Quem somos

Programa de Residência Pedagógica da UFPel é um projeto institucional, vinculado a CAPES, que visa a aprimorar a formação inicial de professores com base no planejamento de atividades de ensino que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando nas escolas de Educação Básica das redes públicas de ensino. O núcleo de Licenciatura em História possui dentre os objetivos específicos, promover estudo e reflexão sobre a importância da formação da consciência histórica dos jovens para o exercício pleno da cidadania. Para tanto, busca desenvolver ações pedagógicas inovadoras, aliadas as novas tecnologias da informação, visando motivar os estudantes para as aprendizagens do componente curricular de história.

O Programa Residência Pedagógica, núcleo história, coordenado pela Profa. Lisiane Sias Manke, atua em três escolas públicas de Pelotas:

E.E.E.F. Nossa Senhora dos Navegantes

Preceptor: Prof. Daniel Sias da Silva

Residentes:  Alesi Goulart Duarte, Beatriz Barbosa Bender, Cassio Lilge, Camila Rosa da Silva, Edward Dutra dos Anjos, Franc Islabão Duarte, Jéssica Renata Santos Silva, Lucas Tunes Fernandes, Leticia Trampuscki Pires.

E.E.E.F. Francisco Simões

Preceptora: Profa. Tamara Oswald

Residentes: Alice Rosinha Nunes Barcelos, Camila Dutra, Douglas Reisdorfer, Eliza de Mello Silva, João Vitor de Armas Teixeira, José Paulo Quadro Machado, Kauane Vieira Motta, Laís Neves Bittencourt, Lucas Cantos da Rosa.

IF Sul – Campus Visconde da Graça

Preceptor: Prof. Rafael Peter de Lima

Residentes: Bruna A. Tomazi, Eduarda Zarnott, Gustavo Cunha, Jéssica Camargo Trisch, Krisley Hepp Decker, Maria Laura Almeida Pereira, Ruan da Silveira Isnardi, Suélen dos Reis Andrade.