Trabalhos aprovados

Dinâmica das salas:

  • Cada apresentador/a terá impreterivelmente 10 minutos para fazer a sua exposição. O monitor da sala levantará a placa quando faltarem 3 minutos para  o encerramento;
  • A utilização de slides/Power Point é opcional;
  • Ao final de cinco apresentações é possível fazer uma pausa e/ou dar sequencia às demais apresentações;
  • O debate poderá será realizado ao final de todas as apresentações ou ao final da 5ª apresentação. Tudo isso será combinado com o/a mediador/a da sala no início das atividades.

 

________________________________________________________________________________________________________________

Trabalhos aprovados 

19 de novembro (terça-feira) – 19:00 às 22 horas

Relatos de experiências em sala de aula (PIBID, RP)

Sala 44 (CEHUS)

Mediador: Nathália Estevam (PPGH/UFPEL)

*Projeto “História Ancestral” no Instagram:  Descolonizando os saberes através das mídias digitais

Milene do Nascimento Pereira; Richard Farias Soares

*Atuação da Educação Patrimonial na promoção do respeito e valorização da cultura imaterial indígena

Andreina Hardtke Corpes; Ariane Regina Bueno da Cunha

*Agente de sua própria história: a trajetória do africano Rufino José Maria e as estratégias para o ensino de história da escravidão

Rafaela May Amaral;  Andreina Hardtke Corpes;

*Cartas de estudantes de nono ano: combatentes da Segunda Guerra Mundial

  Ryan dos Santos Cardoso                                            

*O programa de residência pedagógica como um espaço de construção de um ensino de história como prática de liberdade: Reflexões feitas durante a regência

Larissa Azevedo da Silva

Ensinando e aprendendo: um relato de experiência de duas professoras em formação

Nathalia Lima Estevam; Bethânia Luisa Lessa Werner

*Mansa Musa e o Mali: desconstrução da hegemonia ocidental na “Idade Média” e valorização da história africana no Ensino de História – uma experiência PIBID

Franciele Silva Soares; Leonardo da Silva Lopes

________________________________________________________________________________________________________________

19 de novembro (terça-feira) – 19:00 às 22 horas

TCC / Iniciação Científica / Mestrado / Doutorado

Sala 30 (CEHUS)

Mediadora: Lisiane Sias Manke (DH/PPGH/UFPEL

*Investigando a consciência histórica por meio da construção de narrativas: um trabalho com alunos do sexto ano do ensino básico

Larissa Azevedo da Silva

*A visão pedagógica de Antonio Gramsci como ferramenta para o ensino de história

Larissa Ceroni de Morais

*Call of Duty: Modern Warfare ® ️: jogos eletrônicos e a consciência histórica

Lucas Carvalho Bittencourt

*O mito da Medusa em Percy Jackson e o Ladrão de Raios de Rick Riordan: sugestões de uso do mito em sala de aula do Ensino Fundamental e Médio

Isadora Lebedeff Camargo; Daniele Gallindo Gonçalves

As relações entre o Ensino de História e Educação Inclusiva: uma análise a partir de entrevistas com professoras do município de Pelotas, RS

Gabriela Muller Rubira

*Práticas de leitura e escrita nas aulas de história: estratégias para o desenvolvimento do letramento em história

Krisley Hepp Decker

 

________________________________________________________________________________________________________________

19 de novembro (terça-feira) – 19:00 às 22 horas

TCC / Iniciação Científica / Mestrado / Doutorado

Sala 33 (CEHUS)

Mediadora: Euler Zanetti (PPGH/UFPEL)

*A importância do ensino de história no PROEJA: perspectivas dos estudantes

Luane Nunes Trindade; Claudia Smaniotto Barin.

*Tecendo Memórias e Fortalecendo a Democracia: Reflexões Sobre a Ditadura Civil-Militar em sala de aula

Natália Centeno Rodrigues

*O uso do termo “ideologia de gênero” na mídia digital: implicações para o debate educacional e de gênero no Brasil

Thayná Dalsasso; Wilian Bonete

*Atuação da Educação Patrimonial na promoção do respeito e valorização da cultura imaterial indígena

Andreina Hardtke Corpes; Ariane Regina Bueno da Cunha

*Cata-Ehventos: Divulgação científica e Ensino de História através de Podcast

Sabrina Klug Thurow; Wilian Bonete.

