Início do conteúdo
Linhas de pesquisa

Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas busca formar artistas, educadores em arte e profissionais voltados à pesquisa e desenvolvimento de projetos e ações na área de Artes Visuais.

Área de Concentração: Arte Contemporânea

Reflexão crítica sobre as produções artísticas vinculadas ao contexto contemporâneo, abordando as dimensões artísticas, educacionais e socioculturais desses processos. Pesquisa e análise dos usos e significados envolvidos nas narrativas, nas práticas pedagógicas, nos discursos e percursos na arte contemporânea.

 

O Programa é constituído por duas Linhas de Pesquisa:

a) Educação em Artes e Processos de Formação Estética

Estudos que tratam de processos educacionais em artes, relacionados a experiências estéticas e práticas pedagógicas, na educação formal e não formal. Processos de mediação e formação em artes, nas relações entre cotidiano, cultura e sociedade. Ênfase na arte como campo de saber aberto que envolve a historiografia da arte, teoria e crítica.

Professores:

Carmen Anita Hoffmann
Cláudia Mariza Brandão (colaboradora)
Eleonora Campos Motta Santos (colaboradora)
Gabriela Kremer da Motta
Larissa Patron Chaves
Lúcia Bergamaschi Costa Weymar
Nádia da Cruz Senna
Ursula Rosa da Silva

 

 

b) Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano

Investigações no pensar e no fazer da arte, enfocando o processo de criação e as dimensões poéticas da produção artística contemporânea. Ênfase nas relações entre artes, sociedade, política, ética e linguagens nos contextos culturais e ligados ao cotidiano.

Professores:

Alice Jean Monsell
Angela Raffin Pohlmann
Cláudio Tarouco de Azevedo
Eduarda Azevedo Gonçalves
Helene Carbone Sacco (colaboradora)
Renata Azevedo Requião
Thiago Silva de Amorim Jesus