Início do conteúdo
    Notícias
  • PPGAVI Convida 7 – Lo geográfico es político

    Dia:  20/11, sexta-feira.

    Horário: às 16h

     

    Lo geográfico es político

    (O geográfico é político, conferência em espanhol)

     

    Link para público no YouTube: https://youtu.be/HKJFgfmYfiY

     

    Diana Padrón é pesquisadora, crítica de arte e curadora. Ela é licenciada em História da Arte pela Universidade de La Laguna, mestre em Estudos Avançados em História da Arte pela Universidade de Barcelona e doutora pela mesma universidade em Sociedade e Cultura: História, Antropologia, Artes, Patrimônio e Gestão Cultural com a tese intitulada El Impulso Cartográfico. Comportamientos cartográficos del arte contemporáneo en la era del capitalismo deslocalizado. 1957-2017. Desde 2012 faz parte do grupo de investigação Art Globalization Interculturality e do projeto Critical Cartography of Art and Visuality in the Global Age, do qual foi coordenadora da plataforma On Mediation. Platform on Research and Curatorship e coeditora com Martí Peran da Revista Científica de Estudos Globais e Arte Contemporânea. É também membro do grupo de investigação Arte y Tecnosfera da Universidade Complutense de Madrid e da rede internacional de estudos feministas Visionary Women. Foi professora visitante na Università degli Studi di Padova e na Université di Lille. Foi também investigadora residente do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA). Participou de workshops com artistas visuais, cineastas e coreógrafos e completou sua formação teórica com cursos de filosofia e pensamento contemporâneo com pensadores como George Didi-Huberman (Programa de Estudos Independentes do MACBA), e Giorgio Agamben (Universitat de Girona). Tem proferido palestras e sessões de ensino na Universitat de Barcelona, Universitat Pompeu Fabra, Escola EINA, Escola Massana, Arts Santa Mónica, La Térmica – Málaga, Centro Atlántico de Arte Moderno, Centro Nacional de Artes da Ciudad de México, Centre La Condition Publique – Roubaix e Universität für Musik und Darstellende Kunst em Viena. Como curadora independente fez a curadoria de projetos para: o Centro Atlántico de Arte Moderna, o Festival de Videoarte Loop Barcelona, o Pavilhão Barcelona Mies van der Rohe, o Museu Picasso de Barcelona, o Centro Galego de Arte Contemporânea e a 13ª Bienal de Havana. Entre outras atividades também concebeu e coordenou a iniciativa auto gestionável intitulada Perder el Norte.

  • Defesa de Dissertação de Miriam Brockmann Guimarães

    Data: 13 de novembro de 2020.
    Horário: às 17 horas.
    Título: “Na presença dançamos melhor com a vida”: Berê Fuhro Souto.

    Banca examinadora:
    – Profª. Carmen Anita Hoffmann.
    Doutora em História (Orientadora) – PPGAVI – UFPel

    – Profª Rebeca Recuero Rebs- PPGAVI – UFPel.
    Doutora em Ciências da Comunicação (co-orientadora) – PPGAVI – UFPel

    – Prof. Thiago Silva de Amorim Jesus
    Doutor em Ciências da Linguagem (UNISUL)

    – Prof. Alberto D’Avila Coelho
    Doutor em Artes Visuais (UFRGS)

    – Profª. Rosangela Fachel de Medeiros
    Doutora em Literatura Comparada (UFRGS)

    Teaser do audiovisual denominado Memória Coreografada:

    https://drive.google.com/file/d/1sNXzhp4tGjSDxcQYXLSc-19iJaKCk1A9/view

     

  • 2. edição – MOSTRA ARTE/VIDA – REDES DE RESISTÊNCIAS

    MOVIMENTO INTERFACES: CONEXÕES RECIDADE

    1. edição – MOSTRA ARTE/VIDA – REDES DE RESISTÊNCIAS

    Chamada para inscrições

     

    O projeto de extensão Movimento Interfaces: Conexões Recidade da linha Redes de Cultura, Estética e formação na/da Cidade – RECIDADE, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, está aceitando inscrições para a segunda edição da Mostra ARTE/VIDA – REDES DE RESISTÊNCIA voltada a registrar e conferir visibilidade a ações sociais e solidárias desenvolvidas durante o momento de distanciamento social, ainda em vigor, no Brasil.

