Sobre nós

O Centro de Memória João Antônio Mascarenhas é um projeto interinstitucional que articula grupos de pesquisa com a organização da sociedade civil. Integram a coordenação do Projeto: Prof. Marcio Caetano (líder do POC’S – Grupo de Pesquisa Políticas do Corpo e Diferenças – FAE/UFPEL), Prof. Alexsandro Rodrigues (líder do GEPSs – Grupo de Estudo e Pesquisa em Sexualidades – Centro de Educação/UFES) e Cláudio Nascimento (Presidente do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT). 

O Centro João Antônio Mascarenhas de Memória do Ativismo LGBTI tem como intenção ser um espaço de identificação, sistematização, guarda, análise e difusão de informações e memórias sobre o ativismo LGBTI brasileiro. Tomando como referência as perspectivas culturais, feministas, decoloniais e queer, o Laboratório tem por objetivo problematizar o conhecimento e seus efeitos de produção nas identidades e diferenças sociais, culturais e educacionais. Com isto, buscamos examinar os currículos, entendendo-os, mais amplamente, como tecnologias pedagógicas que objetivam educar as pessoas para projetos de sociedade. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) organiza-se em função da demanda por estudos e pesquisas relativos à diversidade sexual. Constituindo-se na perspectiva dos movimentos sociais, o que une estudantes e pesquisadores enquanto grupo é interesse comum por discursos e práticas que reverberem na expansão da vida como problematização das práticas de poder relativas aos sujeitos sexuados. Privilegia-se a discussão sobre os processos educativos e culturais que atravessam a constituição do sujeito moderno pelo dispositivo da sexualidade. Compreendendo-se como comunidade compartilhada de saberes, o GEPSs procura construir processos de pesquisa aliados com os sujeitos da diversidade sexual, estabelecendo relações no campo da militância nos movimentos sociais. O grupo reúne estudantes, de graduação e pós-graduação, e professores da UFES, além de estar aberto à participação de outras pessoas interessadas, vinculadas ou não à UFES. A articulação entre a universidade e a escola é o foco das pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores, colaboradores e alunos ligados ao grupo. Entende-se que os estudos que aproximam estas realidades permitem conhecer, com olhar mais detalhado, o campo educacional, especialmente, no que se refere às práticas observadas na interação entre os sujeitos escolares. Há que se destacar a contribuição da abordagem etnográfica de pesquisa neste processo, bem como a pesquisa colaborativa permitindo que a realidade de pesquisadores e sujeitos estejam mais próximos. Os resultados dos estudos sinalizam para a contribuição de um processo reflexivo sobre os fazeres, saberes e deveres que envolve o cotidiano da escola e da sala de aula. A repercussão observa-se nas contribuições para as melhorias das ações nas e para as escolas de educação básica e a formação de profissionais.

Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Faculdade de Educação – FaE

Cel. Alberto Rosa, 154 – Centro, Pelotas – RS, 96010-770