Alunos da primeira turma da Gestão Ambiental apresentam TCCs

18 de Fevereiro de 2013

O conflito entre o desenvolvimento e a preservação ambiental, o qual vem permeando a discussão na sociedade organizada vem sendo mediado pela Gestão Ambiental. O desenvolvimento de atividades econômicas e sociais, utilizando os recursos naturais de forma racional através da aplicação de métodos que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem de matérias-primas e redução de impacto ambiental negativo das atividades humanas representam a essência da Gestão Ambiental no desenvolvimento da sociedade.

A Universidade Federal de Pelotas, atenta às mudanças na sociedade e cumprindo seu compromisso de apresentar soluções para o desenvolvimento, criou em 2009 o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental – hoje vinculado ao Centro de Integração do MERCOSUL. O Programa Político Pedagógico do Curso esta estruturado para proporcionar aos futuros gestores ambientais conhecimentos para planejar, gerenciar e executar atividades de avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras para recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento de qualidade ambiental, regulação do uso dos recursos disponíveis, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, elaboração de laudos e pareceres, podendo elaborar e implementar políticas e programas de educação ambiental e o planejamento e gestão de municípios no que se refere às questões ambientais.

Nesse contexto, alunos da primeira turma do Curso de Gestão Ambiental do Centro de Integração do Mercosul apresentam nestas segunda (18/02) e terça-feira (19/02) os Trabalhos de Conclusão de Curso. As atividades são coordenadas pela profa. Rosaura Espírito Santo da Silva – disciplina de TCC – e acontecem a partir das 14h00min no auditório Simon Bolívar do Centro de Integração do MERCOSUL (rua Andrade Neves, 1529).

Entre os temas abordados estão: resíduos em obras de construção civil; gestão ambiental em lavoras de arroz; segurança pública ambiental em áreas de fronteira; gestão de resíduos de medicamentos em farmácias de manipulação; resíduos produzidos no Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre – NURFS/UFPel.

De acordo com a professora Rosaura, o desenvolvimento dos trabalhos propiciou aos alunos não somente a relação com as atividades de pesquisa, mas também, a convivência com as práticas diária dos locais e temas pesquisados, pois muitos alunos desenvolveram suas pesquisas em locais onde atuam como estagiários, bolsistas e profissionais.

CCS – UFPel

Publicado em 21/02/2013, na categoria Mercosul.