Início do conteúdo
Aplicativos

APLICATIVOS

Está seção lista alguns aplicativos para acessibilidade, que podem ajudar em algumas situações do dia a dia. Primeiro aparece o  nome do aplicativo, depois uma rápida descrição e por fim os links para fazer o download de acordo com o sistema operacional do seu smartphone, Android ou iOS. Se você estiver acessando pelo celular, quando clicar no link que corresponde a versão do sistema operacional do seu Smartphone ou Tablet, você será direcionado para a loja de aplicativos do seu aparelho onde poderá fazer o download.

 

Guiaderodas

O aplicativo guia de Rodas serve para avaliar a acessibilidade dos locais e pesquisar lugares que já foram avaliados. As avaliações podem ser feitas por qualquer pessoa, mesmo que não possua nenhuma dificuldade de locomoção, dessa forma você estará ajudando diversas pessoas que querem ir a algum lugar, mas não sabem se vão conseguir entrar.

Versão Android

Versão iOS


Hand Talk

O Hand Talk é um tradutor de bolso usado como um recurso de tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras). Hugo, um simpático intérprete 3D, faz a tradução de texto e de voz para Libras estreitando laços entre surdos e ouvintes. O aplicativo também conta com uma sessão educativa chamada Hugo Ensina, com uma série de vídeos que ensinam crianças e adultos, expressões e sinais em libras.

Versão Android

Versão iOS


Acessibilidade – CittaMobi

Você não precisa mais estar no ponto para saber que horas seu ônibus vai passar. O CittaMobi cuida disso para você. Com ele é fácil se programar, seja para ir para o trabalho, para casa ou para a balada, saiba em tempo real a que horas seu ônibus vai chegar. Com a versão Acessibilidade é possível consultar as previsões através do Voice Over do seu iPhone ou ativando o Talk Back no Android.

Versão Android

Versão iOS


Wheelmap

O Wheelmap é um aplicativo, desenvolvido por uma ONG alemã, que serve para encontrar e marcar lugares acessíveis para cadeira de rodas em todo o mundo. Qualquer pessoa pode adicionar lugares públicos ao mapa avaliando-os de acordo com um sistema de semáforo simples, ajudando pessoas que usam cadeira de rodas a planejar seus dias com mais facilidade.

Versão Android

Versão iOS


 Be My Eyes 

O Be My Eyes é um app que ajuda a conectar pessoas cegas ou deficientes visuais a voluntários que enxergam, e possibilita que esses voluntários sejam os olhos, através de uma conexão de vídeo e áudio, auxiliando em qualquer coisa desde saber o prazo de validade do leite até saber se suas roupas combinam. As chamadas podem demorar alguns minutos e dependem de pessoas reais para auxiliar, então se recomenda que o usuário com deficiência visual seja paciente.

Versão Android

Versão iOS


Aramuno

Esse app é um jogo com o objetivo de auxiliar no ensino de crianças com distúrbios de aprendizagem (especialmente dislexia). Em Aramumo, o jogador dever ouvir um conjunto de palavras e então arrastar as bolhas flutuantes na tela às posições corretas na grade quadricular, de forma que as setas correspondam às palavras ouvidas. O aplicativo só se encontra disponível para o sistema Android.

Versão Android


ProDeaf tradutor

Traduza frases e palavras de português para Língua Brasileira de Sinais (Libras), ou de inglês para Língua Americana de Sinais (ASL). O aplicativo foi projetado e desenvolvido com tecnologia totalmente brasileira, vindo para facilitar a comunicação entre ouvintes e pessoas com deficiência auditiva.

Versão Android


Madness’s Daze

O aplicativo é um jogo baseado em um conto Howard Phillips Lovecraft, escritor norte-americano do gênero de terror. O jogo possui sons e imagens em 3D, dando ao jogador a sensação de imersão no cenário. Outro diferencial é o VoiceOver, A tecnologia oferece a descrição de tudo que está na tela e é feita por uma integrante do grupo de desenvolvedores do aplicativo. O Desafio do jogo é fazer a personagem principal fugir de um hospício encontrando dois objetos que serão usados na fuga.

Versão iOS


Lookout

O Lookout funciona com o aparelho pendurado no pescoço ou no bolso de uma camisa, desde que a câmera traseira esteja voltada para a visão frontal do usuário. O app promete reconhecer textos, pessoas, objetos, placas de sinalização e outros elementos notificando o usuário via áudio. Infelizmente o app não se encontra disponível para download, pois ainda está em fase de desenvolvimento pela Google, porém quando for lançado se cumprir tudo o que promete deve ser de grande ajuda no dia a dia de pessoas com deficiência visual.