Gestão Ambiental Portuária é tema da visita e palestra no Tecon Rio Grande

18 de Janeiro de 2013

Professores e alunos do curso de Gestão Ambiental do Centro de Integração do Mercosul realizaram no sábado (12) visita técnica ao Terminal de Containers do Porto do Rio Grande – Tecon do Grupo Wilson Sons.

Na oportunidade, foram recebidos pelo Analista de Meio Ambiente, Sr. Morel de Lima Mello, que durante duas horas, apresentou os principais problemas, desafios e cenários da gestão ambiental portuária. De acordo com Mello, o Tecon faz parte do complexo portuário denominado Superporto do Rio Grande, que, num raio de 500 milhas marítimas (de Buenos Aires a Paranaguá) o habilitam a ser um dos principais terminais de containers do MERCOSUL.

Com uma largura de 200 metros e uma profundidade de 40 pés o Tecom caracteriza-se também pela multimodalidade através das linhas ferroviárias da ALL – América Latina Logística – linhas Bagé e Cacequi/Rio Grande e das ligações rodoviárias, através da BR-116, BR-293, BR-392 e BR-471.

A visita técnica fez parte das atividades da disciplina de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Regional, visando proporcionar aos alunos a aproximação, a reflexão e o diálogo com os profissionais atuantes, neste caso, da gestão ambiental portuária. De acordo com o prof. Maurício Pinto da Silva “a construção de cenários prospectivos é uma tarefa importante para o conhecimento das dimensões da questão ambiental e para contribuir na busca de soluções para superá-la”.

Acompanharam a visita os professores Celso Elias Corradi e João Carlos de Oliveira Koglin. Para mais informações sobre o Tecon acesse o site:http://www.tecon.com.br/.

CCS – UFPel

Publicado em 21/02/2013, na categoria Mercosul.