Apresentação

O curso de gastronomia da UFPel foi criado pela Faculdade de Nutrição e faz parte da mesma. Está instalado no Campus Porto. Foi inaugurado em 2010, tendo ingresso anual de novas turmas, realizado no 2º semestre do ano letivo. O curso conta atualmente com docentes graduados em: Gastronomia (4), Turismo (1), Engenheira de produção (1), Nutrição (do curso de Nutrição), além de diversos professores convidados de outras áreas. Obteve conceito 4 na avaliação do MEC e está em processo de reconhecimento após a formação da primeira turma (2012/2).

Objetivo geral
Formar profissionais em gastronomia, habilitados para o exercício ético das atividades de produção culinária e gerenciamento em serviços de alimentação, seguindo padrões gastronômicos internacionais, respeitando as características histórico-culturais e a promoção da saúde humana, com noções da cadeia produtiva de alimentos e com conhecimento de gestão voltada ao setor gastronômico em geral.

Requisitos de acesso
A forma de ingresso ao Curso é realizada por processo seletivo, de acordo com normas vigentes da Instituição. Atualmente, a UFPel adota a seleção pelo Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e Sistema de Seleção Unificada – SISU. Há, ainda, a possibilidade de ingresso via Programa de Avaliação da Vida Escolar – PAVE e, de acordo com a disponibilidade de vagas, via Reopção, Reingresso, Transferência e como Portador de diploma de nível superior.