Dinâmica das salas:
- Cada apresentador/a terá impreterivelmente 10 minutos para fazer a sua exposição. O monitor da sala levantará a placa quando faltarem 3 minutos para o encerramento;
- A utilização de slides/Power Point é opcional;
- Ao final de cinco apresentações é possível fazer uma pausa e/ou dar sequencia às demais apresentações;
- O debate poderá será realizado ao final de todas as apresentações ou ao final da 5ª apresentação. Tudo isso será combinado com o/a mediador/a da sala no início das atividades.
________________________________________________________________________________________________________________
Trabalhos aprovados
19 de novembro (terça-feira) – 19:00 às 22 horas
Relatos de experiências em sala de aula (PIBID, RP)
Sala 44 (CEHUS)
Mediador: Nathália Estevam (PPGH/UFPEL)
*Projeto “História Ancestral” no Instagram: Descolonizando os saberes através das mídias digitais
Milene do Nascimento Pereira; Richard Farias Soares
*Atuação da Educação Patrimonial na promoção do respeito e valorização da cultura imaterial indígena
Andreina Hardtke Corpes; Ariane Regina Bueno da Cunha
*Agente de sua própria história: a trajetória do africano Rufino José Maria e as estratégias para o ensino de história da escravidão
Rafaela May Amaral; Andreina Hardtke Corpes;
*Cartas de estudantes de nono ano: combatentes da Segunda Guerra Mundial
Ryan dos Santos Cardoso
*O programa de residência pedagógica como um espaço de construção de um ensino de história como prática de liberdade: Reflexões feitas durante a regência
Larissa Azevedo da Silva
Ensinando e aprendendo: um relato de experiência de duas professoras em formação
Nathalia Lima Estevam; Bethânia Luisa Lessa Werner
*Mansa Musa e o Mali: desconstrução da hegemonia ocidental na “Idade Média” e valorização da história africana no Ensino de História – uma experiência PIBID
Franciele Silva Soares; Leonardo da Silva Lopes
________________________________________________________________________________________________________________
19 de novembro (terça-feira) – 19:00 às 22 horas
TCC / Iniciação Científica / Mestrado / Doutorado
Sala 30 (CEHUS)
Mediadora: Lisiane Sias Manke (DH/PPGH/UFPEL
*Investigando a consciência histórica por meio da construção de narrativas: um trabalho com alunos do sexto ano do ensino básico
Larissa Azevedo da Silva
*A visão pedagógica de Antonio Gramsci como ferramenta para o ensino de história
Larissa Ceroni de Morais
*Call of Duty: Modern Warfare ® ️: jogos eletrônicos e a consciência histórica
Lucas Carvalho Bittencourt
*O mito da Medusa em Percy Jackson e o Ladrão de Raios de Rick Riordan: sugestões de uso do mito em sala de aula do Ensino Fundamental e Médio
Isadora Lebedeff Camargo; Daniele Gallindo Gonçalves
As relações entre o Ensino de História e Educação Inclusiva: uma análise a partir de entrevistas com professoras do município de Pelotas, RS
Gabriela Muller Rubira
*Práticas de leitura e escrita nas aulas de história: estratégias para o desenvolvimento do letramento em história
Krisley Hepp Decker
________________________________________________________________________________________________________________
19 de novembro (terça-feira) – 19:00 às 22 horas
TCC / Iniciação Científica / Mestrado / Doutorado
Sala 33 (CEHUS)
Mediadora: Euler Zanetti (PPGH/UFPEL)
*A importância do ensino de história no PROEJA: perspectivas dos estudantes
Luane Nunes Trindade; Claudia Smaniotto Barin.
*Tecendo Memórias e Fortalecendo a Democracia: Reflexões Sobre a Ditadura Civil-Militar em sala de aula
Natália Centeno Rodrigues
*O uso do termo “ideologia de gênero” na mídia digital: implicações para o debate educacional e de gênero no Brasil
Thayná Dalsasso; Wilian Bonete
*Atuação da Educação Patrimonial na promoção do respeito e valorização da cultura imaterial indígena
Andreina Hardtke Corpes; Ariane Regina Bueno da Cunha
*Cata-Ehventos: Divulgação científica e Ensino de História através de Podcast
Sabrina Klug Thurow; Wilian Bonete.
