Grupo de Laptops: desenvolvimento de processos composicionais
Coordenação: James Correa
Com o desenvolvimento nos últimos anos da informática abriram-se novas possibilidade de utilização de computadores como instrumentos musicais em tempo real. Isso levou ao surgimento de uma nova categoria de grupos musicais utilizando apenas computadores e periféricos como meios de produção sonora, em 2005 foi criado na Universidade de Princeton (EUA) o primeiro grupo de laptops denominado Princeton Laptop Orchestra (PLOrk). Desde então foram criados grupos em Oslo (Noruega), Dublin (Irlanda), Moscou (Rússia), Stanford e Louisiane (EUA). As características intrínsecas dessa formação demandam processos composicionais específicos que carecem de estudo mais aprofundado. Nesse sentido, a presente pesquisa terá como foco as seguintes questões: Dissolução da definição de fronteiras entre as atividades envolvendo interpretação, composição e criação de instrumentos, que instiga uma atitude artística menos linear e mais holística do processo criativo. A diversificação das possibilidades de interface envolvendo música e o espaço da difusão sonora; O desenvolvimento de processos composicionais tanto é influenciado pelas ferramentas tecnológicas existentes quanto, ao mesmo tempo, colabora com o desenvolvimento de novas tecnologias alavancando o surgimento de inovações tecnológicas.
Síntese sonora dodecafônica
Coordenação: Rogério Constante
A pesquisa explora a utilização do método dodecafônico na síntese sonora, bem como as possibilidades expressivas da consequente técnica de síntese na composição e na interpretação musical. Foi desenvolvido um software para síntese dodecafônica, no ambiente de programação Max/MSP, que permita a aplicação da técnica dodecafônica aos diversos parâmetros da síntese sonora. O material sonoro criado através da técnica de síntese dodecafônica está sendo utilizado na interpretação musical por meios eletroacústicos de obras dodecafônicas do séc. XX, entre elas a Op.27 de Anton Webern, e em composições originais.
Piano preparado: pesquisa e criação de repertório
Coordenação: Lucia Cercini
Desenvolver projeto de fomento à criação de novas composições para piano preparado, sobretudo criações dos compositores vinculados ao grupo de pesquisa do NuMC/ UFPel; Investigar as implicações da exploração dos timbres do piano preparado na construção de uma interpretação, desde a preparação do instrumento até a performance; Instigar a reflexão da pesquisa em interpretação musical – relação prático-teórica; Fortalecer o trabalho colaborativo entre intérpretes e compositores no grupo de pesquisa e em colaborações externas.
Práticas Interpretativas no Repertório Brasileiro Contemporâneo para Piano Solo
Coordenação: Joana Holanda
O projeto “Práticas interpretativas no Repertório Brasileiro Contemporâneo para Piano Solo” insere-se na linha de pesquisa “Práticas Interpretativas na Música Contemporânea”. A pesquisa realizará um levantamento, seleção e estudo de repertório para piano solo de compositores brasileiros da atualidade. Abordará o repertório selecionado enfocando aspectos de sua prática interpretativa, interface com as novas notações, estratégias de preparação e de apresentação. Entendemos que para tal, envolverá a participação de diversos agentes; intérpretes, compositores, estudantes e ouvintes. O objetivo central da pesquisa é consolidar a importância das práticas interpretativas na produção recente. Entre seus objetivos específicos está: Fomentar um levantamento das obras recentes para piano solo de compositores brasileiros; Descobrir os recursos expressivos e de expansão sonora propostos pelo repertório em sua relação com a interpretação;Divulgar o repertório de piano solo e o repertório de música contemporânea brasileira em instituições acadêmicas e para a comunidade em geral e Subsidiar a formação acadêmica ampliando o conhecimento dos estudantes sobre a Música Contemporânea, bem como estimular a formação de novos pesquisadores.
Práticas interpretativas no Repertório Brasileiro para Piano Preparado
Coordenação: Joana Holanda
Este projeto propõe uma pesquisa em práticas interpretativas enfocando a produção recente de composições brasileiras para piano preparado. Devido à literatura brasileira especializada permanecer carente de estudos enfocando a rica produção contemporânea e percebendo-se a necessidade de dar continuidade a pesquisas anteriores, procura-se investigar as implicações da exploração dos timbres do piano preparado na construção de uma interpretação, desde a preparação do instrumento até a performance. Através de obras selecionadas do repertório brasileiro para piano preparado, será desenvolvida uma pesquisa abordando técnicas de preparação do piano e suas implicações interpretativas. A pesquisa busca contribuir para a divulgação do repertório de piano preparado e do repertório de música contemporânea brasileira; para a investigação de implicações interpretativas da exploração dos timbres; para o subsídio da formação acadêmica ampliando o conhecimento dos estudantes sobre a Música Contemporânea, bem como para estimular a formação de novos pesquisadores. Inclui-se ainda a realização de recitais e concertos de extensão, a utilização dos recursos pesquisados neste repertório para as aulas de instrumento, análise e composição e o enriquecimento do acervo de partituras, CDs e livros da Musicoteca da UFPel.
A pedagogia contemporânea da flauta transversal no Brasil: discursos de perspectivas pedagógicas
Coordenação: Raul Costa D’Avila
A pesquisa investigará a prática pedagógica de conceituados professores de flauta que atuam e/ou atuaram em instituições de ensino no Brasil. Os dados coletados serão analisados sob a luz de correntes filosóficas, pensamentos, abordagens ou concepções de ensino que auxiliem na compreensão, na interpretação e, sobretudo, na reflexão crítica sobre a maneira de ensinar dos professores. Após a análise dos documentos, será organizado um inventário de tópicos pedagógicos, que além de contribuir para uma compreensão mais minuciosa das práticas pedagógicas investigadas, vai colaborar para estabelecer relações de pensamentos, transversalizar informações, observar ideias e pensamentos mais significativos no cotidiano do professor de flauta. Como produto final pretende-se delinear a pedagogia contemporânea desenvolvida pelos professores de flauta transversal no Brasil, publicando o delineamento e o inventário das práticas pedagógicas investigadas. A pesquisa pretende também instigar os alunos a desenvolverem pesquisas voltadas ao cotidiano do professor de instrumento na preparação e execução de seu ensino; trazer uma discussão crítica sobre as práticas de ensino da flauta transversal desenvolvida no Brasil, registrar e perpetuar por escrito práxis, maneiras de ensinar, ou, mais nomeadamente, perspectivas pedagógicas contemporâneas e colaborar para o preenchimento de uma lacuna no campo da pesquisa em música no Brasil, uma vez que grande parte dos professores de instrumentos ou pesquisadores instrumentistas, se considerarem mais adequado, ainda não consideram a pesquisa sistemática sobre o ensino de instrumento, no dia a dia da sala de aula, como uma prática investigativa pertencente ao seu campo de ação.