Série Fronteiras e Identidades, vinculadas ao PPGH UFPel publica textos de Professores do NDH

A partir da produção dos professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em História da UFPel e das discussões ocorridas nas três edições do Encontro Internacional Fronteiras e Identidades, promovidas pelo PPGH e NDH/UFPel, foi criada a série Fronteiras e Identidades, com a proposta de publicar os resultados de pesquisas na área das Ciências Humanas que estejam relacionadas à disciplina da História e tragam recente contribuição para este campo de estudos.

O primeiro volume, organizado pela Profa. Clarice Speranza e pelo Prof. Alisson Droppa, intitulado Mundos do Trabalho: campo de estudos em transformação, traz contribuições de pesquisadores vinculados ao Núcleo e ao PPGH UFPel. É o caso do trabalho de Micaela Irene Scheer, Sapateiros lutam por seus direitos e preservam sua história: cotidano fabril e experiências dos trabalhadores através dos processo trabalhistas (Pelotas: 1940-1965). Também foi a partir do acervo do NDH que Tamires Xavier Soares produziu o texto Os Reservistas têm direito: o Decreto-Lei 5.689 e a luta na Justiça do Trabalho de Pelotas. Por fim, ainda no primeiro volume, encontra-se o resultado das pesquisas de Camila Martins Braga, com o texto Uma análise da atuação do advogado Antônio Ferreira Martins na Justiça do Trabalho de Pelotas/RS (1941- 1945).

O segundo volume da série, História e mídias: diálogos (im)prováveis,  foi organizado pelos Professores Aristeu Elisandro Machado Lopes, Daniele Gallindo Gonçalves Silva e Vinícius Cesar Dreger de Araújo e reúne parte dos trabalhos apresentados em dois Simpósios Temáticos – “Entre História(s) e Literatura(s):diálogos (im)possíveis” e “História e Mídias” – realizados durante o III Encontro Internacional Fronteiras e Identidades. Os capítulos deste volume evidenciam a importância atribuída pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFPel aos estudos sobre as imagens, além de possibilitar as trocas acadêmicas e interuniversidades entre os comunicadores que participaram das sessões e ampliar a visibilidade das pesquisas desenvolvidas no âmbito da linha de pesquisa do Programa. As temáticas das pesquisas apresentadas nos capítulos também contribuem com a proposta interdisciplinar do LIPEEM/UFPel.

O terceiro volume, organizado pelo Prof. Jonas Vargas, tem como título Belicosas fronteira: contribuições recentes sobre política, economia e escravidão em sociedades americanas (século XIX) e trata de temas como “Identidades e nações em (re)construção: fronteiras, guerras e política no oitocentos” e “Escravidão, economia e sociedade em fronteiras americanas”.

Todos os volumes estão disponíveis para download nos links abaixo:

Série Fronteiras e Identidades;

Mundos do Trabalho: campo de estudos em transformação;

História e mídias: diálogos (im)prováveis;

Belicosas fronteira: contribuições recentes sobre política, economia e escravidão em sociedades americanas (século XIX).

Confira! Boa leitura!