Início do conteúdo

Professor do CIM participa do I Colóquio Internacional Mídia, Globalização e Estudos Fronteiriços na UFSM

UFSM-18-10-2013

Com o tema cidadania, políticas e sociabilidades nas fronteiras internacionais foi o foco da primeira mesa da tarde.

 

A mesa iniciou com a apresentação do professor do Centro Regional de professores del Norte (Rivera/Uruguai), Juan Francisco Xavier. Através de sua língua mãe, o espanhol, argumentou sobre o espaço destinado a mulher, sobre o consumo como uma forma de interação e alcance ao posto de cidadão e as redes sociais com um fator que gera vínculos familiares, todos associados ao voto e aos fatores que o influenciam em Rivera.

Em seguida, passou a palavra ao professor doutorando da Ufpel, Mauricio Pinto da Silva, que falou sobre o acesso aos serviços de saúde entre duas fronteiras, especificamente entre Brasil e Uruguai. A partir dos conceitos de governança territorial, Mercosul e as políticas de fronteira, Mauricio argumentou sobre as dificuldades enfrentadas pela população para ter acesso a rede publica de saúde, os projetos existentes entre fronteiras e em que legislação (do Brasil ou Uruguai) os moradores devem recorrer para exercer sua cidadania.

O último apresentador da mesa foi o professor doutorando da UFRR-UFSM, Edileuson Almeida, com a pesquisa sobre as experiências existentes entre o Norte do Brasil e os países com que faz fronteira. Segundo ele, a influência dos colonizadores e os país-fronteira são o motivo pelo qual a cultura, o consumo e a economia são diferentes entre si nas cidades da região Norte do Brasil. E também ressalta que algumas características gerais se mantêm.

A importância da discussão sobre a cidadania, políticas e sociabilidades nas fronteiras internacionais se fez importante para compreender como são construídas e constituídas as identidades das cidades fronteiriças brasileiras.

Fonte: http://comunicacaoeidentidades.wordpress.com/

Publicado em 31/10/2013, na categoria Mercosul.