COMO ESTUDAR FÍSICA? – PARTE I
Por Alberto Ricardo Präss em http://fisicanet.terra.com.br/
Quando você estuda Português ou História, uma lição passada pelo professor abrange, na maioria das vezes, um grande número de páginas de texto. A Física, tal como a Matemática, é mais condensada. Uma lição de Física pode reduzir-se apenas em uma ou duas páginas. Você poderia decorar a lição, mas isto não lhe adiantaria nada. Algumas vezes, o seu trabalho é compreender uma lei. Depois de compreender essa lei – e a lei é muitas vezes expressa por uma equação – e a puder explicar e aplicar na resolução de problemas, você terá aprendido a lição.
Sugestões para o estudo
1.Leia toda a lição, a fim de saber do que se trata.
2.Leia novamente a lição, porém, mais devagar, e escreva no seu caderno a lei (se houver alguma) e outros pontos importantes da lição. Verifique se você compreende cada parágrafo. Certifique-se também se você compreende o verdadeiro significado de cada palavra nova. Estude com cuidado as definições de termos como “trabalho” e “potência” até ficar completamente seguro do seu verdadeiro sentido em Física.
3.Se a lei for expressa por uma equação matemática, pergunte a si mesmo de que maneira cada símbolo da equação está relacionado com a lei. Por exemplo:
W = F.dx
(trabalho = força x deslocamento) nos diz que, duplicando-se o deslocamento, se duplica o trabalho realizado e, do mesmo modo, fazendo duplicar a força, duplica-se o trabalho produzido.
4.Resolva os problemas incluídos no texto do seu livro.
5.Discuta a lição com os seus colegas.
Durante a aula
1.Faça, sem hesitação, perguntas à respeito do que você não compreende.
2.Esteja alerta e pronto a explicar o que você compreende.
3.Pense por você mesmo; faça o seu trabalho. Você não pode aprender Física olhando para o seu companheiro.
COMO ESTUDAR FÍSICA? – PARTE II
Revisando para as provas
1.Estude todos os dias, conscientemente, as suas lições. Reveja as anotações que fez na última aula. Nunca deixe as suas anotações se acumularem, sem estudá-las metodicamente.
2.Antes da prova escreva todos os pontos difíceis da parte que está revendo; faça perguntas sobre os mesmos, na aula.
3.Pense nas perguntas que faria se você fosse o professor. Tente responder, você mesmo, essas perguntas.
4.Faça uma “cola” com as fórmulas ou conceitos mais importantes. Não exagere. Coloque apenas pontos importantes da matéria.
Durante a prova
1.Antes de o professor distribuir a prova, dê uma última “olhadinha” na cola que você fez.
2.Guarde a cola dentro da sua pasta. Você não a usará, uma vez que já memorizou tudo o que tinha nela.
3. Ao receber a prova escreva, em algum lugar dela, tudo o que puder de fórmulas, conceitos e exemplos. Essas anotações serão muito úteis quando você estiver cansado e surgirem os famosos “brancos” de memória.
4.Faça as questões da prova como se estivesse resolvendo os testes em casa, com calma e muita atenção. Lembre-se que sempre existirão mais questões “fáceis” do que “difíceis”.
5.Lembre-se que quando um aluno diz que foi mal numa prova é devido aos erros nas questões “fáceis”. Todo aluno que vai mal usa como desculpa as tais questões “difíceis” como argumento para mascarar sua falta de estudos.
COMO RESOLVER PROBLEMAS DE FÍSICA?
O seu professor passa problemas numéricos para que você possa aumentar a sua capacidade de resolvê-los ou possa compreender alguma lei científica.
Por exemplo, uma das primeiras equações que aprendemos é:
Resolvendo esta equação, você aprende a relação entre a força necessária para mover um objeto e o peso deste.
Sugerimos seis etapas para resolver os problemas:
1.Leia o seu problema cuidadosamente; compreenda o que está enunciado.
2.Escreva cada item que é dado.
3.Escreva o que pretende determinar.
4.Desenhe um diagrama simples com os dados do problema e do que pretende determinar.
5.Pense num modo de resolver o problema. (Use uma equação se possível).
6.Resolva o problema, eliminando tudo aquilo que for desnecessário, onde for possível e aconselhável.
Verifique a resposta obtida
Pergunte a si mesmo se a solução encontrada é lógica ou não. Se a sua resposta a um problema sobre movimento é que um automóvel se move com uma velocidade de 1500 km/h (!), provavelmente a solução encontrada não está certa e o melhor que tem a fazer é verificar tudo novamente. Todas as vezes que você usa uma equação, pode verificar, até certo ponto, a correção do seu resultado, substituindo a resposta na equação. Elimine os termos semelhantes em ambos os membros da equação. Finalmente, se obtiver dois membros iguais, você pode concluir que a solução algébrica está correta. Deve, pois, procurar o erro noutra parte do problema.
Texto adaptado e ampliado de:
“Física na Escola Secundária”
De Oswald H. Blackwood, Wilmer B. Herron & William C. Kelly
Tradução de José Leite Lopes e Jayme Tiomno
Editora Fundo de Cultura
Aqui neste local você vai achar todas as informações sobre as disciplinas sob minha regência:
– Termodinâmica e Transferência de Calor
– Metodologia da Pesquisa Científica e Produção de Textos
– Projeto Agroindustrial
– Fenômenos de Transporte