Atividades complementares

A Formação Complementar é uma dimensão obrigatória que se caracteriza pela abertura de possibilidades de aquisição pelo estudante de conhecimentos e experiências acadêmicas em áreas do saber que mantêm conexões com as do seu curso em atividades extra classe.
Dessa forma, o aluno poderá desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, tais como participação em cursos, seminários, palestras, atividades artístico-culturais, iniciação científica, monitoria, entre outras, desde que sejam de áreas afins com sua formação acadêmica.
Para estas atividades, estão previstas 204 horas. O estudante não deverá extrapolar 50% desta carga horária total em um único tipo de atividade. As Atividades Complementares poderão ser realizadas nos horários extra-classe e durante as férias curriculares. A análise da pertinência dessas atividades complementares será realizada em reunião de colegiado.
Cabe ao discente, em caso de dúvida, buscar informação prévia junto ao colegiado do curso sobre a validade da atividade pretendida.
Serão consideradas atividades válidas para integralização da formação complementar:
– Oficinas com temas relacionados à gastronomia;
– Visitas técnicas;
– Participação em seminários, conferências, simpósios, mesas-redondas e congressos na área;
– Atividades de monitoria;
– Participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão;
– Participação em grupos de estudos, desde que aprovados pelo Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia;
– Participação em eventos gastronômicos.
– Representatividade discente junto ao departamento de nutrição, colegiado do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia e conselho departamental da Faculdade de Nutrição.

Tabela de Horários de Atividades Complementares