    O objetivo é valorizar e apoiar redes constituídas a partir de iniciativas individuais ou coletivas e/ou de projetos artísticos e comunitários desenvolvidos pela sociedade civil organizada em associações, sindicatos, ONGs etc., no contexto da crise epidemiológica e política no país, ora em processo, que deixa exposta chagas históricas que nos acometem, para além da pandemia do Covid-19.

    Sabemos que são milhares de iniciativas que pelo Brasil afora contribuem não apenas para dar apoio imediato a quem precisa de ajuda, mas que auxiliam no processo de humanização da sociedade. Humanização que é sempre trabalho posto em construção. Na hora em que distopias despontam como realidade é hora de por a mão na massa!

    Serão acolhidas fotografias (entre 1 e 5 imagens), podcasts (no máximo 10 min.), poemas escritos ou narrados  (entre 1 e 2 poemas, com narrativas de no máximo 2 minutos cada), vídeos (entre 1 e 5 min). Outras formas de expressões serão avaliadas pelos proponentes desde que não ultrapassem o tempo e número previsto nesta chamada.

    Será acolhida uma inscrição por pessoa ou grupo em uma das categorias. Em relação ao formato, para vídeo sugerimos .mp4,1080; textos poéticos em Word ou narrados em .mp3; fotografias em formato .png ou .jpg com 200dpi; podcasts .mp3.

    As inscrições podem ser realizadas no período compreendido entre 29/10 e 20/11/2020 e estarão expostas a partir de 01/12 próximo no canal Youtube do coletivo RECIDADE – Redes de cultura, estética e formação na/da cidade, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (https://www.youtube.com/c/RECIDADEFURG).

    Outras informações ou dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail gruporecidade@gmail.com ou pelas redes sociais do grupo.

    Instagram: @recidade.furg Facebook: /seminariointerfacespedagogicas

    Inscreva-se!

    Vamos evidenciar a resistência e as lutas que se contrapõem à barbárie e à violência política e econômica que sufocam vozes e dilaceram corpos, sobretudo dos mais vulneráveis e, em especial, de negros, indígenas e comunidade lgbtq+.

    Vânia Alves Martins Chaigar

    Coordenação RECIDADE/FURG

     

    Cláudio Tarouco de Azevedo

    Organização – LABEST/ILA/FURG

  • MOVIMENTO INTERFACES: CONEXÕES RECIDADE

    Era o ano de 1984, e a banda de rock brasileira Barão Vermelho lançava o álbum ‘Maior abandonado’. A música que dá nome ao LP/CD/K7 remete a um jovem carente e solitário e que se dispõe a aceitar ‘mentiras sinceras’ para sentir-se melhor.

    […] Migalhas dormidas do teu pão

    Raspas e restos

    Me interessam

    Pequenas porções de ilusão

    Mentiras sinceras me interessam

    Me interessam, me interessam […][1]

     

    Muita água rolou nesses 36 anos, a solidão não arrefeceu no mundo urbano e tecnológico, mas as mentiras tornaram-se uma das principais pautas contemporâneas, encontraram território fértil no mundo digital e configuram-se em ferramenta política e ideológica francamente em disputa, inclusive no Brasil, onde têm feito estragos e colocado em suspensão nossa – já – frágil democracia.

    Inspirados na canção de Cazuza tomamos fatias de seus versos emprestados, para propor a Mesa ‘Mentiras sinceras: o que pode a educação?’ voltada ao debate do tema das fake News, da desinformação, da manipulação da informação no mundo contemporâneo. Com esse título buscamos puxar alguns fios que permitam alinhavar discussões sobre um dos grandes desafios que teremos doravante: enfrentarmos/construirmos, como profissionais da educação, seja na escola, na academia ou em outras instâncias, do nosso cotidiano, estratégias que auxiliem no desvelamento da verdade e na restauração da diferença entre opinião e conhecimento, por exemplo.

    Você está convidado/a a estar conosco nesse debate e a cimentar o diálogo.

    Sigamos na resistência fortalecendo nossas parcerias e somando esforços na defesa da educação pública, da profissão professor/a e de políticas públicas a serviço da democracia e do bem comum.

    Participe!!!

    Comissão Organizadora

    [1] CAZUZA. Maior abandonado. Barão Vermelho, Opus Columbia, 1984.

  • IX SPMAV – Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

    Com felicidade, compartilhamos com vocês a programação do IX SPMAV, realizado pelo PPGAVI-UFPel, e os links para que todes consigam acompanhar as atividades que serão transmitidas no YouTube.

