No terceiro dia do evento serão ofertadas diferentes oficinas temáticas, com a duração máxima de duas horas.
Conheça acesse o tema de cada oficina e inscreva-se. Para que cada oficina seja realizada, é necessário o número mínimo de 8 inscrições.
Oficina Temática 1
História Pública, Produção e usos de memes com temáticas históricas
Ministrantes: Leonardo Lopes e Franciele Soares (UFPEL)
Inscrição: https://forms.gle/JdUNfhKZwTDib8Gp6
Horário: 13:30 às 15:00 horas
Ementa:
Há muito tempo os memes de internet fazem parte do cotidiano das pessoas, principalmente através das redes sociais, o que indica a grande capacidade desse elemento digital propagar-se ao mesmo tempo que dissemina informações, discursos e ideias consigo. Nesse sentido, este minicurso tem o objetivo de apresentar e discutir as potencialidades dos memes para a divulgação histórica na perspectiva da história pública, a partir do trabalho desenvolvido no projeto de extensão Sobre História (Pública). Durante o desenvolvimento desta oficina, discutiremos a origem do meme, seu desenvolvimento até às configurações atuais e suas diversas utilizações dentro do campo da história. A partir disso, focaremos no processo de confecção dos memes, desde sua concepção bibliográfica até a perspectiva da problematização, através da proposta de uma atividade prática.
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Oficina Temática 2
Análises de Negacionismos históricos e usos do passados através de mídias digitais
Ministrante: Maria Portilho Bagesteiro (PPGH/UFPEL)
Inscrição: https://forms.gle/omAUJDygYUfsPC1g9
Horário: 15:30 às 17:00 horas
Ementa:
Fruto da inquietação que aumentou nos últimos anos, em especial pelos usos abusivos da história como tônica de discursos negacionistas no âmbito político, a presente proposta de oficina objetiva apresentar e problematizar narrativas características do período Bolsonaro (2019 – 2022) a fim de compreender o espaço digital como atual cenário de circulação do conhecimento histórico para além da academia e a influência do debate no Ensino de História. Desta maneira, busca-se analisar fontes e objetos digitais que foram utilizados para disseminar versões revisionistas e negacionistas da história, em especial nas redes sociais e mídias digitais. Como parte das atividades, será proposto o jogo “Desconstruindo narrativas”, no qual o objetivo é contribuir para que futuros professores criem estratégias pedagógicas que fomentem o pensamento crítico em sala de aula.
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Oficina Temática 3
Gênero, “Ideologia de Gênero” e Educação através das mídias digitais
Ministrantes: Thayná Dalsasso e Wilian Bonete (UFPEL)
Inscrição: https://forms.gle/uLvhXYWgAVUovjkUA
Horário: 15:30 às 17:00 horas
Ementa:
O presente minicurso visa explorar o papel das fontes digitais na criação de narrativas, com foco no uso e na preservação dessas fontes digitais na historiografia, com base no trabalho realizado no Portal Clio HD. Dessa forma, o minicurso apresenta o uso dessas fontes para construir uma visão mais contextualizada e reflexiva sobre o debate das temáticas de gênero na educação e a proliferação do termo “ideologia de gênero”, através das notícias publicadas no meio digital. Observa-se que o termo “ideologia de gênero” ganhou destaque no debate público no intuito de descredibilizar os debates sobre gênero e sexualidade na educação. Ao longo do minicurso, a partir das discussões acadêmicas, os participantes serão incentivados a refletir sobre como a temática de gênero pode ser abordada de forma crítica no ensino, possibilitando o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva, crítica e conectada às realidades sociais dos(as) estudantes.
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Oficina Temática 4
Jogos: produção e usos no Ensino de História
Ministrante: Sofia Giglio e Larissa Azevedo (UFPEL)
Inscrição: https://forms.gle/9QR6gUj7JoQMzz4f7
Horário: 13:30 às 15:00 horas
Ementa:
Os jogos didáticos de tabuleiro têm se tornado uma prática cada vez mais comum às aulas voltadas para o Ensino Básico uma vez que além de possuirem potência dentro das escolas e de demandarem recursos ao alcance da comunidade escolar, tratar-se de uma ferramenta multifacetada como instrumento pedagógico que, dotados de muitas possibilidades para o ensino de história e que possui a capacidade de ser utilizado para a transmissão crítica de conhecimentos a partir do envolvimento dos discentes pela empolgação gerada pelo ato de jogar. Nesse sentido o presente minicurso pretende abordar a construção de jogos didaticos de tabuleiro de maneira a atuar como instrumento ativo no processo de ensino-aprendizagem carregado de potencialidades para o desenvolvimento da aprendizagem histórica e que auxiliem na construção do conhecimento e de uma aprendizagem significativa dos educandos de maneira a propor uma dinâmica de aula baseada na interação entre os estudantes e compartilhamento de conhecimentos, construção de conceitos e o conhecimento das regras, adequação da linguagem para os jogos ultrapassando, assim, objetivos meramente didatizantes.
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Oficina Temática 5
O ensino de História pode ser objeto de pesquisa? Temas e propostas para jovens historiadores-docentes Ministrante: Wilian Bonete (UFPEL)
Inscrição: https://forms.gle/PGE6gTBpA2fu4dWTA
Horário: 13:30 às 15:00 horas
Ementa:
O ensino de História pode ser objeto de pesquisa histórica? Quais são as temáticas e metodologias que permitem o desenvolvimento de uma pesquisa sobre o ensino de História? Entre as décadas de 1980 e 1990, a pesquisa e a reflexão sobre as práticas de ensino de História eram questões e problemas localizados institucionalmente no campo da Educação. No entanto, a partir dos anos 2000 é possível verificar uma virada epistemológica que tem compreendido que o ensino de História é uma problemática da História, enquanto Ciência. Desde então, diferentes temáticas de pesquisas tem se desenvolvido e surgido no cenário acadêmico, como ensino de História e Jogos; Ensino de História e Games (eletrônicos); Ensino de História e diferentes linguagens: quadrinhos, mangás, cinema, museus, charges, memes; Ensino de História e as relações Étnico-raciais; Ensino de História e História Digital, Tecnologias Digitais e Inteligência Artificial; Ensino de História e consciência histórica; Ensino de História, mídias e aprendizagens; Ensino de História e Teoria da História, Ensino de História, Direitos Humanos, Gênero e Patrimônio, dentre outras tantas possibilidades. Essa oficina, tem o obejetivo central de auxiliar os estudantes a pensarem temáticas para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciação Científica, e colaborar com insights para projetos de Mestrado e Doutorado com ênfase em Ensino de História.