Início do conteúdo

4º Workshop Alfa Gaivota tem ato inaugural nesta quarta(17) no CIM

17 de Abril de 2013

Evento reúne em Pelotas instituições internacionais

Será nesta quarta-feira, às 18h30min, no Centro de Integração do Mercosul, o ato inaugural do 4º Workshop promovido pela rede ALFA GAIVOTA, programado para o período de 16 a 19 de abril e com programação itinerante, dividida entre Pelotas, Porto Alegre e São Leopoldo. A UFPel, juntamente com a Unisinos, UFRGS e IFSul, é uma das anfitriãs do evento.

O workshop dá continuidade ao propósito de socialização dos avanços obtidos por doze instituições participantes, garantindo um processo de autocrítica e apoio mútuo entre as mesmas. A cerimônia inaugural, que será prestigiada pelo reitor Mauro Del Pino, será seguida de conferência do dr. Paco Serón – Unizar/Espanha. Os seminários serão realizados no auditório do IFSul, na praça Vinte de Setembro, 455.

São parceiros da iniciativa: Hochschule für angewandte Wissenschaften Würzburg-Schweinfurt, Würzburg/Alemanha; Universidad de Zaragoza, Espanha; Universidad Publica de Navarra, Pamplona/Espanha; Universidad de Belgrano, Buenos Aires/Argentina; Universidad Nacional de San Luís, Argentina; Universidade Privada de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia; Universidad del Bio-Bio, Concepción/Chile; Universidade Tecnológica de Honduras, San Pedro Sula/Honduras; e Universidad de la República, Montevidéu/Uruguai.

O evento adotará as linhas de ação, já traçadas pelos workshops anteriores:

· Práticas educativas apoiadas no uso de tecnologias avançadas de visualização, como a realidade virtual e aumentada;

· Práticas digitais inclusivas e participativas em diversas áreas do conhecimento

· Geração de protótipos em maquete digital e física;

· Programas de impacto no urbanismo, na valorização do patrimônio arquitetônico e cultural e no turismo.

Para isto, além de reuniões privadas entre os membros da rede, o 4º Workshop inclui: um programa de formação aberto à comunidade a partir do oferecimento de uma feira de tecnologia, contemplando a exposição das aplicações realizadas por cada instituição envolvida, proporcionando um contato direto com os pesquisadores para a promoção de novas parcerias; uma palestra inaugural para apresentação e discussão de aspectos teóricos sobre tais aplicações. Este workshop se realiza de maneira itinerante envolvendo quatro espaços de instituições gaúchas: UFRGS/Porto Alegre, Unisinos/ São Leopoldo, UFPel e IFSul/Pelotas.

A partir destas atividades busca-se produzir um maior impacto dos resultados do Projeto junto aos contextos acadêmicos, às instituições e empresas, públicas e privadas, parceiras nas ações de exploração das tecnologias avançadas de visualização como dispositivos para promover o desenvolvimento das diversas áreas do conhecimento.

O Programa ALFA
O objetivo geral do programa ALFA é que as Instituições de Educação Superior da América Latina e Europa sejam protagonistas no desenvolvimento humano sustentável de suas regiões, contribuindo em gerar um desenvolvimento econômico e social duradouro. Os grupos beneficiários das ações da rede de universidades são:Dentro do âmbito acadêmico, pessoal investigador, docente e estudantes das instituições europeias e latinoamericanas em relação aos seguintes temas:

· Realidade Virtual (RV): sistemas envolventes, tridimensionalidade, interação.

· Realidade Aumentada (RA): interrelação entre imagem real e imagem de síntese.

· Interação avançada (IA): homem-máquina baseada em interfaces.

Fora do âmbito acadêmico:

· Coletivos da sociedade civil tais como associações de produtores, consumidores, associações de moradores, ONGs, das regiões de trabalho das instituições envolvidas.

· Coletivos da sociedade civil representantes de setores desfavorecidos ou com menos oportunidades de desenvolvimento econômico e social, ou vítimas de desastres ou de atividades que possam supor uma ameaça para suas oportunidades de desenvolvimento.

· Setores empresariais que geram desenvolvimento produtivo local sustentável e oportunidades de emprego.

· Setor público responsável de desenvolvimento de políticas.

Todos estes coletivos são beneficiários da ação, ao mesmo tempo que protagonistas do desenvolvimento regional sustentável; e sob esta perspectiva a rede se orienta ao trabalho participativo e coordenado com eles.

Veja o detalhamento da programação e o material de divulgação do evento nos anexos:

programacao-alfa-gaivota.pdf

alfa_folder_completo.pdf

 

CCS- UFPel

Publicado em 21/04/2013, em Mercosul.