Grupo de Estudo e Pesquisa em Sexualidades (UFES)

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) organiza-se em função da demanda por estudos e pesquisas relativos à diversidade sexual. Constituindo-se na perspectiva dos movimentos sociais, o que une estudantes e pesquisadores enquanto grupo é interesse comum por discursos e práticas que reverberem na expansão da vida como problematização das práticas de poder relativas aos sujeitos sexuados. Privilegia-se a discussão sobre os processos educativos e culturais que atravessam a constituição do sujeito moderno pelo dispositivo da sexualidade. Compreendendo-se como comunidade compartilhada de saberes, o GEPSs procura construir processos de pesquisa aliados com os sujeitos da diversidade sexual, estabelecendo relações no campo da militância nos movimentos sociais. O grupo reúne estudantes, de graduação e pós-graduação, e professores da UFES, além de estar aberto à participação de outras pessoas interessadas, vinculadas ou não à UFES.

Currículo Lattes “Alexsandro Rodrigues” é doutor em Educação. Professor Adjunto IV do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo na disciplina: Currículo e Formação docente. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs/UFES) e do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade (NEPS/UFES). Interesses de pesquisa: Produção de subjetividade, infâncias (des)viadas, gênero, sexualidade e processos formativos de professores e trabalhadores culturais.

Currículo Lattes “Jésio Zamboni” possui graduação em Psicologia (2008), mestrado em Psicologia Institucional (2011) e doutorado em Educação (2016) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor e pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência nas áreas de psicologia do trabalho, políticas educacionais, gênero e sexualidade, clínica e subjetividade. Atua principalmente nos seguintes temas: bicha, educação, diversidade sexual, clínica da atividade, análise institucional, filosofia da diferença.

Currículo Lattes “Davis Moreira Alvim” possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), mestrado em História Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004), doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) e está pós-doutorando em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). É professor efetivo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Linhares, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (Ifes), campus Vitória, e do Programa de Psicologia Institucional (Ufes). É líder do grupo de pesquisa Educação Contemporânea: diversidade, crítica e transformação (Ifes) e pesquisador do grupo Tecnologias e processos de subjetivação (Unesp). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade da UFES, do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade da UFES e do Coletivo Colorifes.

Currículo Lattes “Fabio Camarneiro” é doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP (2016) e mestre em Comunicação Impressa e Audiovisual pela mesma instituição (2009). É Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Faculdade Cásper Líbero (1998). Atualmente, é Professor Adjunto no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Espírito Santo- UFES. Seus campos de pesquisa incluem: cinema brasileiro; análise fílmica; história, teoria e crítica cinematográficas; as relações entre cinema e sociedade e entre cinema e outras artes. “Catarina Dallapicula” é professora Assistente A do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras. Mestre em Educação pela linha de Currículo, Cultura e Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES). Licenciada em Letras Português/Inglês pela FICAB e Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade SABERES. Tem experiência como professora em turmas de Ensino Fundamental, Médio, Magistério e Graduação, em cursos de línguas e em formação de professores. Tem interesse em pesquisas ligadas aos Estudos Culturais, currículo, gênero, sexualidades, processos de subjetivação, linguagem e poder, formação de professores e ao ensino de línguas.

Currículo Lattes “André Luiz Zanão Tosta” é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (IFCH/ UNICAMP – 2008), com ênfase em Antropologia. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Espírito Santo (UFES). Interessado principalmente nos seguintes temas: identidade, sexualidade, gênero e movimentos sociais.

Currículo Lattes “Anselmo Clemente” possui graduação em Psicologia (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/ASSIS, especialização na modalidade de Residência no Programa de Saúde da Família (PSF) pela Casa de Saúde Santa Marcelina e Ministério da Saúde (2007), mestrado em Psicologia Institucional (2014) pela Universidade Federal do Espirito Santo – UFES – e atualmente é doutorando do Programa de Psicologia Clínica da Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Saúde Mental; Políticas sobre Drogas; Saúde Mental e Atenção Básica à Saúde; Atenção Primária à Saúde; Reforma Psiquiátrica; Saúde Pública e Saúde Coletiva; Analise Institucional; Direitos Humanos; Violência de Gênero; Masculinidades; Subjetividade e Cidade.

Currículo Lattes “Gustavo Artur Monzeli” é doutorando em Terapia Ocupacional e Mestre em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2013), possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Recebeu Bolsa de Estágio em Pesquisa no Exterior (mestrado sanduíche) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) vinculado ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional social, cultura, gênero e sexualidade. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Espírito Santo e Coordenador do Curso de Terapia Ocupacional.

Currículo Lattes  “Sérgio Rodrigo da Silva Ferreira” é doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (POSCOM/UFBA-2016), mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidades Federal do Espírito Santo (PPGP/UFES-2012), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (POSCOM/UFES-2015) e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UFES (2009). É membro do Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura (GiG@/UFBA).

Currículo Lattes “Pablo Cardozo Rocon”, mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do Grupo de Estudos em Trabalho e Saúde (GEMTES), e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs) da Universidade Federal do Espírito Santo.

Currículo Lattes “Marina Francisqueto Bernabé” é psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestranda em Psicologia Institucional pela Universidde Federal do Espírito Santo. Possui especialização Lato Sensu em Análise Institucional, Esquizodrama e Esquizoanálise: Clínica de Indivíduos, Grupos, Organizações e Redes Sociais pela Fundação Educacional Lucas Machado e Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais em parceria com a Fundação Gregório Baremblitt de Minas Gerais

Currículo Lattes “Naiara Ferreira Vieira Castello”, mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI) e graduação concluída em Psicologia, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Interessa-se por estudos de gênero, sexualidade e processos de subjetivação. Possui experiência em políticas públicas e saúde mental.

Currículo Lattes  “Steferson Zanoni Roseiro” é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação, licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo e membro dos grupos de pesquisa Currículos, Culturas, Linguagens e Formação de Professores; Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades. Discuto biopolítica em suas implicações na educação e nos processos de produção de corpos, sendo essas pela ótica da escola, do cinema, das sexualidades ou do corpo.

Currículo Lattes  “Hugo Souza Garcia Ramos” tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos na área de cinema, formação de professores, gênero e sexualidade.

Currículo Lattes “Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro”, mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional – PPGPSI, vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, dissertação defendida em 07 de abril de 2017, referente a pesquisa em sexualidades e gêneros, currículos e formação. Graduação em Psicologia pela UFES (2007). Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades – NEPS / UFES, vinculado ao Centro de Educação desta universidade, participando do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades – GEPS / UFES. Graduanda em Cinema e Audiovisual, bacharelado do Departamento de Comunicação Social na UFES. Atuação profissional nas áreas de assistência social, infância e juventude e direitos humanos, em serviços de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. Experiência como facilitadora de grupos psicoeducativos na temática de sexualidade e promoção de saúde. Conselheira efetiva e Vice-presidente no V Pleno do Conselho Regional de Psicologia do ES – CRP 16ª região, presidente das Comissões de Políticas Públicas e Sociais e de Orientação e Fiscalização.

Currículo Lattes “Mateus Dias Pedrini” é psicólogo clínico na empresa Sintonia – Vida, Propósito & Psicologia. Mestre em Psicologia Institucional pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bacharel em Psicologia pela UFES. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade (NEPS), ambos coordenados pelo professor Alexsandro Rodrigues. Tem preferência nas seguintes áreas de estudo: Análise Institucional, Psicologia Institucional, gênero, sexualidade, Educação, corpo, subjetividade.

E-mail: xela_alex@bol.com.br
Site: http://gepss.blogspot.com.br/
Universidade: http://www.ufes.br/