Você conhece a aromaterapia?

O Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe à população 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), dentre eles a Aromaterapia. Isso porque existem evidências científicas demonstrando os benefícios da associação da medicina convencional com as práticas integrativas e complementares.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, como prevenção de diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

A aromaterapia é uma prática terapêutica que utiliza os óleos essenciais com a intenção de promover ou melhorar a saúde e o bem-estar.

Óleo essencial é um concentrado volátil extraído de vegetais para ser utilizado com a finalidade terapêutica. De forma complementar, os óleos essenciais ajudam a recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo visando a promoção da saúde física e mental.

Com amplo uso individual e/ou coletivo, a aromaterapia pode ser associada a outras práticas – como terapia de florais, cromoterapia, entre outras – e considerada uma possibilidade de intervenção que potencializa os resultados do tratamento adotado.

É uma prática multidisciplinar, é utilizada por diferentes profissionais como enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, médicos, veterinários, terapeutas holísticos, dentre outros. Além de poder ser empregada em diferentes áreas.

Curiosidade: Na França e na Inglaterra, nos anos 30, já pesquisavam-se e utilizavam-se os óleos essenciais. Além disso, há 40.000 anos, os aborígenes australianos já utilizavam práticas de afumentação para tratar infecções respiratórias.

Referências bibliográficas:

BAUDOUX, Dominique. L’Aromathérapie- Se soigner par les huiles essentielles, éditions Amryris. 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Práticas Integrativas e Complementares (PICS): quais são e para que servem. Disponível em: <https://saude.gov.br/saude-de-a-z/praticas-integrativas-e-complementares> Acesso em: 23 set. 2020

Comments

comments