Início do conteúdo
Prêmio Mario Rosa

O Prêmio Professor Mário Rosa do Mérito Acadêmico em Geografia, foi criado pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais em 2012, com o objetivo de homenagear especialmente os profissionais da Geografia que troxeram à nossa ciência e disciplina contribuições que a valorizam no meio acadêmico e social.

Primeiramente homenageamos o próprio professor Mário Rosa, um dos pioneiros da Geografia na UFPel, como reconhecimento por sua dedicação e entusiasmo em estabelcer o curso de Geografia entre nós.

Na segunda edição, homenageamos, postumamente, a professora Rosa Elane Antória Lucas, como forma de reconhecer todo o trabalho e dedicação que aquela professora mostrou para com a Geografia e, especialmente com o ensino de Geografia, tendo sido um exemplo de comprometimento com a profissão.

Também naquela edição, homenageamos, postumamente, o mestrando, nosso ex-aluno, Victor Faria Schroeder, tirado de nós precocemente, vítima de câncer. Quizemos reconhecer sua rápida trajetória e o enorme progresso que alcançava, sendo uma promessa que apontava para ua carreira brilhante.

Na terceira edição, nossa homenagem coube ao professor Alcir Nei Bach, hoje nosso colega aposentado do Departamento de Geografia, conhecido da maioria dos presentes. Foi um prêmio que reconheceu o incansável trabalho do professor Alcir, desde os tempos de Geografia na Universidade Católica de Pelotas, em formar professores comprometidos com o conhecimento do lugar em que vivem, através de seus memoráveis trabalhos de campo na zona colonial e cidade. Um professor versátil, que atuou em quase todas as áreas da geografia.

Na quarta edição, o homenageado foi o professor Paulo Roberto Quintana Rodrigues. Reconhecemos, assim, a dedicação de um profissional extremamente humano e amigo, que se dedicou à formação de professores e teve grande mérito no programa de formação de professores em serviço (leigos), além de reconhecido trabalho na orientação de alunos dedicados ao ensino da geografia.

Na quinta edição, fomos buscar na Universidade Federal do Rio Grande, a FURG, nosso homenageado, o professor Solismar Fraga Martins. Buscou-se aqui reconhecer o imenso trabalho do professor Solismar em prol da pós-graduação em Geografia na Zona Sul do estado. Várias vezes coordenador do PPGeo na FURG, o professor Solismar se tornou um parceiro importante do LEUR e da Geografia de Pelotas, atuando diversas vezes em nosso trabalhos de campo na cidade do Rio Grande e participando ativamente de bancas e trabalhos na UFPEL.

Na sexta edição, homenageamos o professor Paulo Roberto Rodrigues Soares, da UFRGS. Também um reconhecimento ao importante trabalho, sobretudo na área dos estudos urbanos, aos quais este laboratório se dedica, pela parceria sempre mantida com o LEUR, desde as primeiras edições de nossos eventos, quando o professor Paulo ainda pertencia ao quadro da FURG. Um justa homenagem para alguém que tem representado a geografia de forma tão importante e dedicada.

Na sétima edição do Prêmio Professor Mário Rosa de Mérito Acadêmico em Geografia, nossa homenagem não é menos importante e significativa. Na verdade, podemos dizer que esta é uma daquleas ocasiões em que é o homenageado quem confere importância ao prêmio. Isso, pela envergadura da profissional e da pessoa que estamos homenageando: a professora Helena Copetti Callai.