Gestão Ambiental Transfronteiriça

Mais de 30 anos depois do surgimento da agenda ambiental internacional (Estocolmo, 1972), o Brasil continua tendo uma presença importante no cenário de negociações e acordos internacionais relacionados ao tema ambiental. Nossa abundância em recursos naturais e a condição de país emergente o põem em situação de destaque e responsabilidade frente às questões ambientais globais. Nesse contexto, os estudos, pesquisas e debates desenvolvidos no curso de Gestão Ambiental – disciplina Mercosul, Fronteiras e Meio Ambiente – passará a denominar-se GEOPOLÍTICA AMBIENTAL, FRONTEIRAS E GOVERNANÇA INTERNACIONAL – do Curso de Gestão Ambiental do Centro de Integração do Mercosul da UFPel tem possibilitado a apropriação de conhecimento e novos conceitos que potencializem a formação de recursos humanos voltados a esta importante área.

Os desafios e novas perspectivas frente à política, a gestão e a governança ambiental internacional também tem sido temas fundamentais no processo de desenvolvimento da integração e da cooperação regional, em especial, no Mercosul. Nesse sentido, o Curso de Gestão Ambiental do Centro de Integração do Mercosul da UFPel tem a honra de convidá-lo(a) para participar do encontro:Gestão Ambiental Transfronteiriça  a realizar-se no auditório Simon Bolívar do Centro de Integração do Mercosul, às 19:00h do dia 24 de fevereiro de 2014. Entre os temas a serem abordados estão: Desafios da agenda ambiental brasileira frente a integração e a cooperação regional, com o prof. Camilo Pereira Carneiro Filho – Doutor em Geografia pela UFRGS; Doutorado sanduíche pela Universidade Paris 1; Mestre em Geografia pela UFRJ e graduado em Geografia e Meio Ambiente pela UFRJ; A Biodiversidade fronteiriça Brasil – Uruguai, tendo como palestrante o prof. Giovanni Nachtigall Mauricio – Curso Superior em Gestão Ambiental/CIM/UFPel; e O ICMBio na fronteira Brasil Venezuela Peru Colômbia, com a participação do Sr. Enrique Salazar – Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na região fronteiriça de Tefé, no estado do Amazonas.

Na expectativa de sua presença, agrademos antecipadamente.

“Los mapas del alma no tienen fronteras”

Galeano

Prof. Maurício Pinto da Silva

Coordenador

CSTGA/CIM/UFPel

Publicado em 27/02/2014, na categoria Mercosul.