Quando Ousamos Existir

As trajetórias do ativismo LGBTI têm ligação direta com a luta em prol da defesa da democracia, das liberdades políticas e da plenitude dos direitos sociais, sexuais e cidadãos no Brasil. Ao longo de 4 anos, Cláudio Nascimento, Marcio Caetano & Fabio Rodrigues viajaram pelo país entrevistando ativistas para produzir o Documentário “Quando Ousamos Existir”.

Quando Ousamos Existir registra temas e momentos privilegiados da história de quatro décadas deste importante ator político e cultural brasileiro, o movimento LGBTI. O documentário traz as vozes e interpretações de algumas pessoas, dentre tantas outras que não foram localizadas, que aceitaram o convite/desafio de dividir conosco suas histórias que, mesmo institucionais e coletivas, se confundiam muitas vezes com as narrativas e possibilidades de existência individual. As narrativas são de ativistas LGBTI e aliados de diversos campos de atuação e regiões do país que trazem histórias de grupos, acontecimentos, mobilizações políticas, lutas por cidadania e visibilidade, aids, dores e amores, dentre tantos outros momentos da trajetória do Movimento Social LGBTI.

Para além de desejar celebrar os anos dos movimentos sociais LGBTI no Brasil, desde a sua emergência em 1978 com o “Somos – Grupo de Afirmação Homossexual”, Quando Ousamos Existir registra a resistência que ainda hoje é necessária.

Veja alguns teasers do documentário: 

https://www.youtube.com/watch?v=wgkCfgzuSF4

https://www.youtube.com/watch?v=kTN-_uiuFp4

https://www.youtube.com/watch?v=ZomCn0uM9W4