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Histórico

O órgão institucional responsável pela Gestão Ambiental da UFPel tem origem no Grupo de Estudos para Tratamento de Resíduos (GETR) criado pela Portaria nº 1.306 de 14 de dezembro de 2005. O GETR foi criado pela Administração Central durante a tese de doutorado desenvolvida pela pesquisadora Luciara Bilhalva Corrêa no Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental da FURG, intitulada “Construção de políticas para a gestão dos resíduos em uma Instituição de Ensino Superior na perspectiva da educação ambiental”. O GETR esteve instituído sob o status de comissão, o que contribuiu para a percepção de que a UFPel precisava avançar na estratégia institucional de gestão ambiental.

Em 2008, a UFPel institucionaliza o tema em seu Organograma criando o Núcleo de Saneamento Ambiental (NSA), alocado na Pró-Reitoria de Infraestrutura. No decorrer dos anos, o órgão ambiental da administração central transitou no organograma institucional. O NSA foi transformado em Coordenadoria em 2009 e alocado no Gabinete do Reitor (GR) pela Portaria nº 1.632 de 20 de outubro de 2009, “ad referendum” do Conselho Universitário (CONSUN), passando a ser denominado Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA). Em 2013, por aprovação no CONSUN, a CGA é novamente alocada na Pró-Reitoria de Infraestrutura, identificada como Coordenação de Gestão Ambiental. Atualmente, o órgão é denominado Núcleo de Planejamento Ambiental (NPA) e está vinculado à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.

Portaria nº 1.306 de 14 de dezembro de 2005: Cria o Grupo de Estudos para Tratamento de Resíduos (GETR);

Portaria nº 1.252 de 15 de setembro de 2008: Designa, pro tempore, servidor para exercer chefia do Núcleo de Saneamento Ambiental (NSA), vinculado à Pró-Reitoria de Infraestrutura (PRIE);

Portaria nº 201 de 19 de fevereiro de 2009: Transforma o Núcleo de Saneamento Ambiental (NSA) em Coordenadoria;

Portaria nº 1.632 de 20 de outubro de 2009: Transforma a Coordenadoria de Saneamento Ambiental (CSA) em Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e aloca, “ad referendum” do CONSUN, a CGA no Gabinete do Reitor (GR), desvinculando-a da PRIE;

Reunião de 25 de maio de 2013 do Conselho Universitário: Aprova o novo Organograma da UFPel, onde a antiga Coordenadoria de Gestão Ambiental passa a denominar-se Coordenação de Gestão Ambiental (CGA), vinculada à Pró-Reitoria Adjunta de Infraestrutura (PRAINFRA);

Resolução nº 06 de 23 de junho de 2017 do Conselho Universitário: Aprova a nova estrutura administrativa da UFPel, onde é criado o Núcleo de Planejamento Ambiental (NPA), vinculado à Coordenação de Desenvolvimento do Plano Diretor da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN).

A atual estrutura administrativa da UFPel pode ser acompanhada no link a seguir: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/06/27/ufpel-muda-estrutura-administrativa/