Início do conteúdo
Projetos Inclusivos

simbolo libras  Texto em Libras – Clique Aqui

MathLibras

O MathLibras é um projeto financiado pelo CNPq para a produção de videoaulas de Matemática com tradução em Libras. É coordenado pela Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann e pela profa. Tatiana Bolivar Lebedeff. São parceiros do MathLibras o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) e o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Atualmente conta com a participação de cinco bolsistas, três professores surdos, duas intérpretes e voluntários

O material já está disponível no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC7rtwOJBv4c4PyIhSFvg3Hg/videos

TILS participante: Elisabete Strelow de Castro

 

simbolo libras  Texto em Libras – Clique Aqui

Obalibras

O projeto Obalibras (Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Libras) está vinculado a um projeto de pesquisa maior, denominado ABORDAGEM COMUNICATIVA, OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE LÍNGUAS E O LUGAR DA CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUAS DE SINAIS. A pesquisa, iniciada em 2015, desenvolve, atualmente, duas linhas de ação. Uma delas é a produção de um aplicativo denominado Sinalibras e, a outra, o Obalibras, que produz vídeos para o ensino comunicativo de Libras. O processo de produção de vídeos iniciou com pesquisa teórica e análise de vídeos já produzidos, disponibilizados na Internet. Como não existem parâmetros para o ensino de Libras como L2 nas disciplinas dos Cursos de Graduação, a proposta do Obalibras foi baseada nos cursos de British Sign Language (BSL). Os cursos de BSL seguem um currículo comum determinado pelo UK Occupational Language Standards. Esse currículo foi desenvolvido para ensinar habilidades e conhecimentos de língua necessários em ambientes de trabalho, e possui uma equivalência com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Foram produzidos 14 roteiros já filmados e em processo de edição. Acompanha, cada roteiro, um glossário.

O material já está disponível no Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UCvd4qQ4_OR3w7kIgUSO-UpA

Os vídeos tem como pressuposto situações comunicativas para que ouvintes possam interagir com surdos, pensando na inclusão das pessoas surdas na Universidade. 

TILS participante: Joseane Maciel Viana

 

simbolo libras   Texto em Libras – Clique Aqui 

Grupo DownDança – Projeto Carinho

O grupo de dança do Projeto Carinho existe desde 1997, envolvendo crianças e adolescentes com Síndrome de Down. Desde então, nas aulas, tem-se procurado desenvolver um trabalho harmônico onde o ritmo e o movimento são seus principais instrumentos.

O objetivo principal das atividades rítmicas é possibilitar à pessoa com Síndrome de Down uma oportunidade de experiência motora, explorando as limitações corporais de cada integrante, criando situações num processo de ensino e aprendizagem vivenciados pelos alunos da graduação.

Os exercícios rítmicos realizados com regularidade permitem vencer, em alguns casos, a falta de coordenação e equilíbrio. Para a aquisição do domínio do seu corpo, a pessoa necessita conhecê-lo e, para tal, desenvolver experiências em relação aos outros e aos objetivos que a rodeiam. Dessa forma, reconhece suas capacidades e limitações, sabe do que é capaz, tem consciência de si, e assim tem possibilidades de se desenvolver e crescer.

Como arte conceitual, a dança é uma forma de comunicação e expressão, e uma das manifestações inerentes à natureza do homem presentes nos acontecimentos da vida. Ela estabelece íntima relação com as emoções e sentimentos humanos. A terapia pela dança tem sido, por muito tempo, uma valiosa ajuda na descoberta das individualidades.

 

simbolo libras  Texto em Libras – Clique Aqui

A comunidade surda reinventando a arte do balé

O Projeto de Extensão “A Comunidade surda reinventando a arte do balé” tem por objetivo levar cultura e arte para surdos da cidade de Pelotas, através das ações de ensino de dança para surdos adultos, aulas de balé clássico para crianças surdas, bem como aulas de literaturas adaptadas ao balé.

As aulas de balé e literatura adaptadas ao balé para as crianças surdas ocorrem três vezes por semana na Escola Alfredo Dub. As aulas de dança para adultos surdos ocorrem uma vez por semana nas dependências do Centro de Artes.

#PraTodosVerem – Foto na sala de aula de quatro alunas do balé sentadas desenhando.

#PraTodosVerem – Foto na sala de aula dos professores com seus alunos do balé. Todos estão sorrindo para a foto e fazendo em Libras o sinal “eu te amo”.

#PraTodosVerem – Foto com duas professoras do balé com suas alunas. Uma professora está tirando a selfie e atrás está a outra professora sentada no chão com as alunas posando para a foto.