Curso de Gestão Ambiental de Pinheiro Machado visita a Bionatur

24 de Junho de 2013

Gestão AmbientalPM

Alunos e professores do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental de Pinheiro Machado realizaram visita técnica à Bionatur,  Cooperativa de assentados do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que produz e beneficia sementes agroecológicas. A sede da empresa localiza-se no município de Candiota e conta com 135 cooperados de 25 assentamentos, espalhados por 13 municípios do Rio Grande do Sul.

Na oportunidade, o coordenador da Cooperativa, Alcemar Adílio Inhaia e a técnica em Agropecuária, Luana Camacho Vais, contaram a história do surgimento da cooperativa, bem como a forma de organização dos grupos e aspectos relacionados à produção agroecológica de sementes, como a não utilização de defensivos agrícolas, fertilizantes químicos e sementes transgênicas, bem como o atendimento de questões socioambientais relacionadas à atividade.

A visita técnica compõe as atividades do projeto de Extensão “Gestão Ambiental no campo: Diagnóstico e Propostas para Propriedades Rurais da Região Sul”, coordenado pela médica veterinária e professora do Curso de Gestão Ambiental, Fernanda Medeiros Gonçalves, que objetiva a ampliação da visão dos alunos sobre as práticas de gestão ambiental no meio rural, bem como a extensão de conhecimentos institucionais para a comunidade local e vizinha a Pinheiro Machado.

CCS – UFPel

Publicado em 25/06/2013, na categoria Mercosul.