     

    As mesas temáticas, palestras e performances serão transmitidas pelo YouTube e poderão ser acessadas por qualquer pessoa, desde que tenha mais de 18 anos e esteja logada em uma conta no YouTube.

     

    Abaixo da programação, seguem todos os links.

     

     

    TERÇA-FEIRA // 10/NOV/2020

     

    SPMAV2020 ABERTURA // PALESTRA 1 – POÉTICAS

    17h00 _ PERFORMANCE – ABERTURA _ Julha Franz

    18h00 _ PALESTRA 1 // POÉTICAS _ Renata Felinto

    20h00 _ PERFORMANCE _ Aretha Sadick

     

    LINK YOUTUBE // https://www.youtube.com/watch?v=uih0Br24OZQ&ab_channel=SPMAVUFPel

     

    _____________

     

    QUARTA-FEIRA // 11/NOV/2020

     

    SPMAV2020 // MESA 1 – TECNOLOGIA

    14h30 _ MESA 1 // TECNOLOGIA _ Laura Burocco e Tarcízio Silva

     

    LINK YOUTUBE // https://www.youtube.com/watch?v=Gp4w4lFGM1g&ab_channel=SPMAVUFPel

     

    SPMAV2020 // PALESTRA 2 – EDUCAÇÃO

    18h00 _ PALESTRA 2 // EDUCAÇÃO _ Sandra Benites

    20h00 _ PERFORMANCE _ Grupo Arteria

     

    LINK YOUTUBE // https://www.youtube.com/watch?v=EiKxZjDr1ic&ab_channel=SPMAVUFPel

     

    _____________

     

    QUINTA-FEIRA // 12/NOV/2020

     

    SPMAV2020 // MESA 2 – TECNOLOGIA

    14h30 _ MESA 2 // CORPO _ Fernanda Magalhães e Renata Sampaio

     

    LINK YOUTUBE // https://www.youtube.com/watch?v=XXKwjmuDfaw&ab_channel=SPMAVUFPel

     

    SPMAV2020 // PALESTRA 3 – TEORIA

    18h00 _ PALESTRA 3 // TEORIA _ Christine Greiner

    20h00 _ PERFORMANCE _ Vulcanica Pokaropa

     

    LINK YOUTUBE // https://www.youtube.com/watch?v=zb9EOr7wmpc&ab_channel=SPMAVUFPel

     

    Um ótimo e produtivo evento a todes!

    Atenciosamente,

    Equipe organizadora do IX SPMAV

  • Cronograma das Defesas de Qualificações

     

    Data Discente Título Orientador Hora Local
    08/07/20 Lucas Ribeiro Galho Artes visuais e teatro – o acaso como ferramenta na construção do corpo extracotidiano Eduarda Azevedo Gonçalves 10:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    31/08/20 Camila Porto Burguêz Kali Yuga – Um zine virtual segundo as experimentações na arte digital Felipe Merker Castellani 10:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    20/10/20 Caroline Ribeiro Paz Entre as palhas de Xapanã: sentidos e conexões para criação artística Thiago Silva de Amorim Jesus 14:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    21/10/20 Beliza Gonzales Rocha “Toda la piel de América en mi piel”: possibilidades poéticas em etnoperformance inspiradas no processo criativo do Espetáculo América Unida Thiago Silva de Amorim Jesus 14:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    22/10/20 Jessica Oliveira de Carvalho “Avante, Filhos de Fé”: rito e corpo em processos de criação etno-performativos Thiago Silva de Amorim Jesus 13:30 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    23/10/20 Mairin Jordane Rutz Entrelaçando diários de viagem e narrativas pomeranas: uma abordagem de ensino de artes visuais a partir do contexto dos alunos Cláudio Tarouco de Azevedo 18:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    23/10/20 Cesar Augusto Couto Bittencourt Junior Ser gordo gay, do Instagram ao pós-pornô: só vulgaridades. Rosângela Fachel de Medeiros 15:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    28/10/20 Berenice Knuth Bailfus Compartilhando experiências estéticas, reforçando afetos e concretizando aprendizagens: potencialidades da arte/ Educação ambiental Cláudia Mariza Mattos Brandão 15:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    29/10/20 Dhara Fernanda Nunes Carrara Meu corpo, minha arte: (Des)Construção de imaginários através da poética Cláudia Mariza Mattos Brandão 16:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    29/10/20 Renan Silva do Espirito Santo Mediação atemporal: materiais educativos institucionais e o acervo docente Úrsula Rosa da Silva 9:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    29/10/20 Joana Schneider Não vale nem r$1,99: a criação de narrativas como valor das coisas Helene Gomes Sacco 18:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    30/10/20 Pâmela Fogaça Lopes Poner el Cuerpo: Mulheres e Dissidências Latino-Americanas em Atos Performáticos Úrsula Rosa da Silva 13:45 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    23/11/20 Cátia Maria da Silva Vieira Subjetividade e Vestuário:Um Processo de Revestimento Intermediado pela Arte Larissa Patron Chaves 16:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    24/11/20 Ana Claudia Safons Soares O silêncio no caos: como ativar a escuta micropolítica nos espaços educativos através das Artes Visuais Cláudio Tarouco de Azevedo 10:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    30/11/20 Bianca Mörschbächer Ensino de desenho digital em universidade brasileira: relato de experiência de estágio docente em uma disciplina de desenho do CA/UFPEL Lúcia Bergamaschi Costa Weymar 18:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf

