Curso de Gestão Ambiental de Pinheiro Machado visita área de recuperação ambiental em Candiota

1 de Julho de 2013

Alunos do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UFPel do polo de Pinheiro Machado, acompanhados pelos professores Fernanda Medeiros Gonçalves e Marcos Vinícius Godecke, realizaram visita técnica à Companhia Riograndense de Mineração (CRM), empresa de economia mista controlada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e detentora de um potencial de três bilhões de toneladas de carvão, em sistema de exploração a céu aberto.

O Técnico em Mineração Djair Luciano realizou uma breve apresentação sobre o histórico e metas da CRM, as potencialidades carboníferas da exploração na região e a responsabilidade socioambiental da empresa tanto no âmbito da recuperação das áreas exploradas quanto ao atendimento da comunidade de Candiota.

Logo após, o grupo seguiu para a visitação da área de mineração e da área de recuperação ambiental, conhecendo in loco todo o procedimento para o fechamento das minas e retorno da área ao estado original. Para este processo, a companhia mantém um viveiro de mudas com diversas espécies vegetais nativas e exóticas, utilizadas no processo de sucessão vegetal.

De acordo com a professora do Curso de Gestão Ambiental, Fernanda Medeiros Gonçalves, as saídas de campo permitem a interação dos acadêmicos com os mais diversos setores de atuação do profissional em gestão ambiental, ampliando a visão do aluno pós-formado frente as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

CCS – UFPel

Publicado em 05/07/2013, na categoria Mercosul.