 

 

________________________________________________________________________________________________________________

21 de novembro (quinta-feira)- 19:00 às 22 horas

Relatos de Estágio Supervisionado

Sala: 44 (CEHUS)

Mediador: Natiele Mesquita (SMED/PPGH/UFPEL)

*Júri Simulado: alunos como protagonistas na sala de aula

Carla Giane Blödorn Rutz; Emilsielem Falcão Voese

* Relato de experiência no Estágio Supervisionado: o ensino de história indígena em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental

Víctor Blaskoski Lehugeur

* Aprender brincando: relato de experiência docente durante o estágio supervisionado no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil

Isadora Cavada da Silva

* História é Arte e Arte é História: criação e uso de releituras de obras de arte no ensino de história em turmas do ensino fundamental e médio

Lóren Cantiliano Ximendes

* Uma outra visão sobre a independência: relatos de práticas durante o estágio supervisionado no colégio municipal pelotense

Samuel Sias Teixeira Furtado

*Relato de experiência do Estágio Supervisionado no Ensino Médio
Lutero Borges De Medeiros Junior

* Cinema e Ensino de História: relato de experiência sobre o uso do filme “Nada de novo no front” nas aulas ministradas no nono ano do ensino fundamental

Amanda Rodrigues Guelso

* Formar-se professora: relato de experiência das práticas docentes do Estágio Supervisionado do Ensino Médio na E.E.E.M Monsenhor Queiroz (2024)

Bethânia Luisa Lessa Werner; Nathalia Lima Estevam

* Atividades interativas em Sala de Aula

Ricardo Silva Martins da Silva

________________________________________________________________________________________________________________

21 de novembro (quinta-feira)- 19:00 às 22 horas

Relatos de Estágio Supervisionado

Sala 30 (CEHUS)

Mediação: Mauro Dillmann (DH/PPGH/UFPEL)

* A experiência de ensino do debate de gênero através da figura da Imperatriz Teodora no Ensino Fundamental

Thayná Luiza Uhde Dalsasso

* O Queijo e os Vermes e o ensino de História: um relato de experiência no Estágio Supervisionado no Ensino Médio

Rafaela May Amaral

* Jogos em sala de aula: a contribuição da ludicidade para o ensino de História

Gabriela Fonseca Ferreira

* Os Jogos Didáticos e o Ensino de História: uma combinação eficaz

Jonas Garibaldi de Souza; Vitória Marques Acosta 

* Releitura de obras Renascentistas e Barrocas: uma proposta de aproximação histórica no Ensino Fundamental
Iago de Oliveira Cunha; Gabriel Carvalho Marques

* Aromas que moveram o mundo nas navegações: atividade prática realizada no Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Canguçu – Canguçu, rs

Sacha Dettmann Zarnott

*Relato de Experiência: ensinar História do Brasil no oitavo ano do Ensino Fundamental

Albert Cigognini Dalcurtivo

* Relato de Estágio na Escola Jeremias Fróes

Arthur Martins Tavares; Eduardo Schaun Duarte 

* A utilização de propagandas como fontes para o ensino de história do século XX

Guilherme dos Santos Lysakowski

*Construindo o Passado: Metodologia Ativa e Ensino de História no Sexto Ano

Luiza Oliveira Lopes

________________________________________________________________________________________________________________

21 de novembro (quinta-feira)- 19:00 às 22 horas

Relatos de Estágio Supervisionado

Sala 33 (CEHUS)

Mediadora: Darlise Gonçalves (PPGH/UFPEL)

*Experiência de ensino sobre os povos originários da América em uma turma de Sétimo Ano

Maria Eduarda Moraes Sanches Moinho

*Transformando a sala de aula em um tabuleiro gigante: relato de experiência da utilização de um jogo de tabuleiro em regência no Estágio Supervisionado no Ensino Médio

Gabriel Augusto Aldrighi Maron

*A Oficina de Memes como Ferramenta Pedagógica no Ensino de História: experiências a partir do Estágio Supervisionado

João Pedro Ferreira dos Santos

*A Busca pela compreensão da Visão e Compromissos da Escola Félix da Cunha com a comunidade Pelotense a partir do seu PPP

Ryan dos Santos Cardoso

*A experiência da sala de aula para a sala de aula: a aplicação de exemplos das aulas de Estágio do ensino médio em uma turma de Ensino Médio

Ruan de Souza Tavares de Almeida

*O uso de recursos didáticos lúdicos e a interação com os estudantes em sala de aula

Nina Machado; Eliézer Ribeiro

*Relato de experiência de docência em História desenvolvido em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental

Giovani Scherdien Gonçalves Junior

*Relato de experiência de Estágio Supervisionado na disciplina de História em uma turma de Ensino Fundamental

Lucas Viscardi Marques

*Simulação Histórica: a escolha de um sistema econômico

Patrick de Oliveira Colvara

*Apresentação das trilhas de aprofundamento do novo ensino médio para o 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Queiroz: um relato de experiência

Vitória Henzel 

*A Ditadura Empresarial-Militar Brasileira a partir das capas de Jornais: exercícios de interpretação, produção e problematização no ensino de história

Eduardo Pereira da Silva Schlee