     

     

  • Cronograma das Defesas de Dissertações do PPGAVI 2020

     

     

    Data Discente Título Orientador Hora Local Homologação
    31/03/20 Karen Pötter Radünz Escolha pela capa este livro da estante: o livro como experiência de afeto e objeto de design Nádia da Cruz Senna   realizada por parecer escrito – Devido ao período de quarentena – COVID 2019 28/04/20
    31/03/20 Adriane Rodrigues Corrêa Cartografia artística de uma caminhante: a Guabiroba cabe em mim, na cidade e na arte contemporânea Eduarda Azevedo Gonçalves   realizada por parecer escrito – Devido ao período de quarentena – COVID 2019 28/04/20
    29/05/20 Rafaela Pereira de Azevedo Design de Ativismo na quarta onda do feminismo no Brasil: análise da poética gráfica de alguns coletivos Lucia Bergamaschi Costa Weymar realizada por parecer escrito – Devido ao período de quarentena – COVID 2019 05/06/20
    30/05/20 Diana Krüger Martins Poéticas do Desvio – Da Doutrinação ao Processo de Criação Renata Azevedo Requião   realizada por parecer escrito – Devido ao período de quarentena – COVID 2019 04/09/20
    06/07/20

    Ronaldo Luis Goulart Campello

     

    Um Relicário de Palavras: uma tessitura que irrompe de um palimpsesto, de um cuidado, de um devir-docente Úrsula Rosa da Silva 10:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 17/07/20
    10/07/20 Roberta Pires Rangel Sobre elas… sobre mim: percursos etnográfico – performativos sobre/com o feminino na
    Colônia Z3 de Pelotas

    Thiago Silva de Amorim Jesus

     

    14:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 17/07/20
    12/08/20 Mirna Xavier Gonçalves Tarô: Reverberações em Poéticas Contemporâneas Nádia da Cruz Senna 14:30 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 04/09/20
    13/10/20 Fernanda Fedrizzi Loureiro de Lima TOPOFAGIAS: poéticas arquitetadas entre cidade, palavra e as artes visuais Helene Gomes Sacco 18:30 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 06/11/20
    14/10/20 Ana Carolina Tavares Sousa Do silenciamento à insurreição: a mulher e o estigma da loucura em gestos, escritos e imagens Nádia da Cruz Senna 18:30 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 06/11/20
    15/10/20 Renata Lopes Sopeña Práticas Lúdico/Pedagógicas de duas arte/educadoras de Pelotas/RS Nádia da Cruz Senna 10:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 06/11/20
    27/10/20 Elivelto Alves de Souza A sobrevivência do lugar: o cuidado como prática artística Helene Gomes Sacco 18:30 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 06/11/20
    30/10/20 Cibele da Rosa Gil O risco que o risco faz: A fotografia na cidade insegura Eduarda Azevedo Gonçalves 17:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf  
    30/10/20

    Ítalo Franco Costa

     

    Narrativas de si: o livro de artista como mediador do imaginário em artes visuais
    Cláudia Mariza Mattos Brandão
    14:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 06/11/20
    04/11/20 Priscilla Mont-Serrat Pimentel Fernandes A Imagem da Mãe dolorosa e as Artes Visuais: interseccionalidades de uma docência em dobras. Úrsula Rosa da Silva 09:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 06/11/20
    13/11/20 Miriam Brockmann Guimarães “Na presença dançamos melhor com a vida”: Berê Fuhro Souto Carmen Anita Hoffmann 17:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf  
    16/11/20

