A produção do conhecimento nos remete a optar pelo eixo das condições crônicas e suas interfaces, bem como, a formação de recursos humanos para assistência e pesquisa na área temática, tendo como objetivo desenvolver estudos em diferentes abordagens teóricas e metodológicas nas interfaces da família e nas condições crônicas de prevenção, reabilitação e controle da saúde do grupo familiar.

Em setembro de 2008 realizou com apoio financeiro do CNPq, o Seminário Internacional de Estratégias de cuidado a indivíduos familiares e grupos. Foram realizadas duas pesquisas que deram origem a duas dissertações já concluídas e vários outros trabalhos de conclusão de curso de graduação.

Atualmente, o grupo conta com três linhas de pesquisa: Estudos sobre Práticas contemporâneas do cuidado de si e dos outros; Família e condições crônicas de saúde; O idoso e a família no cuidado para prevenção, reabilitação e controle de condições crônicas.

Fazem parte do grupo docentes da UFPel e outras universidades, bem como alunos de doutorado, mestrado, graduação e também outros profissionais de saúde, articulando e possibilitando a troca de conhecimento através de reuniões e outros eventos propostos.

O NUCCRIN é liderado atualmente pela professora Dra. Franciele Roberta Cordeiro, tendo como více-líder a professora Dra. Lilían Moura de Lima Spagnolo.