________________________________________________________________________________________________________________
21 de novembro (quinta-feira)- 19:00 às 22 horas
Relatos de Estágio Supervisionado
Sala: 44 (CEHUS)
Mediador: Natiele Mesquita (SMED/PPGH/UFPEL)
*Júri Simulado: alunos como protagonistas na sala de aula
Carla Giane Blödorn Rutz; Emilsielem Falcão Voese
* Relato de experiência no Estágio Supervisionado: o ensino de história indígena em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental
Víctor Blaskoski Lehugeur
* Aprender brincando: relato de experiência docente durante o estágio supervisionado no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil
Isadora Cavada da Silva
* História é Arte e Arte é História: criação e uso de releituras de obras de arte no ensino de história em turmas do ensino fundamental e médio
Lóren Cantiliano Ximendes
* Uma outra visão sobre a independência: relatos de práticas durante o estágio supervisionado no colégio municipal pelotense
Samuel Sias Teixeira Furtado
*Relato de experiência do Estágio Supervisionado no Ensino Médio
Lutero Borges De Medeiros Junior
* Cinema e Ensino de História: relato de experiência sobre o uso do filme “Nada de novo no front” nas aulas ministradas no nono ano do ensino fundamental
Amanda Rodrigues Guelso
* Formar-se professora: relato de experiência das práticas docentes do Estágio Supervisionado do Ensino Médio na E.E.E.M Monsenhor Queiroz (2024)
Bethânia Luisa Lessa Werner; Nathalia Lima Estevam
* Atividades interativas em Sala de Aula
Ricardo Silva Martins da Silva
________________________________________________________________________________________________________________
21 de novembro (quinta-feira)- 19:00 às 22 horas
Relatos de Estágio Supervisionado
Sala 30 (CEHUS)
Mediação: Mauro Dillmann (DH/PPGH/UFPEL)
* A experiência de ensino do debate de gênero através da figura da Imperatriz Teodora no Ensino Fundamental
Thayná Luiza Uhde Dalsasso
* O Queijo e os Vermes e o ensino de História: um relato de experiência no Estágio Supervisionado no Ensino Médio
Rafaela May Amaral
* Jogos em sala de aula: a contribuição da ludicidade para o ensino de História
Gabriela Fonseca Ferreira
* Os Jogos Didáticos e o Ensino de História: uma combinação eficaz
Jonas Garibaldi de Souza; Vitória Marques Acosta
* Releitura de obras Renascentistas e Barrocas: uma proposta de aproximação histórica no Ensino Fundamental
Iago de Oliveira Cunha; Gabriel Carvalho Marques
* Aromas que moveram o mundo nas navegações: atividade prática realizada no Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Canguçu – Canguçu, rs
Sacha Dettmann Zarnott
*Relato de Experiência: ensinar História do Brasil no oitavo ano do Ensino Fundamental
Albert Cigognini Dalcurtivo
* Relato de Estágio na Escola Jeremias Fróes
Arthur Martins Tavares; Eduardo Schaun Duarte
* A utilização de propagandas como fontes para o ensino de história do século XX
Guilherme dos Santos Lysakowski
*Construindo o Passado: Metodologia Ativa e Ensino de História no Sexto Ano
Luiza Oliveira Lopes
________________________________________________________________________________________________________________
21 de novembro (quinta-feira)- 19:00 às 22 horas
Relatos de Estágio Supervisionado
Sala 33 (CEHUS)
Mediadora: Darlise Gonçalves (PPGH/UFPEL)
*Experiência de ensino sobre os povos originários da América em uma turma de Sétimo Ano
Maria Eduarda Moraes Sanches Moinho
*Transformando a sala de aula em um tabuleiro gigante: relato de experiência da utilização de um jogo de tabuleiro em regência no Estágio Supervisionado no Ensino Médio
Gabriel Augusto Aldrighi Maron
*A Oficina de Memes como Ferramenta Pedagógica no Ensino de História: experiências a partir do Estágio Supervisionado
João Pedro Ferreira dos Santos
*A Busca pela compreensão da Visão e Compromissos da Escola Félix da Cunha com a comunidade Pelotense a partir do seu PPP
Ryan dos Santos Cardoso
*A experiência da sala de aula para a sala de aula: a aplicação de exemplos das aulas de Estágio do ensino médio em uma turma de Ensino Médio
Ruan de Souza Tavares de Almeida
*O uso de recursos didáticos lúdicos e a interação com os estudantes em sala de aula
Nina Machado; Eliézer Ribeiro
*Relato de experiência de docência em História desenvolvido em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental
Giovani Scherdien Gonçalves Junior
*Relato de experiência de Estágio Supervisionado na disciplina de História em uma turma de Ensino Fundamental
Lucas Viscardi Marques
*Simulação Histórica: a escolha de um sistema econômico
Patrick de Oliveira Colvara
*Apresentação das trilhas de aprofundamento do novo ensino médio para o 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Queiroz: um relato de experiência
Vitória Henzel
*A Ditadura Empresarial-Militar Brasileira a partir das capas de Jornais: exercícios de interpretação, produção e problematização no ensino de história
Eduardo Pereira da Silva Schlee