    Tarla Roveré

     

    Desterritorialidades do Corpo na Instituição de Ensino: uma fotoperformance em Arte Educação Larissa Patron Chaves 16:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf  
    15/12/20 Márcio de Moraes Vetromila Cultura Visual em Fã-Arte Angela Raffin Pohlmann 13:30 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf  
    22/12/20 Tauana Oxley Pereira Formação de si, a Dança e a Docência na contemporaneidade. Carmen Anita Hoffmann 10:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf  

     

  • Defesa de Dissertação de Pedro de Freitas Pereira Paiva

    Título: Matéria e Memória, a escultura em trânsito e seus vestígios.
    Orientadora: Profª Drª Gabriela Kremer da Motta
    Dia: 12 de novembro de 2020
    Horário: 09 horas

    Link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/ped-3uc-qca

    Banca Examinadora:

    Prof. Dr. Agnaldo Aricê Caldas Farias – FAU/USP
    Profª. Drª. Helene Gomes Sacco – C.A./UFPel
    Profª. Drª. Renata Azevedo Requião – C.A./UFPel
    Prof. Dr. Daniel Albernaz Acosta – C.A./UFPel
  • II FIVA SPMAV 2020

    A segunda edição do Festival Internacional de Videoarte SPMAV acontece, mediante convocatória gratuita, pública e internacional, no marco do IX SPMAV – Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais.

     

    Foram recebidas mais de 300 inscrições de diferentes países e regiões do Brasil, das quais foram homologadas 288, submetidas em seguida à avaliação por uma comissão avaliadora.

     

    Comissão avaliadora FIVA SPMAV 2020

     

    Alessandra Bochio – artista, pesquisadora e docente, doutora em Artes Visuais (USP). Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil.

     

    Ana Sedeño-Valdellos – criadora audiovisual, pesquisadora e docente, doutora em Comunicación Audiovisual, docente na Universidad de Malaga, Espanha.

     

    Cecilia Wulff – criadora audiovisual, pesquisadora e docente, doutoranda em Artes (UNA/Argentina), docente na Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Tandil, Argentina.

     

    Claudio Tarouco de Azevedo – artista, pesquisador e docente, doutor em Educação Ambiental (FURG), docente nas instituições UFPel/FURG, Pelotas/Rio Grande, Brasil.

     

    Gabriela Kremer Motta – curadora, critica, pesquisadora e docente, doutora em Artes Visuais (USP), pos-doutoranda na UFPel, Pelotas/Porto Alegre, Brasil.

     

    José Alirio Peña Zerpa – curador, pesquisador e docente, doutorando em Ciencias Sociales (UCV/ Venezuela). Diretor de Produção da FUNDACIÓN FAMICINE, Venezuela. Produtor geral do Festival Internacional de Cine y Vídeo Verde de Venezuela – FESTIVERD. Produtor Executivo do CINEVERSATIL – Festival Internacional de Cortometrajes sobre Diversidad, Argentina.

     

    José Luis Campos Guízar – artista, curador, fotógrafo, documentarista. Diretor da Bienal Internacional de Video y Cine Contemporáneo VIDEOFEST2K18; e XVI Concurso Nacional de Video Experimental em Mexicali, B.C., México.

     

    Marcelo Gobato – artista, curador, pesquisador e docente, doutor em Artes Visuais (UFRGS), docente na Universidade Federal do Rio Grande, codiretor da FRESTA – Mostra Audiovisual – FURG, Rio Grande, Brasil.

     

    Mixzaida Peña – curadora, pesquisadora e docente, doutoranda em Cultura y Artes para América Latina y El Caribe (UPEL / Venezuela). Fundadora e diretora artística do Festival Internacional de Cine y Vídeo Verde de Venezuela – FESTIVERD, Caracas, Venezuela.

     

     

    Direção FIVA SPMAV 2020

    Profº Dr. Felipe Merker Castellani

    Profª Drª. Rosângela Fachel

     

    Comissão organizadora FIVA SPMAV 2020

    André Martins Ziegler

    Berenice Bailfus

    Bianca Mörschbächer

    Cátia Vieira

    Cesar Couto

    Hamilton Bittencourt

    Mairin Jordane Rutz

    Pedro Elias Parente

    Renan Espirito Santo

     

    Realização

    PPGAVI – Mestrado em Artes Visuais

    UFPel Centro de Artes

    Universidade Federal de Pelotas

     

    Apoio

    Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – RedINAV