obra do Sistema Nacional de Empregos (SINE), município de Pelotas.

Tabela 6 – Indicadores de Intermediação de mão-de-obra do Sistema Nacional de Empregos (SINE), município de Rio Grande.


2014

Tabela 7 – Indicadores de Intermediação de mão-de-obra do Sistema Nacional de Empregos (SINE), município de Pelotas.

Tabela 8 – Indicadores de Intermediação de mão-de-obra do Sistema Nacional de Empregos (SINE), município de Rio Grande.

Translate »