Início do conteúdo
Perguntas Frequentes

Texto em Libras – Clique Aqui

 

Como criar um PowerPoint acessível?

O PowerPoint é uma ferramenta muito utilizada por professores e alunos na criação de apresentações, assim algumas praticas devem ser seguidas para criar uma apresentação acessível.

No link se encontram algumas dicas para tornar sua apresentação acessível

Dicas para PowerPoint acessível


Texto em Libras – Clique Aqui

 

Como fazer a descrição de imagens?

  • Coloque a hashtag #PraCegoVer.
  • Anuncie o tipo de imagem: fotografia, cartum, tirinha, ilustração…
  • Descreva da esquerda para a direita, de cima para baixo.
  • Informe as cores: Fotografia em tons de cinza, em tons de sépia, em branco e preto [se a foto for colorida, não precisa informar “fotografia colorida”, porque você vai dizer as cores dos elementos da foto na descrição e a indicação ficará redundante. Se você já vai dizer que a moça está de casaco vermelho, ao lado de flores amarelas, não preciso dizer que a foto é colorida].
  • Descreva todos os elementos de um determinado ponto da imagem e só depois passo para o próximo ponto, criando uma sequência lógica.
  • Descreva cada ponto com poucas palavras.
  • Você pode começar pelos elementos menos importantes, contextualizando a cena, e ir afunilando até chegar ao clímax, no ponto chave da imagem.
  • Evite adjetivos. Se algo é lindo, feio, agradável, a pessoa com deficiência é quem vai decidir, a partir da descrição feita.

Texto em Libras – Clique Aqui

 

O que é acessibilidade na web?

Acessibilidade na web refere-se à prática inclusiva de fazer web sites que possam ser utilizados por qualquer pessoa, tendo alguma deficiência ou não. Se os sites são corretamente criados, desenvolvidos e editados, todos os usuários podem ter igual acesso as informações e funcionalidades.


Texto em Libras – Clique Aqui

 

Quais são as diretrizes de acessibilidade para conteúdo?

Fornecer alternativas textuais para conteúdos não textuais, como por exemplo, descrever imagens e vídeos. Fazer todas as funcionalidades do site serem acessíveis/navegáveis pelo teclado. O texto deve ser legível e compreensível, tendo um tamanho de fonte que facilite a leitura ou com a opção de aumentar o tamanho da fonte. O conteúdo deve ser robusto o suficiente para ser interpretado de forma concisa por qualquer usuário, incluindo tecnologias assistivas.


Texto em Libras – Clique Aqui

 

O que é ser acessível?

É dar condições de alcance, percepção e entendimento não apenas dos espaços físicos, mas também da informação, produtos e serviços, eliminando barreiras para possibilitar acesso a todo e qualquer material produzido, em áudio ou vídeo, adaptando todos os meios que a tecnologia permite.


Texto em Libras – Clique Aqui

 

Por que um site deve ser acessível?

Para permitir que qualquer pessoa, usando qualquer dispositivo ou tecnologia de navegação possa ter pleno entendimento das informações apresentadas e também total habilidade de interação.


Texto em Libras – Clique Aqui

 

Como obter o texto contido em imagens?

Muitas vezes nos deparamos com uma imagem que contém diversas informações textuais importantes e nenhuma descrição do que está nela, ficando impossível que um software de leitura de tela reconheça este texto. Como alternativa para contornar este problema, o Google drive oferece um excelente recurso.

1 – Faça o upload da imagem desejada para dentro do seu Google drive.

2 – Assim que estiver concluído, clique com o botão direito sobre a imagem que você acabou de adicionar ao drive e vá até a opção “abrir com”, e depois selecione “Documentos Google”.

3 – Então, uma nova aba será aberta no seu navegador com o editor online de texto do Google, e no editor estará o texto que foi reconhecido na imagem.

Para que este método funcione e o programa consiga reconhecer todos os caracteres, o texto da imagem deve estar bem claro e legível. Dificilmente o programa reconhecera texto escrito a mão.