Um estudo que avaliou a orientação da Atenção Primária à Saúde (APS) no município do Rio de Janeiro, a partir da perspectiva de usuários, adultos e crianças, foi publicado na revista Ciência & Saúde Coletiva, em julho de 2025. A pesquisa é resultado da parceria entre a OTICS-RJ e o LEPAPS.
A pesquisa analisou a experiência de usuários que passaram por atendimento em diferentes unidades de saúde do município, utilizando o instrumento PCATool Brasil para avaliar os atributos essenciais e gerais da APS. Ao todo, foram analisados dados de 889 adultos e 956 crianças, permitindo uma comparação entre os dois grupos.
Os resultados indicaram que as pontuações de orientação à APS foram ligeiramente mais elevadas entre as crianças em relação aos adultos. Além disso, fatores como a realização de cinco ou mais consultas no último ano e o acompanhamento com o mesmo médico estiveram associados a melhores escores de avaliação, tanto para usuários infantis quanto adultos, reforçando a importância da longitudinalidade e da continuidade do cuidado na Atenção Primária.
O estudo contribui para a reflexão sobre os avanços e desafios da Atenção Primária à Saúde no contexto urbano, destacando a relevância da avaliação sob a perspectiva dos usuários como ferramenta para o aprimoramento das políticas públicas e da qualidade dos serviços de saúde.
Acesse aqui o artigo completo: SciELO Brasil – Avaliação da Atenção Primária à Saúde no Rio de Janeiro, Brasil: experiência de usuários após quinze anos da Reforma Avaliação da Atenção Primária à Saúde no Rio de Janeiro, Brasil: experiência de usuários após quinze anos da Reforma