Alunos de Gestão Ambiental visitam empresa que produz tijolos ecológicos

Alunos do quarto semestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, acompanhados dos professores Mauricio Pinto da Silva, Celso Elias Corradi e João Carlos Koglin, realizaram visita técnica à Construtora Ecotijolão, situada no Bairro Três Vendas, em Pelotas. A empresa atua no ramo da construção civil e recentemente adquiriu equipamentos para a produção de tijolos ecológicos.

Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o processo de produção dos tijolos ecológicos, que ocorre através de uma prensa hidráulica, equipamento que não utiliza a queima de carvão e produz tijolos modulares misturando solo e cimento.

Segundo o responsável pela produção, Rinaldo Fernandes Galli, no processo de fabricação que utiliza solo e cimento a mistura é colocada na prensa hidráulica sob uma pressão de seis toneladas e a massa é transformada em tijolos ecológicos. Após, os tijolos passam por um processo de hidrocura, ou seja, são curados com água durante quatro dias até adquirirem a resistência adequada. “O material não é cozido em fornos, deixando de utilizar lenha e de emitir gases do efeito estufa”, salienta Galli.

“A produção de tijolos ecológicos permite uma construção 40% mais econômica e 40% mais rápida. Além disso, os tijolos podem ter uma durabilidade até seis vezes maior do que os tijolos comuns, e as instalações são embutidas em seus furos dispensando a quebra de paredes, como na alvenaria convencional”, explica o chefe de produção.

Para os professores que estiveram presentes na visita, este é um importante momento na vida acadêmica, onde os alunos podem verificar as possíveis soluções para as diversas teorias vistas em sala de aula. “O gestor ambiental tem que estar atento às soluções disponíveis no mercado para propor ações que tragam benefícios ao meio ambiente, sem deixar de ser, ao mesmo tempo, economicamente viáveis”, concluem.

CCS – UFPel

Publicado em 22/07/2013, na categoria Mercosul.