Início do conteúdo
Atendimento Educacional Especializado

Texto em Libras – Clique Aqui

 

A Seção de Atendimento Educacional Especializado tem por objetivo promover e auxiliar na acessibilidade e inclusão de acadêmicos com Deficiências, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades e/ou Superdotação, oriundos dos diversos cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFPEL. O atendimento aos acadêmicos tem por finalidade elencar as necessidades educativas específicas de cada um, para que seu aprendizado se desenvolva de forma qualificada e acessível. Após o atendimento pela seção de AEE, as educadoras especializadas elaboram um documento orientador a ser encaminhado aos Coordenadores e professores dos Cursos com  orientações de como desenvolver as habilidades desses acadêmicos,  quais adequações e recursos serão necessários.

 

Cabe, ainda, a seção de AEE, a formação e orientação aos tutores destinados ao acompanhamento pedagógico dos alunos com deficiência, o apoio a docentes e técnico-administrativos que necessitam de recursos de acessibilidade.

 

Além destas ações específicas envolvendo a aprendizagem dos alunos, a seção desenvolve parceria com o Núcleo Psicopedagógico da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis no encaminhamento para atendimento psicológico, caso o acadêmico atendido pela SAEE necessite.

 

Para solicitar o atendimento da SAEE, acesse a  aba  “agendamento de atendimento” e preencha o formulário online.